A temporada do Sporting tem sido algo agridoce. Se a Taça da Liga já está nas vitrinas de Alvalade e esta quarta-feira a equipa disputa a meia-final da Taça de Portugal, com vista a uma presença no Jamor, já na Liga NOS a situação é menos animadora, com os “leões” a oito pontos dos dois primeiros, Benfica e Porto.

Ainda assim, há um jogador leonino que tem brilhado intensamente, bem acima dos seus colegas, arriscando mesmo a ser o melhor futebolista da época 2018/19 em Portugal. Falamos, claro está, de Bruno Fernandes. O médio foi o segundo melhor de Fevereiro, com base nos GoalPoint Ratings, mas desta feita bateu claramente a concorrência, sendo assim o Jogador do Mês de Março de 2019 – entre os que registaram mais de 240 minutos em campo.

Nem mesmo alguns problemas físicos, que coincidiram com a paragem para os jogos da Selecção, impediram Bruno Fernandes de ser a estrela do mês, não falhando qualquer minuto nos quatro encontros do Sporting na Liga. Neste período, entre as jornadas 24 e 27, o internacional luso fez golos, assistências, passes para finalização, ajudou a atacar e a defender, sempre com uma qualidade nunca afectada pelos possíveis altos e baixos colectivos dos comandados de Marcel Keizer, também ele em destaque no último mês.

O rating acumulado de 7.70 neste período reflecte precisamente o peso indiscutível de Bruno Fernandes na manobra leonina, ajudando a um dos melhores períodos do Sporting no campeonato em termos de triunfos consecutivos, quatro, todos eles verificados precisamente em Março – a última vez que o “leão” perdeu pontos foi na 23ª jornada, na Madeira, ante o Marítimo.

[ O voto “popular” dos nossos seguidores mostrou-se muito disputado até à hora da redacção deste artigo ]

Quem merece o "prémio" de Melhor Jogador GoalPoint #LigaNOS de Março de 2019? 🔝❤ Andreas Samaris (Sport Lisboa e…

Publiée par GoalPoint.pt sur Lundi 1 avril 2019

Os números da época de Bruno Fernandes são absolutamente esclarecedores. Neste momento, o médio soma 14 golos na Liga, os mesmos que o habitual goleador-mor do “leão”, Bas Dost – que tem estado menos influente do que o habitual, na segunda volta. No total, Fernandes soma já 25 golos na época, sendo desde já o médio que mais golos fez numa só temporada pelo emblema de Alvalade. Para além disso, regista também dez assistências, o que mostra bem o peso que o português tem no futebol ofensivo do Sporting.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Bruno-Fernandes-infog
Clique para ampliar

Os números totais da época têm sido consistentes, mas este mês, a forma de Bruno Fernandes parece ter atingido um pico nunca antes visto, algo que se comprova também noutros números e que se vê reflectido nos elevados ratings nestes quatro jogos. Aliás, o 7.70 que acumulou é o terceiro mais elevado de todos os jogadores do mês desde que temos GoalPoint Ratings, somente atrás do 7.72 de Yacine Brahimi em Dezembro de 2016 e do 8.41 de Pizzi em Setembro de 2018.

Os 14 golos e dez assistências de Bruno Fernandes em Março tornam-no no mais influente jogador da Liga NOS 2018/19 em termos ofensivos, com 24 acções para golo. Neste mês somou nada menos que três golos e outras tantas assistências. Como pode conferir na infografia abaixo, o médio apresenta outros números relevantes, como 19 remates, nove deles enquadrados, para além de impressionantes 15 passes para finalização.

GoalPoint-Bruno-Fernandes-Jogador-mes-Liga-NOS-Marco-2019-infog
Clique para ampliar

Nestes quatro jogos, foi por duas vezes o melhor em campo, com destaque para a exibição que realizou em Chaves, a melhor de Março do jogador leonino. Aliás, nesta fase da época, Bruno Fernandes é o jogador com mais GoalPoint Ratings iguais ou superiores a 7.0, nada menos que 13, com mais eleições de melhor em campo (7) e mais presenças nos “onzes” do mês, cinco em sete. É preciso dizer mais?

Talvez não, mas nós vamos mais longe. Em Março, nenhum jogador teve mais acções com bola a cada 90 minutos (91,8), nenhum fez mais golos e assistências (ambos 0,8), ou rematou tanto de fora da área (2,3). Para além disso, foi o jogador que mais passes fez no último terço (34,8), o terceiro com mais passes para finalização (4,0) e o terceiro com mais remates (4,8) – foi o segundo com mais disparos enquadrados (2,3). E desengane-se quem pensa que Bruno Fernandes é só futebol ofensivo, pois foi o quarto jogador com mais acções defensivas no primeiro terço (10,8).

[ O golo de Bruno Fernandes na vitória do Sporting por 3-1 sobre o Desportivo de Chaves, na 27ª jornada ]

As aspirações do Sporting estão, claramente, nos pés de Bruno Fernandes, o melhor jogador leonino esta temporada e um dos melhores de toda a Liga. O emblema leonino não prescinde do seu “maestro”, o verdadeiro coração, alma e cérebro de toda a manobra da equipa.

Parabéns Bruno Fernandes!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, ainda esta semana, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Bruno Fernandes no “onze” GoalPoint Ratings de Março de 2019!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.