Dizem que na Escócia faz frio, chove muito e, por vezes, não se vê um palmo à frente do nariz, mas nada disso vai impedindo Jota de se afirmar pelo Celtic. O jovem extremo foi cedido pelo Benfica ao candidato ao título escocês no fecho do mercado de Verão e, por estes dias, já se fala do interesse dos “verde-e-brancos” de Glasgow em adquirir o português em definitivo, com a imprensa a avançar os €7,5M de opção de compra como ponto de partida para uma negociação que já decorre.
Português de sucesso no Celtic tem de ter cântico…
O impacto positivo de Jota na época do Celtic é de tal forma que, tal como sucedeu com outro conterrâneo que ficou famoso por aquelas bandas (Jorge Cadete), também o jovem já conta com um cântico próprio, entoado pela primeira vez na última partida, quando Jota saltou do banco após uma ausência de seis jogos, por lesão.
When you score you make the Celtic sing
Jota on the wing, jota jota on the wing
Every time you’re on the ball we know
There’s gonna be a show
A superstar from Portugal 🇵🇹😍 pic.twitter.com/ZQ98AogIll— Aaron🇻🇦 (@aaroncfc__) January 17, 2022
… mas só há cântico porque há “Jota show”
A caminho dos 23 anos (em Março), Jota apostou em abanar a carreira em terras escocesas e é caso para dizer que o abanão está a correr-lhe muito bem. Apesar de ter perdido todo o mês de Dezembro o português continua a apresentar números que atestam a sua influência na perseguição que o Celtic vai fazendo ao líder Rangers. Ao fim de 21 jornadas são quatro os pontos que separam os “azuis” (no topo) e os “verdes” (em segundo), mas são os “hoops” os que apresentam uma diferença de golos mais vistosa (32, a melhor da Liga) e é precisamente nesse particular que os números de Jota ganham ainda maior relevância.
[ Os números de Jota na Liga escocesa confirmam a preponderância do português na prova ]

As nove contribuições para golo de Jota fazem dele ainda o 11º jogador da SPL com mais participações directas no marcador (golo ou assistência), isto apesar de ter perdido cinco das 21 jornadas por lesão. Mas ainda mais impressionante que isso é perceber que o português participa directamente em cerca de metade (45%) dos golos marcados pelos “celts” durante os minutos em que está em campo. Influente.
Mas o bom desempenho de Jota não está confinado à Liga escocesa. A esse o português soma também uma excelente campanha na Liga Europa, onde participou em quatro golos em cinco jogos disputados, assistindo ou marcando uma vez a cada 101 minutos.
[ O Celtic falhou o apuramento para a próxima fase, mas Jota fez a sua parte ]
