Não, o GoalPoint não se virou para a Fórmula 1 embora não seja a primeira vez que trocamos a bola pelos pneus. Há pouco mais de um ano assinalávamos o facto de Portimão assistir não só ao regresso do desporto-rei motorizado a Portugal como também à possibilidade de Lewis Hamilton bater o recorde de vitórias e consolidar a corrida ao 7º título, com o qual poderia igualar o alemão. O inglês atingiu ambos os objectivos mas, desta feita, combate um desafio maior.
Cenário como este? Só se viu uma vez
Desta vez o duelo é directo e bem mais apimentado, com Hamilton a lutar não por recordes e “milestones”, comparados com grandes nomes do passado, mas sim pelo oitavo título da carreira, frente a um ameaçador Max Verstappen, sedendo de erguer o seu primeiro “caneco”. Ambos brilhantes, igualmente divisivos entre os adeptos, pelo que fazem e dizem dentro e fora de pista, Lewis e Max agitam as redes sociais na era do “politicamente correcto” mas não surpreendem os “veteranos” que se habituaram a encontrar os mesmos traços em grandes nomes do passado que, também eles, alimentaram fortes rivalidades.
[ A única vez que dois candidatos foram para a última corrida empatados foi em 1974 ]
Para lá de terem oferecido uma época cheia de emoção e “novela”, como há muito não se via, Hamilton e Verstappen chegam à ultima corrida empatados, algo que só por uma vez se viu na disciplina, e já bem dentro do século passado, em 1974, quando o brasileiro Emerson Fittipaldi (McLaren) e o suíço Clay Regazzoni (Ferrari) levaram a decisão para a última prova, pela primeira e única vez.
Desta vez a decisão tem lugar em Abu Dhabi, pelas 13h horas portuguesas, com transmissão na ELEVEN Sports.
[ Parabéns à ELEVEN Portugal, entregues na pessoa do Óscar Góis, pela emoção que devolveram à F1, nesta e épocas anteriores ]
ESTÁ QUASE 🏎 Aqui tens o plano de festas para a Corrida Histórica! 🗓️
Junta-te a nós mais logo 📲 https://t.co/MYRsQIMwC7#F1ELEVEN pic.twitter.com/deNJiaXFfc
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) December 9, 2021
Eis as “stats” dos bichos do volante (só falta um rating)
Quanto a nós… repetimos a brincadeira que ensaiámos há um ano, desta feita focada nas “stats” dos dois pilotos nesta incrível temporada. Os números ajudam a perceber o porquê de, segundo os regulamentos, Verstappen partir em vantagem para a corrida final: é que na F1 também há critérios de desempate e, neste caso, tem a vantagem o piloto com mais vitórias no campeonato, critério onde o holandês leva vantagem.
[ Os principais números de Lewis e Max em 2021, até à corrida decisiva ]
