Jogador do mês | A ressurreição de Rafa Silva 🦅

-

Pela segunda vez esta temporada, após a eleição em Setembro de 2021, Rafa Silva é o Jogador do Mês GoalPoint. O extremo benfiquista viveu momentos de indefinição e quebra de forma, coincidentes com a mudança no comando técnico do Benfica e à alteração do seu papel na equipa agora dirigida por Nélson Veríssimo, mas aos poucos vai subindo de produção e, no mês que agora finda, bateu a concorrência e foi o jogador em maior destaque.

O avançado português fechou o período em análise com um rating consolidado de 7.40, o melhor entre todos os jogadores com mais de 180 minutos jogadores entre as jornadas 25 e 27 da Liga Bwin, o critério por nós aplicado nesta eleição.

GoalPoint-Rafa-Silva-POM-Marco-2022-infog

Nas três rondas em análise, Rafa foi MVP numa delas, precisamente na última, num jogo que ficou marcado por um lance individual do extremo que correu mundo. No triunfo benfiquista sobre o Estoril Praia, o veloz jogador marcou um golo que promete lutar pelos melhores da época, numa correria de cerca de 80 metros que acabou com a bola dentro da baliza contrária. Neste período fez só um golo, é certo, e nem registou qualquer assistência, detalhe em que tem sido “rei” absoluto nesta Liga, mas o seu GoalPoint Rating acumulado de 7.40 teve muitos outros momentos de qualidade, como passes para finalização, dribles completos, muitas conduções aproximativas… E outras estatísticas que explicaremos mais à frente.

Em crescendo

O benfiquista esteve em plano de evidência nos três jogos disputados em Março. Aliás, no embate da jornada 26, que os “encarnados” empataram na Luz, 1-1, com o Vizela, Rafa registou um rating ainda mais alto que aquele que atingiu na jornada seguinte e na qual foi melhor em campo. O 7.6 coroou uma exibição marcada por quatro passes para finalização, um passe de ruptura, sete aproximativos, dez aproximativos recebidos e excelentes cinco dribles completos em sete tentados.

Na tal partida com os “canarinhos”, o seu rating chegou aos 7.5, que não foi mais alto devido a alguns detalhes menos conseguidos, como os seis maus controlos de bola. De positivo o tal grande golo que apontou, quatro remates – dois enquadrados -, seis passes ofensivos valiosos, três conduções aproximativa e duas super aproximativas. Rafa teve ainda gás para recuperar sete posses de bola, coleccionar quatro acções defensivas no meio-campo contrário, dois desarmes e três intercepções. A nota menos vistosa aconteceu na visita benfiquista ao Portimonense, na qual atingiu um 6.3, ainda assim registou quatro conduções aproximativas.

Mês de dribles e conduções

Rafa teve de adaptar-se a uma nova filosofia de jogo. Se com Jorge Jesus o seu posicionamento era mais livre e, muitas vezes, em zona central, atrás dos avançados, com Veríssimo encostou mais à direita, embora deambulando sempre que pode. Os seus números, contudo, continuam a mostrar uma qualidade muito acima da média e, em Março, atingiu alguns valores relevantes.

[ Os 16 dribles tentados, a azul os 10 completos (esquerda); as 12 conduções aproximativas e os 13 passes aproximativos de Rafa ]

Os mapas acima mostram algumas das principais acções de Rafa Silva no mês de Março na Liga Bwin e foram muitas as estatísticas que merecem destaque e contribuíram para a eleição do benfiquista. A saber:

  • Máximo de passes ofensivos valiosos (19), mas também o registo médio mais alto (6,6);
  • Máximo de conduções aproximativas (12), também o registo médio mais alto (4,1);
  • Máximo de conduções muito aproximativas (4) – segundo em média (1,4);
  • Segundo com mais passes de ruptura (3), atrás apenas dos quatro de Otávio – quarto em média por 90 minutos (1,0);
  • Segundo com mais conduções (14, atrás apenas das 18 de Jan Vertonghen) – segundo em média (4,8);
  • Quinto com mais tentativas de drible (16) – oitavo em média (5,5);
  • Terceiro com mais dribles completos (10) – quinto em média (3,5, ou 62,5% de eficácia);
  • Segundo jogador do Benfica com melhor média de remates (2,4), atrás dos 3,6 de Gonçalo Ramos;
  • Segundo jogador do Benfica com melhor média de passes para finalização (2,1), atrás dos 4,0 de Álex Grimaldo, que liderou em Março.

A tão propalada quebra de rendimento de Rafa após a saída de Jorge Jesus existiu mas Março foi, claramente, um mês de retoma, como os números aqui expostos provam.

[ O golo incrível de Rafa Silva ao Estoril Praia ]

A tempo de ser o MVP da Liga?

[ O StatsCard de Rafa na Liga Bwin 21/22 ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2021-Rafa-Silva-Março-infog

Durante algum tempo, Rafa andou ali perto de Luis Díaz em termos de rating acumulado mais alto da época, sustentado, acima de tudo, pela catadupa de assistências que ia fazendo, mas quase sempre com vantagem marginal para o então jogador do Porto. A quebra a partir de finais de Dezembro atirou o benfiquista bem mais para baixo nesta corrida individual pelo galardão no final da temporada, mas com este ressurgimento, será que vai a tempo para chegar lá acima?

Ainda é cedo para saber, mas o que podemos dizer é que Rafa tem números de excelência à 27ª jornada. Em 26 jogos disputados, correspondendo a 1893 minutos em campo, o atacante benfiquista leva as tais 15 assistências, mas também oito golos marcados, pelo que contribuiu directamente para 23 dos 68 golos que os “encarnados” registam nesta altura do campeonato.

Parabéns Rafa!

Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga Bwin.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.