Jogador do mês | Darwin despede-se na crista da onda?

-

Aqui está o último Jogador do Mês GoalPoint da temporada 2021/22 da Liga Bwin – em Maio substituímos essa distinção pela revelação dos 33 Magníficos da Liga, que elegemos todas as épocas no final da primeira volta do campeonato e também no término da competição. O vencedor de Abril não surpreenderá os mais atentos, dado o desempenho do jogador. Darwin Nuñez arrasou a concorrência e findou o mês com números de excelência e um rating “diferenciado”, como agora é moda dizer-se. Esta é a terceira vez na época que o avançado do Benfica recolhe o galardão, e os números não mentem.

Nenhum outro jogador que realizou mais de 240 minutos entre as jornadas 28 e 31 conseguiu um GoalPoint Rating consolidado igual ou superior a 7.0, e o uruguaio fixou a soa nota em nada menos que 8.04. Auto-explicativo, mas nós explicaremos um pouco mais.

GoalPoint-Darwin-Nunez-POM-Abril-2022-1-infog

Abril abarca quatro jornadas da Liga, nas quais Darwin fez como mais ninguém aquilo que melhor sabe: marcar golos. Neste período esteve 295 minutos em campo e foi o melhor marcador, com cinco golos, mais um que o surpreendente japonês do Santa Clara, Kyosuke Tagawa. O mais extraordinário é que o contributo do ponta-de-lança uruguaio para os golos do Benfica consigo em campo foi total. Aos cinco golos, Darwin juntou duas assistências, ou seja, teve participação directa em sete tentos benfiquistas, o que corresponde a… todos os golos “encarnados” com o jovem em campo. Leu bem, 100% dos golos do Benfica em Abril, com Darwin no relvado, tiveram a sua participação. É obra.

[ Os remates de Darwin em Abril, a amarelo os golos, a azul o enquadrado que não entrou ]

GalPoint-Darwin-shots-Abril-2022

O uruguaio foi o jogador que mais remates acumulou neste período, nada menos que 16 (os bloqueados por adversários não aparecem no mapa acima), tendo marcados em cinco dos seis enquadrados que contabilizou, um valor muito bom e pouco visto. Contudo, Darwin fez bem mais do que apenas golos, como veremos nesta análise.

Recital frente a Belenenses SAD e Sporting

Recordando o mês de Abril do atacante: nos quatro jogos analisados, apenas frente ao Famalicão o jovem ficou em branco. Fez um golo ao Braga e arrasou ante a Belenenses SAD, apontando os três golos benfiquistas na vitória por 3-1, o que lhe valeu o rating mais alto que conseguiu em Abril, um 9.4 que teve ainda sete remates, dois dribles eficazes e 14 passes aproximativos recebidos. Ainda assim, o melhor (na óptica da importância dos jogos) estava para vir.

Na ronda seguinte, frente ao Sporting, Darwin realizou uma exibição estrondosa, colorida com um golo, uma assistência e diversas estatísticas de grande nível que arrasaram a organização defensiva leonina. No essencial recebeu 12 passes aproximativos, somou o máximo de acções com bola na área contrária (6), completou três de cinco tentativas de drible, ganhou três de cinco duelos aéreos ofensivos e acumulou incríveis oito conduções aproximativas e três super aproximativas. Estupendo.

Golos e conduções

[ As acções com bola (esquerda), as conduções aproximativas (centro) e os dribles (a azul os completos) de Darwin em Abril ]

Darwin é um daqueles jogadores cujas características saltam à vista nos mapas que costumamos utilizar para ilustrar o desempenho dos jogadores. Um ponta-de-lança por natureza, é tudo menos um atleta convencional para a posição, dada a grande velocidade que possui, qualidade na condução da bola e até drible. Faltar-lhe-á afinar outros momentos importantes do seu jogo, como aliás analisámos recentemente (link), mas aos 22 anos, o potencial de aprendizagem e progressão está todo lá.

[ Os remates de Darwin em Abril, agora também com os 5 bloqueados ]

GalPoint-Darwin-remates-Abril-2022

Os registos finais em Abril explicam, sem margem para dúvida, a excelência do futebol de Darwin e o porquê da diferença de rating em relação a todos os outros. A saber:

  • O uruguaio foi o jogador com mais elevada média por 90 minutos de acções com bola na área contrária (12,2), quase o dobro do colega de equipa, Diogo Gonçalves (6,7);
  • Darwin foi o mais rematador em média (4,9);
  • O que mais disparou após receber um passe de ruptura (0,9), natural perante as suas características letais em velocidade;
  • Foi o jogador que mais ocasiões flagrantes criou (0,9), todas de bola corrida;
  • O que mais passes aproximativos recebeu (15,9);
  • O terceiro em conduções (4,6), atrás de Matheus Nunes (6,8) e Nicolás Otamendi (4,9);
  • O líder em conduções aproximativas (4,6) e segundo em muito aproximativas (2,1).

Na luta pelo MVP da época

[ O StatsCard de Darwin na Liga Bwin 21/22 ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Darwin-Nuñez-5-infog

O que podemos dizer sobre a época de Darwin não será muito mais do que o Statscard do uruguaio nos mostra de caras. O benfiquista é o melhor marcador do campeonato, com 25 golos, soma quatro assistências, possui uma facilidade de remate assinalável e expressa nos 3,2 remates de bola corrida por jogo, e tem um aproveitamento positivo das ocasiões flagrantes de que dispõe. A tudo isso junta as características de condução de bola, em velocidade, que explicámos acima e que tem mostrado ao longo de toda a temporada, não só na Liga Bwin, como até na Champions League, e uma mobilidade acima da média.

Pelo que se tem visto, falado, por aquilo que tem saído nas notícias, começa a ser difícil imaginar que Darwin permaneça no Benfica na próxima época, dado o assédio dos “tubarões” e das verbas potencialmente envolvidas no negócio. Se assim for, há que desfrutar apenas do futebol deste jovem de 22 anos que tem maravilhado a Europa e que concorre para ser o melhor jogador da época em Portugal. Será que consegue?

[ Uma análise recente às forças e pontos de melhoria de Darwin. Podes ler mais aqui ]

Desempenho de Darwin Nuñez comparado com os 23 jogadores com 15 ou mais golos nas principais Ligas 21/22

Parabéns Darwin!

Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga Bwin.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.