Jogador do mês | Alex Telles, o “pai de dragões” 🐉

-

TotoRating BannerO caro GoalPointer que nos perdoe a tosca e previsível ligação dos “dragões” à série A Guerra dos Tronos, ensaiada no título, mas tinha de ser. Isto porque o Jogador do Mês de Fevereiro é Alex Telles, e o lateral-esquerdo brasileiro tem sido o líder, quase um “pai” para o “dragão”, nestas últimas semanas.

O brasileiro tem estado “on fire” e tem sido o principal motor do futebol ofensivo dos “azuis-e-brancos”, apesar de estarmos a falar de um defesa. Alex Telles não só fechou Fevereiro como terceiro melhor marcador mensal da Liga como é, neste momento, o melhor marcador “azui-e-branco” na prova e ainda o defesa com mais golos nas principais Ligas europeias. Quase não precisávamos dizer mais nada para justificar esta eleição mas o jogador merece maior detalhe na identificação dos seus méritos.

Este pico de forma de Telles coincide com uma fase muito importante da época do FC Porto. No início do mês eram muitos os que davam o campeonato como decidido a favor do Benfica. Mas desde então os “azuis-e-brancos” recuperaram seis pontos em relação ao líder. No período em análise, que abarca quatro jornadas (da 19ª à 22ª), Telles fez o suficiente para acumular um GoalPoint Rating de 6.92, acima de qualquer outro jogador da Liga – entre futebolistas com mais de 240 minutos de utilização.

GoalPoint-Jogador-do-mes-Alex-Telles-Fevereiro-2020-infog
Clique para ampliar

Nestas quatro rondas, Alex Telles marcou três golos, um deles no “clássico” contra o Benfica, e o último dos quais decisivo para a formação de Sérgio Conceição levar os três pontos, na complicada recepção ao Portimonense.

Curiosamente, nesta fase o brasileiro não registou qualquer assistência, mas não foi por falta de tentativas. Ao todo fez seis passes para finalização, três deles no último encontro, com os algarvios. E não deixou os seus créditos por mãos alheias nos momentos defensivos, com 11 intercepções nos quatro desafios (média de 2,9, quinto valor mais alto).

O jogo em que o lateral averbou um rating mais elevado foi na goleada em casa do Vitória de Setúbal, um 7.6 que reflecte um golo. Seguiu-se mais um tento e um 7.0 no “clássico” com o Benfica e uma prestação mais discreta em casa do Vitória de Guimarães, um jogo muito complicado para o Porto e que não rendeu mais do que 5.4 ao nosso jogador do mês – que teve de se centrar mais em questões defensivas do que ofensivas. A eleição como MVP surgiu a fechar o mês, ante o Portimonense.

GoalPoint-Porto-Portimonense-Liga-NOS-201920-MVP
Clique para ampliar

O jogo esteve muito complicado para os “dragões”, que viram Jackson Martínez desperdiçar uma grande penalidade que teria colocado os algarvios na frente. O internacional “canarinho” empurrou a sua equipa para a frente, fez três passes para finalização e sete cruzamentos, um deles eficaz, mas teve de ser ele mesmo, aos 87 minutos, num momento de génio, a desatar o nó para os “azuis-e-brancos”.

[O golo extraordinário de Alex Telles ao Portimonense]

No momento certo

A melhor versão de Alex Telles esta temporada surgiu neste mês de Fevereiro, numa altura crucial do campeonato. Isto tudo alavancado na grande qualidade do jogador brasileiro.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Alex-Telles-infog
Clique para ampliar

Para além dos oito golos que o colocam no topo da lista de marcadores do “dragão”, Telles soma, igualmente, cinco assistências, contribuindo assim directamente para 28% do total de 47 golos que a equipa soma nesta altura do campeonato. Trata-se de um jogador com um número sempre elevado de passes para finalização a cada 90 minutos (2,2) e que apresenta uma eficácia de cruzamento apreciável (21%).

Aliás, Telles é o quinto jogador com mais de 990 minutos de utilização (metade do total das 22 jornadas) no número de cruzamento de bola corrida (4,6). É também o quinto com média mais elevada de passes para finalização (os tais 2,2), embora apenas 0,7 de bola corrida, sendo o segundo entre os defesas, apenas atrás de Nuno Sequeira, do Braga (2,7). Todos estes números estão a dar um jeito enorme às aspirações dos “azuis-e-brancos”, que têm em Telles o seu jogador em melhor forma.

Parabéns Alex!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, em breve, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Alex Telles no “onze” GoalPoint Ratings de Fevereiro de 2020!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR