ALLEZ! ALLEZ! ALLEZ! Voltou a imperar a lei do mais forte e a França juntou-se aos Países Baixos e Argentina no lote de selecções que já garantiram uma vaga nos oitavos-de-final deste Mundial 2022. Numa partida em que sofreu, principalmente na etapa inicial, com o pendor atacante da Polónia, os campeões do Mundo cantaram de galo e ultrapassaram mais um obstáculo. Giroud e Mbappé (com dois golaços) foram os artífices do triunfo francês, que em seis presenças nos “oitavos”, qualificaram-se sempre para os “quartos”. O próximo opositor vai sair do confronto entre Inglaterra e Senegal. Já os polacos despedem-se na fase a eliminar, no mesmo estágio onde tinha caído em 1986.
Velocidade francesa “matou” aspirações polacas
Fez-se estória no relvado do Estádio Al Thumama. Aos 44 minutos, Mbappé assistiu e Giroud rematou com acerto, bateu Szczesny, colocou a França na frente do marcador e tornou-se no melhor de sempre dos gauleses com 52 golos, ultrapassando o histórico Thierry Henry.
HISTÓRICO! Giroud é o melhor marcador de sempre da França! 😱⁰
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 4, 2022
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #FIFAWorldCup #Qatar2022 #Sagres #Franca #Polonia pic.twitter.com/eccsTL31ko
O golo dos campeões Mundiais surgiu no melhor período da Polónia – diante da Argentina os polacos não tinham construído um lance de ataque e enquadrado um remate no alvo –, que após ter aguentado os constantes “sprints” de Mbappé e Dembélé, ganhou um novo fôlego na sequência de um remate de Lewandowski aos 21 minutos, e surgiu sem complexos na área de Lloris em inúmeras ocasiões. A mais perigosa foi quando Bereszyński (37′) passou por Koundé, cruzou e Zieliński rematou para defesa do guardião gaulês, o lance prosseguiu e valeram as intervenções decisivas de Théo, primeiro, e de Varane, que com um corte em cima da linha travou o tiro de Szymanski.
🌏 38' | 🇫🇷 França 0-0 Polónia 🇵🇱
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 4, 2022
Polónia muito perto da vantagem, numa jogada em que totalizou 0,40 xG#Qatar2022 #FIFAWorldCup #FRAPOL #MUNDIALnaSPORTTV pic.twitter.com/d2fzHmi6Ee
Wojciech Szczęsny era a figura e melhor jogador da primeira metade, com quatro defesas, uma saída pelo ar eficaz e um GoalPoint Rating de 6.7.
🌏 INTERVALO | 🇫🇷 França 1-0 Polónia 🇵🇱
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 4, 2022
🔵 Gauleses começaram melhor
⚪️ Polacos viraram e estavam mais perigosos…
🔵 …até Giroud 🇫🇷 marcar e tornar-se no maior goleador de sempre de França (52 golos)#Qatar2022 #FIFAWorldCup #FRAPOL #MUNDIALnaSPORTTV pic.twitter.com/afujoRx4J6
🇫🇷 França 1-0 Polónia 🇵🇱
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 4, 2022
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Wojciech Szczęsny 🇵🇱 6.7 🔝
🥈 Kylian Mbappé 🇫🇷 6.6
🥉 Olivier Giroud 🇫🇷 6.1
🔻 Matthew Cash 🇵🇱 4.7#Qatar2022 #FIFAWorldCup #FRAPOL #RatersGonnaRate pic.twitter.com/cPjh5J7UZa
Mais pragmática, a França controlou a partida, com ataques mais demorados, e esperou que a Polónia fosse em busca do empate para desferir o “veneno” que tinha guardado. Foi isso que ocorreu quando Czeslaw Michniewicz apostou as fichas em unidades mais ofensivas e destapou a zona intermédia. A velocidade supersónica dos gauleses surtiu efeitos aos 74 minutos, num contragolpe perfeito que começou num alívio de Griezmann, passou por Giroud, Dembélé assistiu e Mbappé na finalizou. Foi o oitavo golo do avançado em fases finais de Mundiais, quarto no Qatar 2022, igualando CR7.
🌏 82' | 🇫🇷 França 2-0 Polónia 🇵🇱
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 4, 2022
Mbappe precisou de apenas 28 remates para chegar aos 8 golos em Mundias, menos 31 do que Maradona e menos 72 do que Cristiano Ronaldo#Qatar2022 #FIFAWorldCup #FRAPOL #MUNDIALnaSPORTTV pic.twitter.com/qi7zCiSftw
Insaciável, o avançado do PSG não esteve com meias medidas e voltou a carimbar mais um golaço, atingindo, desta feita, a marca dos nove golos, a mesma do colega de equipa em Paris, Messi.
Golos em Mundiais:
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 4, 2022
Cristiano Ronaldo 🇵🇹 8 em 20 jogos (5 Mundiais)
Leo Messi 🇦🇷 9 em 23 jogos (5 Mundiais)
Kyllian Mbappé 🇫🇷 9… em 11 jogos (2 Mundiais) 😯
📸: @FIFAWorldCup pic.twitter.com/tKZMBxrbvZ
Quando parecia que a França, ao quarto jogo, não ia consentir nenhum tento, Lewandowski, da marca dos 11 metros, à segunda tentativa, bateu Lloris – igualou Lilian Thuram na lista de jogadores com mais internacionalizações por França, 142 – e encurtou a desvantagem polaca.
[ Mbappé (10) uma seta apontada pelo flanco esquerdo ]
MVP GoalPoint: Kylian Mbappé 👑
Quando embala torna-se quase impossível detê-lo. Com total liberdade de movimentos, o avançado teve ligação directa aos três tentos gauleses, assistindo Giroud e brilhando com dois grandes golos. Esmiuçando os números, o avançado de 23 anos foi autor de cinco remates (três enquadrados), uma assistência, cinco cruzamentos, 11 acções com a bola na área polaca (recorde na partida), cinco dribles eficazes em nove tentados e cinco conduções progressivas. Os cinco desarmes sofridos e os quatro maus controlos de bola registados acabaram por “baixar” o GoalPoint Rating de 8.8 que obteve.
Bomba de MBAPPE! 🥵⁰
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 4, 2022
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #FIFAWorldCup #Qatar2022 #Sagres #Franca #Polonia pic.twitter.com/Q3fQWI6UpJ
Outros Ratings 🔺🔻
França
Dembélé 6.8
Outra das “motas” francesas, fez um bom trabalho no auxílio a Koundé e foi decisivo no ataque. O extremo do Barcelona contabilizou dois remates, uma assistência, três acções com a bola na área polaca, três conduções progressivas e seis recuperações de posse.
Giroud 6.4
Dia histórico para o avançado de 36 anos, que não só se tornou no maior artilheiro da selecção (52), como foi determinante na passagem de fase com dois remates, um golo, 19 acções com a bola e quatro recuperações da posse.
Polónia
Wojciech Szczęsny 6.1
Fez de tudo para evitar a eliminação da Polónia com cinco intervenções – 0,9 golos evitados (defesas – xS) – e uma saída pelo ar eficaz.
Lewandowski 6.0
O goleador fez o que melhor sabe no último suspiro do encontro, atingindo os dois golos na prova. Em termos gerais contabilizou cinco remates (dois enquadrados e um golo) e nove acções com a bola na área contrária.