Na sua ainda bem curta carreira, Gonçalo Guedes nunca foi um jogador consensual. Se é verdade que a nova tendência dos adeptos em Portugal, de desvalorizar tudo o que tem origem nos clubes rivais, não ajuda à unanimidade, também o é que, mesmo entre os adeptos do Benfica, as qualidades do seu futebol nunca foram apreciadas em larga escala.
Quando em Janeiro deste ano o jovem de 20 anos se transferiu para o Paris SG, poucos foram os que lamentaram a perda desportiva, e muitos foram os que questionaram os altos valores envolvidos. A dificuldade de se impor num plantel recheado veio adensar as dúvidas, até que, no último dia do mercado em Espanha, o avançado assinou pelo Valência, a título de empréstimo.
Marcelino Toral, treinador dos valencianos, fez-se ouvir na importância que via na sua contratação, e não demorou a dar minutos ao português, tempo esse que Gonçalo Guedes tem justificado, e de que maneira.
Após ter feito uma assistência no seu primeiro jogo como titular, o jovem somou mais duas na fantástica vitória em San Sebastián, sobre a Real Sociedad, e é de longe, neste momento, o jogador mais efectivo da Liga espanhola no que toca a ofertas para golo.
Mínimo de 240 minutos jogados na Liga Espanhola 2017/2018
Ainda mais impressionante é o facto de todas as assistências terem sido de bola corrida e resultado em ocasiões flagrantes de golo, ou seja, isolaram um colega para uma finalização de baixo grau de dificuldade, o que faz com que Gonçalo Guedes lidere também o ranking da média de ocasiões flagrantes criadas.
Mínimo de 240 minutos jogados na Liga espanhola 2017/2018
De referir ainda que duas das três assistências de Gonçalo Guedes tiveram como destinatário outro ex-Benfica, Rodrigo, sendo que a outra oferta foi destinada ao italiano Simone Zaza.
Poderá ser ainda cedo para tirar conclusões mas, a continuar assim, Gonçalo Guedes pode muito bem vir a ser uma das grandes revelações da Liga espanhola esta época.