Se o início da Liga NOS 2017/18 mostrou um Bruno Fernandes como candidato único ao título de “rei” dos golos de média/longa distância, a verdade é que, nas últimas jornadas surgiu-lhe um rival ao caminho. Falamos de João Novais, o médio-ofensivo português do Rio Ave que lidera a tabela de melhores marcadores de golos de fora da área a meias com o médio leonino, ambos com quatro tentos. No entanto, Novais apresenta uma particularidade: o vilacondense obteve o referido “poker” em apenas 489 minutos, contra os 1172 jogados por Fernandes.

Eis o “top” de goleadores com tentos obtidos na sequência de remates de fora da área, até esta segunda-feira, na Liga NOS:

GoalPoint-Top-5-golos-fora-area-Liga-NOS-1-201718-J15-infog
Clique para ampliar

A “pechincha” ganhou o lugar?

João Novais chegou ao Rio Ave no Verão de 2015, oriundo do Leixões – por uma verba a rondar os 300 mil euros –, clube onde terminou a sua formação, que incluiu passagens pelo FC Porto e Paços de Ferreira. O seu valor de mercado actual (300 mil euros) rapidamente deixará de fazer justiça ao desempenho actual, isto se continuar a mostrar-se influente ao ritmo que imprimiu, na época em curso.

Inicialmente fora dos eleitos de Miguel Cardoso (nas primeiras quatro jornadas) e pouco utilizado nas seguintes, foi apenas a partir da recepção ao Sporting (10ª jornada) que Novais conquistou a preferência do Treinador do Mês GoalPoint de Agosto de 2017. Resultado? Em cinco “jogos” Novais contribuiu com uma assistência e quatro golos (um bis), todos eles marcados de fora da área, sendo dois deles obtidos na cobrança de livres directos, o que também o coloca na liderança desse “top” específico.

GoalPoint-João_Novais_2017_vs_João_Novais_2016-infog
Clique para ampliar

Os números acumulados de Novais mostram que, na época em curso, o médio está a mostrar melhor pontaria, ao mesmo tempo que se concentra mais nas tarefas ofensivas. Caso mantenha a cadência e conquiste os minutos que até há pouco tempo não havia merecido, candidata-se, aos 24 anos, a uma das agradáveis revelações da época, ele que, apesar da afirmação adiada, soma já dois prémios Melhor em Campo GoalPoint ao serviço dos vilacondenses, tantos quantos Rúben Ribeiro.

[O mais recente golo de João Novais na Liga NOS, frente ao Chaves]