Jota, o encarnado que brilha de verde-e-branco

-

Dizem que na Escócia faz frio, chove muito e, por vezes, não se vê um palmo à frente do nariz, mas nada disso vai impedindo Jota de se afirmar pelo Celtic. O jovem extremo foi cedido pelo Benfica ao candidato ao título escocês no fecho do mercado de Verão e, por estes dias, já se fala do interesse dos “verde-e-brancos” de Glasgow em adquirir o português em definitivo, com a imprensa a avançar os €7,5M de opção de compra como ponto de partida para uma negociação que já decorre.

Português de sucesso no Celtic tem de ter cântico…

O impacto positivo de Jota na época do Celtic é de tal forma que, tal como sucedeu com outro conterrâneo que ficou famoso por aquelas bandas (Jorge Cadete), também o jovem já conta com um cântico próprio, entoado pela primeira vez na última partida, quando Jota saltou do banco após uma ausência de seis jogos, por lesão.

… mas só há cântico porque há “Jota show”

A caminho dos 23 anos (em Março), Jota apostou em abanar a carreira em terras escocesas e é caso para dizer que o abanão está a correr-lhe muito bem. Apesar de ter perdido todo o mês de Dezembro o português continua a apresentar números que atestam a sua influência na perseguição que o Celtic vai fazendo ao líder Rangers. Ao fim de 21 jornadas são quatro os pontos que separam os “azuis” (no topo) e os “verdes” (em segundo), mas são os “hoops” os que apresentam uma diferença de golos mais vistosa (32, a melhor da Liga) e é precisamente nesse particular que os números de Jota ganham ainda maior relevância.

[ Os números de Jota na Liga escocesa confirmam a preponderância do português na prova ]

Clica para ampliar

As nove contribuições para golo de Jota fazem dele ainda o 11º jogador da SPL com mais participações directas no marcador (golo ou assistência), isto apesar de ter perdido cinco das 21 jornadas por lesão. Mas ainda mais impressionante que isso é perceber que o português participa directamente em cerca de metade (45%) dos golos marcados pelos “celts” durante os minutos em que está em campo. Influente.

Mas o bom desempenho de Jota não está confinado à Liga escocesa. A esse o português soma também uma excelente campanha na Liga Europa, onde participou em quatro golos em cinco jogos disputados, assistindo ou marcando uma vez a cada 101 minutos.

[ O Celtic falhou o apuramento para a próxima fase, mas Jota fez a sua parte ]

Clica para ampliar

Jota leva ao todo 14 acções para golo em 19 jogos pelo Celtic, cerca do triplo das que somou (5) nas 34 vezes que foi chamado a representar a equipa principal do Benfica (embora com uma média de 20 minutos por cada aparição pelas “águias”). Não admira assim que a Escócia chame por ele, num negócio que provavelmente será do interesse de todas as partes neste momento.

Queres conhecer outros GoalPoint Focus? Clica neste link.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.