Goleador mais económico da Liga não é “grande” 🎯

-

O golo é uma arte difícil de domar. A capacidade natural de concretizar uma jogada em golo não é para todos, e muitos, até atletas de topo, não dominam esta faceta. A capacidade de concretização é, pois, algo muito valorizado no futebol, e salta à vista de todos aquele jogador que menos vezes precisa de alvejar a balizar para fazer balançar as redes. Esses são, naturalmente com maior frequência, jogadores de cariz ofensivo, mas na Liga NOS há um defesa que bate todos os outros na hora de contabilizar os disparos que necessita para facturar.

Sim, não está a ler mal. O jogador da Liga portuguesa que, à 11ª jornada, menos remates precisa de fazer para marcar golos não é nem Bas Dost (calma que está bem posicionado), nem Jonas, nem nenhum atacante de peso. É um defesa-central. Joga no Portimonense e chama-se Rúben Fernandes. Aos 31 anos, o atleta, natural de Portimão e que fez quase toda a carreira ao serviço do emblema algarvio, soma três golos, é certo, mas para os conseguir precisou de realizar apenas 1,7 remates.

O segundo classificado nesta lista de “reis” da pontaria é, com naturalidade, Bas Dost, que necessita de 2,2 disparos para facturar. André Sousa (3,3), do Belenenses, segue-se neste “top 5”, com William (3,3), do Chaves, e Hassan (4,0), do Braga, a completar o quatro.

Clique para ampliar

Mas Rúben Fernandes não é só golo na altura de subir no terreno de jogo e há outros dados a reter sobre este tema:

  • O defesa-central fez três golos em cinco remates, mas soma também três passes para finalização, uma ocasião flagrante criada e uma assistência.
  • Todos os remates de Rúben Fernandes foram enquadrados com a baliza, e todos realizados dentro das áreas adversárias.
  • Apesar de defesa-central, Rúben Fernandes não marcou nenhum dos seus golos de cabeça, um foi com o pé esquerdo e dois com o direito, e nenhum de grande penalidade.
  • O segundo classificado Bas Dost tem também uma excelente taxa de concretização dos remates enquadrados. Dos 20 disparos que realizou, 11 foram com a melhor direcção e nove deram em golo, mas dois Remates e também golos) foram de penálti.
  • O melhor marcador da Liga, Jonas, com 13 golos, não surge sequer no “top 5”. É o sétimo melhor nesta ponderação entre número de remates e golos, pois precisa de 4,1 disparos para fazer balançar as redes.

Rúben Fernandes é, também ele, um caso sério nas principais Ligas europeias.[/vc_column_text][vc_table vc_table_theme=”classic”][c#ffffff;bg#000000;align-center]Posi%C3%A7%C3%A3o,[c#ffffff;bg#000000]Jogador,[c#ffffff;bg#000000]Clube,[c#ffffff;bg#000000]Golos%20p%2F90m,[c#ffffff;bg#000000]Golos|[align-center]1%C2%BA,[align-left]Thomas%20Meunier,[align-left]PSG,[align-center;b]0.50,[align-center;b]3|[align-center]2%C2%BA,[align-left]Bastos,[align-left]L%C3%A1zio,[align-center]0.42,[align-center;b]3|[align-center]3%C2%BA,[align-left]Mame%20Biram%20Diouf,[align-left]Stoke,[align-center]0.30,[align-center;b]3|[align-center]4%C2%BA,[align-left]Zouhair%20Feddal,[align-left]B%C3%A9tis,[align-center]0.29,[align-center]2|[align-center]5%C2%BA,[align-left]Aritz%20Elustondo,[align-left]R.%20Sociedad,[align-center]0.28,[align-center]2|[align-center]6%C2%BA,[align-left;b]R%C3%BAben%20Fernandes,[align-left;b]Portimonense,[align-center]0.27,[align-center;b]3|[align-center]14%C2%BA,[align-left;b]Raphael%20Rossi,[align-left;b]Boavista,[align-center]0.22,[align-center]2|[align-center]20%C2%BA,[align-left;b]Nuno%20Tom%C3%A1s,[align-left;b]Belenenses,[align-center]0.20,[align-center]2|[align-center]25%C2%BA,[align-left;b]Iv%C3%A1n%20Marcano,[align-left;b]FC%20Porto,[align-center]0.18,[align-center]2[/vc_table]

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

Fonte: GoalPoint / Opta

Entre os defesas goleadores, com 495 minutos ou mais de jogo, o central português está em sexto lugar entre os que marcam mais a cada 90 minutos, tabela liderada pelo belga do Paris Saint-Germain, com 0,50 tentos a cada 90 minutos. Fernandes marca 0,27 a cada 90 minutos – entre os jogadores com três golos, está em quarto lugar nesta lista. No 14º posto está o boavisteiro Raphael Rossi, em 20º o belenense Nuno Tomás e em 25º o portista Iván Marcano.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR