A culpa não é nossa, mas vamos ter de nos repetir um pouco. Pela segunda vez consecutiva, Bruno Fernandes é o jogador do mês, arrebatando em Abril a distinção que já havia conseguido em Março, tendo em conta o seu desempenho, reflectido nos GoalPoint Ratings. No melhor período do Sporting na temporada, no qual soma oito vitórias consecutivas na Liga, mais uma na Taça de Portugal ante o Benfica, o médio tem sido o grande catalisador do futebol leonino, a marcar, a criar e a ajudar nos momentos defensivos, sempre de calções vestidos  – até no Estoril Open.

Bruno Fernandes realizou um mês de Abril marcado, sobretudo, pela consistência, apesar de ter marcado e assistido menos do que em Abril (ficou dois jogos em branco). Ainda assim, o seu futebol nunca perdeu qualidade, registando um rating acumulado marginalmente inferior ao que obteve em Março, um assinalável 7.65, sustentado em outras estatísticas que, mesmo não tão óbvias como tentos ou passes para golo, mostram a importância indiscutível do internacional luso na equipa de Marcel Keizer – o treinador holandês foi também o melhor do mês no seu cargo, e tal como Bruno, também o havia sido em Março, um reflexo do excelente momento leonino.

A última vez que o Sporting perdeu pontos foi na visita ao Marítimo, onde não foi além de um empate sem golos, na 23ª jornada, e a última derrota remonta ao início de Fevereiro, quando perdeu em casa com o Benfica por 4-2, na ronda 20. E ao longo deste período tem sido, mais ou menos, “Bruno Fernandes e mais 10”.

[ O voto “popular” dos nossos seguidores contrariava esta eleição até à hora da redacção deste artigo, com Pizzi em vantagem ]

Quem merece o "prémio" de Melhor Jogador GoalPoint #LigaNOS de Abril de 2019? 🔝❤ PIZZI (Sport Lisboa e Benfica)😆…

Publiée par GoalPoint.pt sur Mardi 30 avril 2019

 

Os dois golos de Bruno Fernandes em Abril aumentaram o pecúlio do médio esta temporada para 16 tentos na Liga, sendo neste momento o segundo melhor marcador da prova, apenas atrás do benfiquista Haris Seferovic, que soma 19. Nas assistências é também o segundo, com 12, a cinco de Pizzi. Mas há outros números sobre os quais vale a pena debruçarmo-nos.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Bruno-Fernandes-1-infog
Clique para ampliar

 

Ao longo da época, e como é habitual, Bruno Fernandes não tem enjeitado o remate sempre que pode, com 3,7 disparos a cada 90 minutos, e com 44% deles enquadrados, uma eficácia relevante que cresce para os 59% quando são realizados dentro da grande área. O “leão” é mesmo o jogador mais rematador da Liga em números absolutos, com 109 disparos, sendo, aliás, o único jogador a ultrapassar o registo da centena – Dyego Sousa, do Braga, e Tomané, do Tondela, surgem logo a seguir, com 92 cada.

Neste momento, o médio é o terceiro jogador da Liga com mais passes para finalização, nada menos que 3,2, apenas abaixo dos 3,4 de Pizzi e dos incríveis 3,8 do lateral-direito do Desportivo das Aves, Rodrigo Sousa. Mas em entregas para remate em bola corrida, ninguém fez mais que Bruno Fernandes, que soma 59. Números verdadeiramente esclarecedores.

GoalPoint-Bruno-Fernandes-Jogador-mes-Liga-NOS-Abril-2019-1-infog
Clique para ampliar

 

Nos quatro jogos que se disputaram em Abril, e nos quais Bruno Fernandes foi totalista, o médio fez dois golos e outras tantas assistências, registando ratings elevados – com excepção para o 6.1 da 30ª jornada, ainda assim uma nota bem positiva nos padrões GoalPoint Ratings. O tento e passe para golo que somou na 28ª jornada, ante o Rio Ave, podem dar um brilho maior, mas foi nesta última ronda, a 31ª, ante o Vitória de Guimarães, que Bruno Fernandes teve o rating mais elevado do período em análise, um 8.3  – ainda que não tenha sido o melhor em campo.

GoalPoint-Sporting-Vitória-SC-LIGA-NOS-201819-MVP
Clique para ampliar

 

Ante os vimaranenses, Bruno fez seis remates (dois enquadrados), mas foi a servir os companheiros que brilhou mais intensamente, com uma assistência, duas ocasiões flagrantes criadas e impressionantes oito passes para finalização.

No mês em análise, o médio foi o segundo jogador com mais remates (18), atrás de Tomané (25), do Tondela, mas foi o que mais enquadrados conseguiu (8), tantos quanto Seferovic. Foi também o segundo com mais passes para finalização (16), atrás de Rodrigo Soares (18) – mas o primeiro em bola corrida, 11, tantos quanto Pizzi.

O craque leonino é ainda o jogador com mais presenças nos “onzes” da semana (13), nas equipas do mês (seis, em sete) e o jogador com mais eleições de melhor em campo, nada menos que nove, duas das quais no mês que agora findou. Pizzi, com sete, e Rafa, com seis, seguem-se na lista.

[ O golo de Bruno Fernandes na vitória do Sporting por 3-1 sobre o Desportivo das Aves, na 29ª jornada ]

Já fora da luta pelo título e das provas europeias, e com o terceiro lugar praticamente assegurado, o Sporting está, ainda assim, de olho no segundo lugar e com final da Taça de Portugal marcada com o Porto. Desta forma, Bruno Fernandes tem ainda muito para mostrar até final da temporada. Estaremos cá para acompanhar tudo ao detalhe.

Mais uma vez, parabéns Bruno Fernandes!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, ainda esta semana, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Bruno Fernandes no “onze” GoalPoint Ratings de Abril de 2019!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.