Jogador do mês | Jonas, o regresso da “bactéria goleadora”

-

Em Abril, jogos mil. Findo um mês que englobou cinco jornadas da fase decisiva da Liga NOS 16/17, entre os quais um clássico e um dérbi, chegou a hora de revelar os melhores, neste caso o melhor. Como sempre, convidámos os nossos leitores a deixarem a sua opinião/prognóstico, mas quem decide é, como sempre, o algoritmo GoalPoint Ratings.

Quem vai ser o Jogador do Mês GoalPoint de Abril? ⚽👑Deixa o teu palpite, obrigado!Descobre os eleitos da época até agora em http://goalpoint.pt/blog/tag/jogador-do-mes

تم نشره بواسطة ‏‎GoalPoint.pt‎‏ في 1 مايو، 2017

A diferença acabou por ser curta. Jonas (Benfica) é o jogador do mês, com um rating de 7.41, seguido de perto do “bombardeiro” Bas Dost (Sporting) com 7.29 e, mais atrás, por Filip Krovinovic (Rio Ave) e Ricardo Nunes (Chaves), ambos com 6.72. Já o que toca ao voto popular os nossos seguidores colocaram Jonas, Krovinovic e Bas Dost como os eleitos, por esta ordem.

Não há “bactéria” que o trave

O início da época parecia o fim da linha para Jonas, acossado por uma misteriosa bactéria que, aos 33 anos (desde 1 de Abril), ameaçava não mais devolver o jogador que dominou claramente a estatística na Liga 15/16.

Puro engano. Jonas voltou tarde, mas voltou, e a tempo de ser, até ver, instrumental nas ambições “encarnadas” na tentativa de garantir o primeiro tetra da sua história. Após uma breve aparição à terceira jornada Jonas voltou apenas em Dezembro, e só em Janeiro (Jornada 16) inscreveu finalmente o seu nome na lista de marcadores do Benfica na Liga.

Desde então soma já 11 golos, dos quais quatro de grande penalidade e outros três de fora da área, o último decisivo na (muito) complicada vitória frente ao Estoril. Pelo caminho ofereceu ainda três assistências. Em suma: desde que voltou ninguém tem maior influência nos resultados do Benfica e já é o segundo jogador com melhor média de golos a cada 90 minutos, com 0.85, ultrapassado apenas pelo “exterminador” Dost, com 1.14.

GoalPoint-Jogador-do-mes-Abril-2017-Jonas-Benfica-Liga-NOS-infog
Clique para ampliar

E falando do holandês só mesmo um Jonas de regresso ao seu melhor poderia bater o goleador leonino no mês a “concurso”. Apesar de jogar menos 141 minutos que o líder dos marcadores em Abril, Jonas marcou apenas menos dois golos (5/7) em 15 remates (17 de Dost). Ambos converteram duas grandes penalidades, mas Jonas brilhou precisamente nos golos de fora da área (dois, nenhum de Dost) e conseguiu somar mais remates enquadrados (13/9, bateu aliás o máximo da Liga de remates enquadrados num jogo em… 45 minutos, com sete, frente ao Marítimo), passes eficazes para o último terço (24/22), dribles eficazes (2/0) e recuperações de posse (13/11), apesar da significativa diferença de minutos entre as duas ameaças à baliza. Bactéria? nem vê-la, só a dos golos.

Durante quanto tempo mais contará o Benfica com o melhor Jonas? A dúvida é legítima mas mais vale desfrutar do seu futebol do que pensar nisso.

https://www.youtube.com/watch?v=mQxXLct37Jc

Parabéns Jonas!

O avançado sucede a Pizzi (Março e Novembro), Mitroglou (Fevereiro), Bas Dost (Janeiro), Brahimi (Dezembro), Pizzi (Novembro), Salvio (Outubro), Wilson Eduardo (Setembro) e Miguel Layún (Agosto) na galeria dos melhores jogadores do mês GoalPoint da Liga NOS 16/17!

Não perca amanhã o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Jonas no “onze” GoalPoint Ratings de Abril de 2017!

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR