Os polacos despediram-se da Rússia com a sua única vitória, por 1-0 frente ao Japão, eles que se apresentavam como favoritos do grupo, a par da Colômbia. Já os “samurais”, apesar da derrota, seguem em frente fruto do “bom comportamento”: igualados com o Senegal em todos os critérios de desempate no final do encontro, acabaram beneficiados pelo “fair play” e estão nos “oitavos”.
Assistiu-se a um jogo equilibrado na primeira parte, mas com mais ascendente polaco e menos Japão, talvez pelas alterações que Akira Nishino promoveu no “onze” para este jogo. Os europeus dispuseram, aliás, da melhor ocasião, quando aos 32 minutos obrigaram Kawashima à defesa do encontro.
⏰ 45’ | 🇯🇵 Japão 0 – 0 Polónia 🇵🇱
Apesar do nulo os "samurais" vão mantendo o lugar no comboio dos apurados 🚂#JPNPOL #SAMURAIBLUE #laczynaspilka #Mundial2018 #WorldCup pic.twitter.com/nAQWkayRjs
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 28, 2018
O golo solitário surgiu aos 59 minutos, na sequência de uma bola parada cobrada por Kurzawa, que Bednarek encostou para o fundo das redes japonesas. O pânico só não se prolongou nas hostes “samurais” porque o golo de Mina no outro jogo veio passado alguns minutos e o Japão passou a ter vantagem sobre o Senegal no critério de “fair play”, situação que se manteve até final, assim como o resultado, em boa parte fruto do “congelar” de bola japonês nos últimos instantes.
A figura do jogo acabou por ser precisamente o central marcador do golo, Jan Bednarek 6.8, que para lá do tento decisivo mostrou grande acerto no passe (92%), com especial destaque para o passe longo, acertando oito das 11 tentativas que somou.
🔝 GoalPoint Ratings #POL @ #WorldCup:
1⃣ Grzegorz Krychowiak 6.13 👏
2⃣ Jan Bednarek 5.93
3⃣ Maciej Rybus 5.52#Mundial2018 #Copa2018 #RatersGonnaRate pic.twitter.com/jUyBlG2qDE— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 28, 2018