Se acompanha o futebol jovem, Rony Lopes é um nome que já ouve há muito tempo. Formado no Benfica, o médio-ofensivo luso-brasileiro saiu ainda com idade juvenil para o Manchester City, onde se estreou num jogo da FA Cup com apenas 17 anos.
A estreia na Premier League acabaria por nunca acontecer, apesar das grandes épocas protagonizadas na equipa de reservas, até que, após uma época de empréstimo ao Lille, no Verão de 2015, o Mónaco adquiriu o seu passe por €12M. No principado fez apenas meia época, regressando então a Lille onde ainda se encontra, agora com 20 anos, novamente por empréstimo.
A época de Rony Lopes tinha começado bem, com dois golos na primeira jornada em Metz, mas foi ontem que o português fez o melhor jogo da temporada, e possivelmente da sua carreira. Numa tarde em que Éder também marcou, Rony anotou um golo e uma assistência, mas ainda lhes juntou algo inédito esta época, nos seis principais campeonato da Europa.
Fonte: GoalPoint / Opta
Rony é o primeiro jogador esta época a chegar à dezena de dribles num jogo, sem falhar nenhum!
A grande exibição contra o Caen coloca-o ainda com uma média de 4,5 tentativas de drible por 90 minutos e uma eficácia de 71% na arte da “finta”, nesta época, uma percentagem superior à de grandes dribladores como Neymar (56%), Messi (54%), Dembélé (46%) ou Eden Hazard (69%).
Recordamos ainda que o jovem talento já tinha aparecido muito bem colocado noutra análise que fizemos recentemente, sobre os melhores jogadores na arte do livre directo. Mais um “diamante” portanto, para ser polido e aproveitado pela Selecção nacional, num futuro que parece cada vez mais próximo.
Fique com os melhores momentos do jogo de ontem, onde Rony brilhou a grande altura: