Quase surpresa no Velódrome. A super favorita França teve que sofrer até ao tempo de compensação para ver Antoine Griezmann (vindo do banco) e Dimitri Payet facturarem e levarem de vencida a Albânia por 2-0. A equipa francesa é assim a primeira selecção a apurar-se para os “oitavos”.
As luvas ficaram por aquecer
Este foi um dos jogos ofensivamente mais pobres deste Europeu, não tanto pela quantidade mas pela qualidade. Basta referir que o primeiro remate enquadrado à baliza ocorreu… aos 90 minutos (e deu golo). E mais: os guarda-redes acabaram a partida sem realizar qualquer defesa, apenas recolhas.
A França bem rematou durante toda a partida (22 remates), ainda teve um tiro ao poste ao 69 minutos por Giroud (sim, os remates aos ferros são considerados disparos desenquadrados), mas o espírito guerreiro e a coesão defensiva albanesa foram garantindo uma resistência tão estóica quão ingrata.
Na primeira parte, a selecção dos Balcãs podia até ter chegado à vantagem, com duas boas oportunidades de golo, primeiro por Armando Sadiku (24′) minutos e depois por Andi Lila (38′), com um remate perigosíssimo a ser desviado pela defesa gaulesa.
Referência final para o facto de três dos quatro golos gauleses apontados neste Euro terem sido marcados depois dos 89 minutos! A única coisa positiva que pode ser dita até agora da selecção anfitriã é que… aparentemente não desiste até ao apito final.
Payet… encore
Factos Estatísticos GoalPoint:
- Como já referimos, pela primeira vez na história de um Europeu, um jogo terminou sem qualquer defesa por parte dos guarda-redes (e foram contabilizados 30 remates!).
- Desde 1980 que não havia um período de espera tão longo por um remate enquadrado à baliza.
- O primeiro remate da partida ocorreu apenas aos 35 minutos (!). A mais longa “seca” de remates numa partida nesta edição.
- Kingsley Coman é o mais jovem titular de sempre na França, numa fase final de um Europeu.
Com este resultado, a França é a primeira selecção apurada para os oitavos-de-final, ocupando, pelo menos até à próxima ronda, o primeiro lugar do Grupo B. Na terceira e última jornada, os anfitriões vão defrontar a Suíça e aí se decidirá o primeiro lugar.
Por sua vez a Albânia está no último posto com zero pontos mas ainda se pode apurar, tendo que ganhar a próxima partida (frente à Roménia) e aguardar que seja um dos melhores terceiros classificados da prova.