AFrança venceu por 2-0 a Alemanha e será o adversário de Portugal na final do Euro 2016. Num jogo muito disputado com excelentes momentos foi Antoine Griezmann a grande figura do encontro com mais dois golos que lhe dão uma grande vantagem no primeiro “título”: o de melhor marcador do torneio.
Golo contra a maré
Os primeiros 45 minutos foram a “noite para o dia” quando comparados com a outra meia final do nosso contentamento: bom futebol, oportunidades e emoção.
Os guarda-redes foram chamados ao serviço bem cedo, com Manuel Neuer e Hugo Lloris a brilharem ao mais alto nível.
⏰ 15’ | #GER 0-0 #FRA | Bom início de jogo já com 3 remates enquad. Ontem ao intervalo havia 1.#Euro2016 #GERFRA pic.twitter.com/Xx8tI2zFoc
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 7, 2016
Contudo, era a Alemanha que demonstrava maior domínio sobre a partida no primeiro tempo (66% de posse bola) e maior proximidade com as redes gaulesas com:
- mais remates (11);
- mais passes para ocasião (8);
- e mais do dobro das entradas na área adversária (19).
Apesar do domínio germânico, um toque com a mão na bola do experiente Schweinsteiger deu o “ouro ao bandido”. Convidado a marcar, Griezmann não se fez rogado e colocou a França em vantagem.
⏰ 46’ | 0-1 | GOLO de #França! 🔥🔥🔥#Griezmann abre o activo de grande penalidade#Euro2016 #GERFRA #FRA pic.twitter.com/VmIPdJKQaC
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 7, 2016
Eficácia gaulesa
Costuma-se dizer que qualquer altura do jogo é má para sofrer um golo, mas tendo dominado toda a primeira parte a Mannschaftt não terá evitado o sentimento de frustração ao intervalo, visível em campo mesmo após regresso do descanso.
Aproveitando o desnorte adversário e a falta de inspiração da frente de ataque germânica (Thomas Muller terminou mais um Euro com zero golos), a equipa de Didier Deschamps foi até mais perigosa no segundo tempo, normalmente em contra-ataque.
E seria no primeiro remate enquadrado do segundo tempo, que o “suspeito do costume” aumentaria a vantagem francesa, numa “ressaca” incompleta de Neuer que colocou a bola e o passaporte para a final nos pés de Griezmann.
⏰ 72’ | 0-2 | GOLO de #França! 🔥🔥🔥#Griezmann faz o 2º em recarga a defesa de Neuer#Euro2016 #GERFRA #FRA pic.twitter.com/5R80DhzwjB
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) July 7, 2016
E como seria de esperar, Antoine Griezmann foi o jogador com o maior GoalPoint Rating. Com 8.2, o homem da noite fez dois golos, sete remates, dois passes para ocasião, cinco dribles eficazes, dez duelos ganhos, cinco cruzamento e 25 passes no meio campo contrário.
O avançado do Atlético de Madrid terminava o encontro somando mais três golos que os mais directos concorrentes: Cristiano Ronaldo e os colegas Olivier Giroud e Dimitri Payet. Um euro em grande.
Factos Estatísticos GoalPoint:
- Schweinsteiger igualou Cristiano Ronaldo como o jogador com mais presenças em meias finais de Europeus (três).
- A França venceu Alemanha campeã do Mundo pela quinta vez: 3-1 em 1954, 6-3 em 1958, 1-0 em 1977, 2-0 em 2015 e de novo 2-0 em 2016.
- Antoine Griezmann fez sete remates dentro da grande área adversária, novo máximo no Europeu.
- Griezmann já marcou tantos golos em fases finais de um Europeu pela França como Thierry Henry (seis) e está a três de Ronaldo e Platini.
Estão encontrado os finalistas do Euro 2016. França e Portugal encontram-se dia 10 de Julho, domingo, no Saint-Denis em Paris.