Adama Traoré com forte impacto na “la roja” ⛰

-

Ao longo das últimas semanas, Adama Traoré foi notícia internacional, pelo facto de estar prestes a estrear-se por uma selecção nacional A. Nada de extraordinário, exceptuando a curiosidade de ter sido convocado por dois países: Espanha, onde nasceu há 24 anos, e o Mali, de onde são originários os seus pais. O possante extremo do Woverhampton, que certamente o leitor já conhece pelo que faz na Premier League, escolheu Espanha, e a estreia internacional a este nível aconteceu frente a Portugal, no amigável no Estádio José Alvalade, que terminou empatado a zero. Ele é o primeiro destaque numa nova rubrica que lhe apresentamos, jogadores em “Focus”.

Adama teve um impacto imediato. Não só se trata de um jogador com características físicas e futebolísticas algo diferentes do que estamos habituados a ver na “la roja” ao longo da última década e meia, como fez questão de deixar isso vincado. Os seus duelos físicos com os jogadores portugueses, em especial com Francisco Trincão, ficaram na retina, mas também os três dribles eficazes em seis tentativas – em meia-hora em campo. A seguir estreou-se em jogos oficiais, pouco mais de 30 minutos em campo no triunfo ante a Suíça, por 1-0, e mais uma vez, quatro dribles eficazes em seis. Mas o melhor estava para vir – apesar do resultado negativo.

GoalPoint-Ukraine-Spain-Nations-League-2020-MVP
Clique para ampliar

Espanha dominou de forma avassaladora na visita à Ucrânia, mas acabou por perder por 1-0, num dos poucos ataques que os homens de Leste fizeram na partida. Traoré jogou os 90 minutos e foi o melhor da “la roja”, com números de respeito. Velocidade, potência física, critério, técnica individual. O jogador, formado no Barcelona, fez três passes para finalização, sete passes valiosos (completados e realizados a menos de 25 metros da baliza adversária), teve sucesso em quatro de 12 cruzamentos de bola corrida (segundo valor mais alto nesta Liga das Nações) e registou assinaláveis 94% de acerto no passe (33 em 35).

[ O desempenho acumulado de Adama Traoré na Premier League 2019/20 ]

GoalPoint-English-Premier-League-2018-Adama-Traoré-infog
Clique para ampliar

Melhor ainda, esteve impressionante no drible, com êxito em nove de 12 tentativas, correspondente a 75% de eficácia. Estes nove dribles completos são o segundo valor mais alto desta fase de grupos da Liga das Nações, acompanhando Manor Solomon, de Israel (frente à Eslováquia), Vlasiy Sinyavskiy, da Estónia (ante a Arménia), e o inglês Raheem Sterling (que conseguiu este número no embate com a Islândia). Só o georgiano Khvicha Kvaratskhelia, contra a Estónia, conseguiu mais dribles certos (10).

O que virá aí de Traoré na sua carreira internacional por Espanha? Estaremos atentos.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR