AItália bateu hoje a Suécia com um golo de Éder já perto do final da partida (começa a ser hábito neste Euro 2016) e junta-se à França no lote de equipas já apuradas para a fase seguinte. A Suécia esteve por cima e prometeu bastante na primeira parte mas voltou a desiludir.
Numa partida bastante aborrecida (quase deu para adormecer), o primeiro tempo foi mais disputado que bem jogado: pouco remates (apenas quatro e um enquadrado), zero golos e… emoção inexistente. Em 19 partidas já disputadas neste Euro 2016, mais de metade (10) chegaram ao intervalo sem golos.
O golo foi o que de melhor este jogo ofereceu e surgiu, como também tem sido habitual, perto do final do encontro. Éder personificou a tradicional eficácia “azzurra” e aos 89 minutos driblou a defesa sueca e fuzilou a baliza de Isaksson, após solicitação de Zaza.
⏰ 88’ | 1-0 | GOLO da #Italia #Eder marca após assistência de #Zaza #Euro2016 #ITA #SWE #ITASWE pic.twitter.com/kLwEOLabVh
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 17, 2016
Éder registou o GoalPoint Rating mais elevado da partida: 6.8. Após não efectuar um único passe na primeira parte, o brasileiro naturalizado arrancou para uma boa segunda parte somando, para lá o golo, dois passes para ocasião e três desarmes.
Factos Estatísticos GoalPoint:
- Isaksson, Ibrahimovic e Buffon foram hoje titulares, tal como no Itália vs Suécia no Euro 2004, em Portugal. Nessa partida Zlatan Ibrahimovic marcou o golo sueco.
- Após dois jogos neste Euro 2016, a Suécia continua sem efectuar um remate enquadrado.
- Guidetti, avançado que no ano passado foi associado ao Sporting, em 86 minutos que esteve em campo, fez apenas um remate (desenquadrado), realizou 15 passes (falhando sete) e teve oito perdas de bola.
- A última vitória italiana na segunda jornada de uma fase de grupos aconteceu frente à Bélgica no Euro 2000
A Itália é a segunda selecção a apurar-se para os oitavos-de-final, depois da França. Os transalpinos estão na liderança do Grupo E com seis pontos. A Suécia tem apenas um ponto e passará para terceiro ou quarto classificado, conforme o resultado da partida de amanhã entre belgas e irlandeses.
Na terceira e última ronda, os italianos irão defrontar a Irlanda. Já os suecos medirão forças com a Bélgica.