Jogador do mês | Coates, o patrão da “máquina” de Rúben 🦾

-

TotoRating Banner

A crítica e os adeptos nem sempre foram justos para com Seba Coates. No entanto, quando a qualidade está lá – e estatisticamente sempre esteve – ela acaba por ser reconhecida. Fevereiro de 2021 não só cimentou a liderança destacada do Sporting na Liga NOS como permitiu a primeira eleição de sempre de um central como Jogador do Mês GoalPoint Ratings: Sebastián Coates.

Sempre um esteio da defesa leonina, qualquer que fosse o treinador, foi, contudo, na sexta temporada de leão ao peito, com Rúben Amorim e o seu sistema de três centrais, que o uruguaio atingiu o reconhecimento mais ou menos pacífico da opinião pública. No mês em análise foram disputadas cinco jornadas, da 16ª à 20ª, e neste período, Coates averbou o mais alto GPR de todos os jogadores da Liga NOS – com mais de 300 minutos de utilização -, um relevante 6.89.

O facto de ser o primeiro central de sempre a consegui-lo só realça mais a importância do feito, que ganhou corpo com desempenhos de grande qualidade a defender, a construir e até a atacar, como veremos mais à frente. Sebastián sucede assim a Ricardo Quaresma como Jogador do Mês.

[ Os principais destaques do desempenho de Coates nas cinco jornadas de Fevereiro tidas em conta ]

GoalPoint-Jogador-mes-Fevereiro-2021-Coates-Sporting-infog
Clique para ampliar

Nestas cinco partidas, Coates fez dois golos e decisivos, ambos na emocionante reviravolta na casa do Gil Vicente, garantindo três pontos importantes para a sua equipa, sendo que soma agora três tentos no campeonato. É mesmo o central mais goleador até ao momento na prova e forma, com o seu colega de equipa Feddal, uma “dupla” que lidera na Europa na contribuição para os golos das suas equipas (tentos + assistências). Nesse jogo foi mesmo o mais rematador da partida, com cinco disparos, assumindo a liderança leonina na adversidade e na necessidade de pressionar à procura do golo do empate, e depois o da vitória.

Coates é também uma autêntica “fortaleza voadora”. Em Fevereiro participou num total de 28 duelos aéreos e ganhou 23. Nos defensivos foi mesmo o “rei”, com o máximo de lances entre todos os centrais (22), e com a segunda maior percentagem de sucesso (incríveis 82%). Nos duelos ofensivos, perdeu apenas um nos quatro que disputou (ver mapa abaixo).

[ O mapa de duelos aéreos disputados por Coates entre a 16ª e a 20ª jornada ]

GoalPoint-Coates-SCP-aerials-February-2021-infog
Clique para ampliar

Intercepções foram 2,2 por 90 minutos, quinto valor da posição, tendo sido o terceiro em acções defensivas no meio-campo contrário (2,0) e o segundo em eficácia de passe no terço defensivo. Tudo isto entre jogadores com mais de 300 minutos em campo.

[ As estatísticas acumuladas de Coates na Liga NOS 2020/21 ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2020-Sebastián-Coates-infog
Clique para ampliar

Coates é, neste momento, o central mais utilizado na Liga, com 1800 minutos, sendo totalista na prova, e é o que apresenta um melhor GoalPoint Rating acumulado, um muito interessante 6.14. São diversos os números em que o uruguaio se destaca, ofensiva e defensivamente. Na construção soma 16 passes ofensivos valiosos (passes eficazes para zonas a menos de 25 metros da baliza adversária), o máximo entre centrais – com mais de 900 minutos de jogo. E é o quarto jogador da posição com mais remates por 90 minutos (1,0), todos na sequência de lances de bola parada.

A sua importância como “patrão” da defesa leonina, a dar ordens e a comandar todos os movimentos, vê-se num número específico. Entre todos os centrais da Liga NOS, Coates é, neste momento, o segundo em número de foras-de-jogo provocados por cada 90 minutos, nada menos que 1,4, apenas atrás dos 1,5 de Enzo Martínez, do Tondela. A sua voz de comando faz-se ouvir numa das mecanizações mais difíceis defensivamente no futebol.

Monumental exibição em Barcelos

[ Os statscards das exibições de Coates nas cinco rondas em análise ]

Coates foi apenas por uma vez eleito por nós MVP de um jogo da Liga 2020/21 – integrou duas vezes os “onzes” da jornada -, e foi precisamente nessa partida de Barcelos, com o Gil Vicente, de que já falamos. Mas importa olhar para os outros quatro jogos deste mês de Fevereiro, para perceber que o uruguaio manteve uma regularidade exibicional à prova de crítica.

[ O primeiro golo de Coates ao Gil Vicente ]

Em nenhum dos jogos em análise registou um rating abaixo de 6.5, nem mesmo no sempre complicado dérbi lisboeta, com o Benfica, na 16ª jornada, no qual fez quatro desarmes e ganhou quatro de cinco duelos aéreos defensivos. A seguir, na casa do Marítimo, brilhou com 11 passes progressivos certos e três intercepções, prosseguindo com o brilharete em Barcelos, com a prestação sólida em casa com o Paços de Ferreiraoito passes progressivos certos, três intercepções -, e na derradeira ronda, onde ajudou o “leão” a bater o Portimonense, tendo ganho quatro de cinco duelos aéreos defensivos e criado uma ocasião flagrante.

Parabéns Sebastián!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, em breve, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Sebastián Coates no “onze” GoalPoint Ratings de Fevereiro de 2021!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.