A
República da Irlanda bateu a já apurada Itália por 1-0, com um golo tardio de Robbie Brady aos 85 minutos. Com esta vitória os irlandeses apuram-se para os “oitavos” como um dos melhores terceiros classificados.
Persistência irlandesa
Com apenas dois habituais titulares no onze inicial (Bonucci e Barzagli), o jogo da Itália ressentiu-se e foi a Irlanda a dominar e a estar mais perto do golo, no primeiro tempo.
Foram cinco as oportunidades irlandesas, sendo que quatro delas foram foram para os “duendes verdes” com Shane Duffy (2x), Jeff Hendrick e Daryl Murphy a “cheirarem” o golo.
A Itália acabava os primeiros 45 minutos com apenas um remate à baliza! Ilustrativo…
⏰ 45’ | #ITA 0-0 #IRL | Já houve 21 faltas na 1ª parte, mais que em qq outra 1ª parte do #Euro2016 #ITAIRL pic.twitter.com/1wEJohcTW6
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 22, 2016
Recompensa chegou no final
Na segunda parte, a Itália manteve o mesmo estilo de jogo defensivo e sem pressão. Já a Irlanda regressou mais forte e incisiva, mas o esforço irlandês parecia votado ao insucesso.
Os irlandeses conseguiram, na segunda parte, o triplo dos remates (de três para nove) e também o triplo de remates enquadrados (de um para três).
Perto do final… o esforço foi recompensado. Aos 85 minutos e após uma excelente assistência de Hoolahan, Robbie Brady marcou de cabeça e colocou a Irlanda nos oitavos-de-final do Euro 2016. Era o delírio das dezenas de milhares de adeptos irlandeses no estádio.
⏰ 85´ | 0-1 |GOLO da #Irlanda !#Brady marca após assistência de #Hoolahan !#Euro2016 #ITA #IRE #ITAIRL pic.twitter.com/J8nZfD2jqb
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 22, 2016
Sem surpresas, Robbie Brady foi o jogador com o GoalPoint Rating mais elevado em campo, com8.0. Autor do único golo, em dois remates efectuados, Brady fez ainda três passes para ocasião, oito cruzamentos e 32 passes para o meio campo contrário.
Referência final para a fraca exbição dos jogadores da “squadra azzurra”, expressa na média da equipa noGoalPoint Rating de4.7. Sendo que Angelo Ogbonna foi o “menos mau” dos italianos em campo com… 5.2
Factos Estatísticos GoalPoint:
- É a primeira vez que a Irlanda não perde a terceira partida de uma fase de grupo de um Europeu. Em 2012 perdeu contra esta mesma Itália por 2-0.
- Este foi também o jogo do Euro 2016 com mais passes falhados no primeiro tempo (234).
- Robbie Brady é apenas o quinto jogador a marcar pela República da Irlanda em fases finais de um Europeu.
- Simone Zaza fez sete faltas na partida, o número mais elevado de infracções cometidas por um atleta num jogo, neste Euro 2016
Mesmo derrotada, a Itália termina em primeiro o grupo E e irá defrontar a actual campeã europeia Espanha a 27 de Junho (segunda-feira).
Os irlandeses apuram-se como um dos melhores terceiros classificados e irão jogar contra a equipa da casa, a França, um dia antes (26 de Junho, domingo).