GoalPoint-Benfica-Mitroglou
Benfica Mitroglou

O Benfica é mais uma vez o único clube português a marcar presença na edição 2016 do relatório da Brand Finance que avalia as 50 marcas (clubes) mais valiosas do mundo do futebol, do ponto de vista financeiro.

No entanto, a presença de um clube português no ranking surge por uma “unha negra”, já que os “encarnados” surgem na 47ª posição, quando em 2015 ocupavam o 40º lugar. Apesar da queda as “águias” vêem o seu valor de marca revisto em alta, com uma valorização de 10%, de 78 para 86 milhões.

Leicester, Monchengladbach e Atlético de Madrid são as grandes “estrelas” da valorização enquanto que Aston Villa (despromovido da Premier), Galatasaray e Mónaco são os “emblemas” com maior desvalorização percentual, num relatório em que 48% do valor das marcas de futebol reside, sem surpresa, no Reino Unido.

Para lá dos “clubismos” a progressiva ausência dos clubes portugueses desta lista será (?) motivo de preocupação e reflexão para os dirigentes lusos ou apenas uma consequência incontornável do “fosso” que se vai cavando no futebol europeu?

Confira a lista e rating dos 50 clubes mais valiosos bem como o relatório completo, neste link.

Football Finance 2016 | Benfica resiste entre os mais valiosos
Clique para ampliar