AIslândia bateu hoje a Inglaterra por 2-1 num dos jogos mais emocionantes deste Euro 2016. Os ingleses começaram na frente mas os islandeses viraram a partida em apenas 15 minutos e deram “show” de garra até ao final. “Hetjulegur!” (heróico!) gritar-se-á na Islândia, a esta hora e durante muito tempo.
Louco início de jogo
Os ingleses estava longe de prever um início tão auspicioso, quando aos quatro minutos, uma imprudência do “keeper” Halldorsson sobre Raheem Sterling, permitiu a Wayne Rooney marcar o seu 53º golo pela Inglaterra (é recordista), de grande penalidade.
⏰ 4’ | 1-0 | Golo da #Inglaterra !#Rooney a marcar de penálti.#Euro2016 #ENGICE #ENG #ISL pic.twitter.com/EiZ4d2AVnv
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 27, 2016
Mas ninguém avisou os ex-membros da União Europeia que a vingança se fria…e rápida, para os lados da Islândia: passados apenas dois minutos, Ragnar Sigurdsson empatava a partida deixando os “pupilos de sua majestade” incrédulos.
⏰ 10’ | #ENG 1-1 #ISL | É o primeiro jogo com 2 golos nos 1os 10 minutos. E logo à hora do jantar.#Euro2016 #ENGISL pic.twitter.com/aU33CjVCPv
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 27, 2016
O jogo estava ao “rubro” e melhor ficaria quando aos 19 minutos Joe Hart contribuiu activamente (defesa incompleta) para o golo islandês de Kolbeinn Sigthorsson após assistência de Jón Bödvarsson.
⏰ 18’ | 1-2 | Golo da #Islândia#Sigthórsson a marcar num lance com culpas para #JoeHart#Euro2016 #ENGISL #ENG #ISL pic.twitter.com/ESPxsQ7ZAe
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 27, 2016
Estava feita a bombástica reviravolta no marcador, numa representação cabal da enorme entrega e eficácia nórdica (dois golos em apenas quatro remates na primeira parte).
Islandeses não foram em “autocarros”
Mesmo a vencer (nesta altura com surpresa apenas para quem não assistia ao jogo) a Islândia não se limitou a fechar-se na defesa e conseguiu até fazer o mesmo número de remates da primeira parte (quatro) e somar mais algumas oportunidades para aumentar a vantagem.
A Inglaterra… conseguiu, de forma essa sim surpreendente, piorar os índices da primeira parte:
- Menos remates (de dez para oito “tiros”)
- Menos cantos (quatro para três)
- Menos posse de bola (de 69% para 68%)
- Menor eficácia de passe (de 89% para 83%).
A exibição da selecção dos “três leões” no segundo tempo foi… deprimente. Com tantos remates enquadrados como a selecção do pequeno ilhéu, foi uma questão de tempo até estar consumada a segunda saída da Inglaterra da Europa numa semana (repare que não usámos o termo “Brexit” como irá ler por todo o lado). Feriado nacional na Islândia?
⏰ 90’ | #ENG 1-2 #ISL | Só para lembrar como foram escolhidos os 23 convocados da Islândia.#EURO2016 #ENGISL pic.twitter.com/aKC9wsWS0f
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 27, 2016
Numa equipa que já faz parte da história do seu país, foi hoje Ragnar Sigurdsson a assumir o papel de expoente máximo GoalPoint Ratings com 7.4. Marcou o segundo golo em dois remates ao alvo, fez três desarmes, dez alívios de bola e ganhou dez duelos em doze (!).
⏰ 70’ | #ENG 1-2 #ISL | Que jogatana de Ragnar Sigurdsson. 30 anos, actua no Krasnodar.#Euro2016 #ENGISL pic.twitter.com/6zJChufLEu
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 27, 2016
Factos Estatísticos GoalPoint:
- A Inglaterra tinha empatado os últimos quatro jogos em fases a eliminar do Europeu, ganhando apenas uma e perdendo três nas grandes penalidades, duas delas contra Portugal. Agora perdeu nos 90 minutos.
- Desde a vitória frente ao Equador no Mundial de 2006 que a Inglaterra não vence um jogo no tempo regulamentar de uma fase a eliminar.
- O penálti que a Inglaterra dispôs aos quatro minutos foi o seu primeiro em fases finais de um Europeu desde o Euro 2004.
- Rooney tornou-se o quarto jogador inglês a marcar em três torneios consecutivos. Este foi o seu sexto em fases finais de um Euro. Apenas Alan Shearer tem mais (sete).
- Três golos em apenas dezanove minutos de um jogo é um recorde em campeonatos europeus.
Com esta vitória está carimbado o (brilhante) bilhete para os quartos-de-final para a Islândia. Os heróis nórdicos irão agora defrontar a França, domingo às 20 horas.



