Após de uma época de estreia no futebol inglês com muitos altos e baixos, onde mesmo assim foi utilizado em 33 jogos oficiais, marcou um golo e realizou três assistências, João Cancelo está a confirmar toda a qualidade que lhe é reconhecida, sendo um dos melhores elementos do Manchester City até ao momento em 2020/21.
Aos 26 anos acrescentou à técnica refinada que já possuir, um outro critério nas decisões, e os números estão à vista, sendo o melhor lateral a militar em Inglaterra – com mais de 855 minutos de utilização – se olharmos para os GoalPoint Ratings. Na 20ª jornada da Premier League, o internacional português voltou a assinar uma “performance” de alto nível contra o West Bromwich Albion, abrilhantada com um golo e uma assistência e a diferença em relação à concorrência é, ainda, mais assinalável, desactualizando o tweet que tínhamos partilhado: Matthew Cash (Aston Villa) já caiu para 5.93 e Marc Albrighton (Leicester) para 5.90.
🏴 West Brom 🆚 Manchester City
(Mais uma) exibição de luxo para João Cancelo 🇵🇹, hoje pisando zonas do terreno que nem lhe são muito habituais
Bernardo Silva 🇵🇹 (6.1), Rúben Dias 🇵🇹 (5.7) e Matheus Pereira 🇧🇷 (5.2) também foram titulares#EPL #WBAMCI #RatersGonnaRate pic.twitter.com/7kJ7ZasVpE
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2021
🔝 Laterais @ #PremierLeague 🏴 20/21
1⃣ João Cancelo 🇵🇹 (Man. City) 6.56 👑
2⃣ Matthew Cash 🏴 (Aston Villa) 6.00
3⃣ Marc Albrighton 🏴 (Leicester) 5.98
4⃣ Trent Alexander-Arnold 🏴 (Liverpool) 5.98
5⃣ Reece James 🏴 (Chelsea) 5.98E esta diferença @ManCityPT? pic.twitter.com/FEOkU83YkO
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 26, 2021
A evolução de Cancelo está à vista e não deixa ninguém indiferente, seja a jogar lateral-direito, no lado esquerdo da defesa, como interior ou extremo, as exibições e a regularidade do português têm sido de alto nível. E o que dizem os nossos dados até à 20ª jornada da Premier League? Que o luso é:
- O lateral que mais passes para finalização faz (2,1 por 90 minutos, todos de bola corrida);
- É o quarto jogador na posição com mais remates (1,2), sendo, ainda…;
- … Quem acumula mais passes ofensivos valiosos (5,1);
- É o terceiro lateral com melhor eficácia de passe (86%);
- O segundo com mais tentativas de drible no último terço (2,1);
- E, também, o segundo com mais fintas eficazes (1,3).
Convencidos? Para quem o treina diariamente poucas dúvidas restam.
“Tem uma qualidade incrível. A capacidade física do João é incrível. No dia seguinte a um encontro ele é capaz de jogar outro. Ter jogadores em forma é muito importante para nós. Tem algo de especial no último terço do terreno. E coragem. Às vezes peço-lhe para actuar em posições nas quais ele não está tão confortável”, sintetizou o treinador dos “citizens”, Pep Guardiola.
“Na época passada ele teve algumas dificuldades pela mudança de clube e de ideias. Esteve confuso no início, esperava algo que não lhe podíamos oferecer. Agora está adaptado e a dar à equipa o que ela precisa. É um bom rapaz com um grande coração e está a fazer uma época excepcional”, prosseguiu o espanhol, em declarações ao site do clube.
João Cancelo is another fine example of a really good player made even better by Pep Guardiola. Improves pretty much every player.
— Gary Lineker 💙 (@GaryLineker) January 26, 2021
“É um motivo de orgulho que alguém tão importante como Pep Guardiola diga essas coisas de mim. Só tento fazer o meu trabalho e ajudar a equipa a conseguir os seus objectivos. Uma das razões pelas quais vim para o City foi para ser treinado por Pep Guardiola. Quando era mais novo, acompanhava o seu Barcelona e gostava do estilo de jogo que ele implementou lá. Com ele, a aprendizagem é contínua, é um grande treinador e aprendemos todos os dias. Tornamo-nos melhores jogador, tanto tecnicamente, como tacticamente”, atirou, citado pelo “site” do emblema de Manchester.
João Cancelo deu um salto e está um jogador mais completo, melhorou o posicionamento defensivo, talvez a sua principal lacuna, tendo dado um “upgrade” à vasta panóplia de recursos ofensivos que sempre teve. Está mais criterioso e mais maduro nas subidas, consegue esticar o jogo sempre que é necessário, mas também melhorou a qualidade das decisões.
O golo foi genial, mas esta assistência não lhe ficou atrás 💪 Melhor lateral da @premierleague? ✅ ou ❌?@ManCity #sporttvportugal #premierleague #pl #manchestercityfc #manchestercity #mancity #westbromwichalbion #westbromwich #WBA #WBAMCI #cancelo pic.twitter.com/2boTfhHHfk
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) January 27, 2021
Premier League| 😱 CANCELO 😱 Com direito a assistência de @BernardoCSilva 🇵🇹@WBA | @ManCity #sporttvportugal #premierleague #pl #manchestercityfc #manchestercity #mancity #westbromwichalbion #westbromwich #WBA #WBAMCI #cancelo #bernardosilva pic.twitter.com/h7fzKPi2T0
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) January 26, 2021
As características ofensivas, o vasto raio de acção e a preponderância do português, qual extremo, médio, ala, o que lhe quiserem chamar, estão bem patentes do “heat map”, que resume o que tem feito nas 15 jornadas em que actuou até ao momento na Premier League. Nestes 1280 minutos de utilização, entre outros dados, acumulou a cada 90 minutos 2,1 passes para finalização, 2,5 dribles completos, quase duas intercepções e teve sucesso em 51% dos desarmes realizados. O vínculo ao City é válido até 30 de Junho de 2025.