Jefferson vs. Jonathan: Efeitos (co)laterais no Dragão

-

Há dez anos que o FC Porto não vencia o Sporting por três golos e há cerca de 37 que nenhum portista apontava um “hat-trick” num jogo contra os “leões”. Este enquadramento histórico serve apenas para enaltecer a façanha de Cristian Tello no jogo de domingo. O extremo espanhol do FC Porto esteve em grande mas não é sobre ele que vamos falar.

Ter um ala-direito a marcar três golos num clássico não é habitual, e logo numa semana em que o habitual lateral-esquerdo do Sporting foi encostado por opção do… presidente, importa saber quais as principais diferenças entre Jefferson e o seu natural substituto, Jonathan Silva, e até que ponto elas poderão ter tido influência neste jogo decisivo.

Vamos começar pelo óbvio. Os golos. Marcados e sofridos. Contámos apenas com jogos para o campeonato e competições europeias para não distorcer a análise e os resultados são reveladores.

[vc_table vc_table_theme=”simple”],[b;align-center]Com%20Jefferson,[b;align-center]Com%20Jonathan|[b]Golos%20marcados%20p%2F%20jogo,[align-center]1%2C8,[align-center]1%2C6|[b]Golos%20sofridos%20p%2F%20jogo,[align-center]0%2C8,[align-center]1%2C6[/vc_table]

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

A análise quase podia acabar já aqui mas seria demasiado simplista. No entanto as diferenças falam por si, e não só o Sporting marca ligeiramente menos com Jonathan em campo, como sofre… o dobro dos golos em relaçao aos jogos em que há Jefferson.

Mas quais são as grandes diferenças ao nível do comportamento em campo que podem ajudar a explicar este facto? E porquê que isso se terá reflectido no “clássico”?

>NA PRÓXIMA PÁGINA: A PRESTAÇÃO DEFENSIVA COMPARADA

Hernâni Ribeiro
Hernâni Ribeiro
Formado em estatística e gestão de informação, e Data Scientist profissional. É Head of Analytics na GoalPoint e responsável pela GoalPointPro
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR