Data Scouting | Há mais Neymares na Terra? 🌍📊🔍

-

Lucas Moura (Paris SG)
Brasil, 24 anos

GoalPoint-Data-Scouting-Neymar-Lucas-Moura-PSG

Se é do “Novo Neymar” que se fala, tínhamos de incluir um brasileiro. Pode não parecer, mas Lucas Moura tem a mesma idade de Neymar, e se o Barcelona quiser dar um “golpe de teatro” não há melhor opção brasileira do que o agora seu suplente, Lucas Moura.

É certo que Lucas Moura não tem a mesma capacidade de definição em espaços curtos que Neymar, mas a sua capacidade de arranque a partir de trás podia trazer outro tipo de opções ao estilo de jogo do “Barça”. Lucas Moura tem ainda a vantagem de ser bem mais forte que Neymar no apoio defensivo, não tornando tão desequilibrado o flanco esquerdo dos catalães.

Mais do que um novo Neymar, Lucas Moura poderia ser uma facada na lógica deste mercado louco. O Barcelona traria do clube que lhe levou Neymar uma alternativa da mesma nacionalidade e da mesma idade, mas com muito menos “hype”. Se corresse bem, era de génio, e Lucas Moura tem qualidades para isso.

Riyad Mahrez (Leicester)
Argélia, 26 anos

GoalPoint-Data-Scouting-Neymar-Mahrez-Leicester

Se considerarmos o campeonato e o clube em que joga, assim como o estilo de jogo a que está habituado, Riyad Mahrez poderia ser visto como a solução mais arriscada. No entanto, analisando um pouco melhor o futebol do argelino, o extremo é quase um corpo estranho naquele campeonato e ainda mais na sua equipa.

Mahrez é o toque de magia e classe no futebol prático e directo do Leicester. Os poucos laivos de criatividade e fantasia saem dos seus pés, e não é difícil imaginar e transpor o seu estilo para a liga espanhola e o seu corpo para uma camisola azul e grená.

Ao que consta, o Barcelona esteve interessado nele no fim da época 15/16, temporada em que, recorde-se, foi considerado o melhor jogador da Premier League, mas este seria o momento certo para atacar o argelino. Um 16/17 mais cinzento não pode apagar tudo o que de bom fez na epopeia dos “foxes”, e seria um deleite ver o argelino brilhar em Camp Nou.

Iker Muniain (Athletic Bilbao)
Espanha, 24 anos

GoalPoint-Data-Scouting-Neymar-Muniain-Athletic

Com a tamanha concentração de talento que há em Espanha, seria de estranhar que o Barcelona não considerasse uma opção nacional, por isso incluímos uma também. A que mais se assemelha, segundo a estatística, é Iker Muniain.

Nascido, criado e formado no Athletic de Bilbau, Muniain foi lançado às “feras” com apenas 16 anos, tornando-se o mais jovem jogador de sempre a vestir a camisola dos bascos. Desde essa altura já vão mais de 300 jogos na equipa principal, e aos 24 anos está no auge da sua maturidade futebolística.

Chamam-lhe o “Messi espanhol”, mas o epíteto de “Neymar espanhol” também não lhe ficava mal. Muniain pode não ser tão forte no um-para-um, mas tem a capacidade do brasileiro para ganhar faltas em zonas perigosas e uma precisão assinalável no remate de longa distância. Jogando numa equipa que tenha mais tempo de posse de bola, aumentaria com certeza os seus registos goleadores, visto que na selecção espanhola estes sempre foram bons.

Deixamo-lo com um quadro-resumo da comparação entre Neymar e as cinco “fotocópias” que lhe identificámos.

GoalPoint-Data-Scouting-Neymar-Resumo2
Clique para ampliar

Consulte aqui outros artigos semelhantes:

E contacte-nos para [email protected], ou passe nesta página, para saber mais sobre os serviços que podemos oferecer no segmento do futebol profissional.

GoalPointPro
GoalPointProhttp://www.goalpoint.pt/pro
A GoalPointPro é a unidade da GoalPoint Partners dedicada à oferta de serviços de consultoria de alta qualidade, dirigidos ao mundo do futebol profissional.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR