Jogador do mês | Evangelista, o profeta da bola 📖

-

Três jornadas passadas desde a eleição de Ricardo Pereira (FC Porto) como melhor jogador GoalPoint Ratings Liga NOS, do período Outubro/Novembro de 2017, é chegada a hora de destacar o melhor de Dezembro, definido entre os jogadores com pelo menos 180 minutos jogados, entre a jornada 13 e 15.

Convidámos (como sempre) os nossos seguidores a preverem quem foi o melhor do último mês, com base em três opções retiradas dos jogadores que melhores desempenhos acumulados tiveram. Os jogadores dos grandes recolheram previsível favoritismo mas o algoritmo não olha a emblemas, como irá perceber pelo resultado.

E PARA TI QUEM FOI O MELHOR? 🔝🎅Hora de deixar o teu palpite sobre quem foi o melhor do mês de Dezembro (jornada 13 a…

Publié par GoalPoint.pt sur lundi 25 décembre 2017

 

Poucos jogos mas muita bola no pé

O mês futebolístico foi curto, mas nem por isso de menor rendimento. Prova disso é o facto de identificarmos nada menos do que 15 jogadores que, cumprindo os requisitos acima referidos, terminaram Dezembro com um rating médio igual ou superior a 6.50, um registo que quem nos acompanha sabe ser sinónimo de desempenho acima da média. E as curiosidades não ficam por ai, ao identificarmos apenas dois jogadores dos “grandes” nas cinco melhores médias mensais, mas deixamos essas revelações para o anúncio do “onze” do mês, a publicar ainda antes do final de 2017. Por agora centramos a nossa merecida atenção no jogador que melhor desempenho teve no advento natalício. E nada mais apropriado do que um jogador com nome de santo e apelido que encaixa na perfeição com a quadra? Lucas Evangelista (Estoril) é o jogador do mês de Dezembro, por mérito próprio, sem qualquer influência religiosa.

Lucas, o profeta do “miolo”

É difícil dizer algo mais sobre Lucas Evangelista, tendo em conta que ainda há pouco tempo o destacámos como o primeiro GoalPoint Moneyball Player da Liga NOS 17/18, aprofundando as razões que nos fizeram conceder-lhe atenção tão exclusiva. O último mês de 2017 acabou por reforçar ainda mais o protagonismo do brasileiro, ele que já detinha o melhor GoalPoint Rating da Liga, no que toca a jogadores obrigados a oferecer o seu futebol fora do atípico “oásis” dos “grandes”.

GoalPoint-Jogador-Mes-Dezembro-2017-Lucas-Evangelista-Liga-NOS-201718-infog
Clique para ampliar

O facto de Evangelista alinhar no Estoril realça ainda mais os seus números, mesmo tendo em conta que o lugar ocupado pelos “canarinhos” não reflectirá com justiça o desempenho colectivo do emblema. O 17º classificado procura encetar uma fuga à zona de despromoção, com apenas duas derrotas nas últimas cinco jornadas, e Lucas tem exercido um papel determinante nessa tentativa, como médio-centro que oferece soluções na criação, recuperação e até no remate e concretização. Um “oito” do mais completo que a Liga oferece e que suplantou em Dezembro (ainda que por margem curta) o futebol de qualidade quantificável de outro rival de sector de cujo talento já ninguém duvida: Bruno Fernandes (Sporting CP).

Mas a verdade é que Lucas conseguiu terminar o mês com o mesmo registo de acções para golo que o influente médio leonino (um tento e uma assistência), ocasiões flagrantes criadas (duas) e títulos MVP GoalPoint (dois), descolando do “rival” tanto em remates como em diversas variáveis defensivas que atestam a sua atípica polivalência. Se recordarmos que Evangelista obteve estes números não só ao serviço do Estoril, mas também num ciclo que incluiu uma visita ao Estádio da Luz (na qual, apesar da derrota, foi o MVP), percebemos o quão especial foi o mês do jovem brasileiro de apenas 22 anos.

Emprestado pela Udinese ao Estoril, e já após uma passagem pela Grécia (Panathinaikos, também por empréstimo), Lucas tem tudo para confirmar, na Liga NOS, o carácter de jovem “mais do que” promessa, caso mantenha o nível que até agora demonstrou. Com um valor de mercado de apenas 1,6 milhões de euros (e que já ascendeu a cerca de três milhões), é caso para dizer que, como é costume, a Liga NOS é “montra” de qualidade, visível a quem se liberte das “palas” observacionais e, já agora, atente nos números. Porque esses… não mentem.

Parabéns, Lucas!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS, da época em curso e anteriores.

Não perca amanhã o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Lucas Evangelista no “onze” GoalPoint Ratings de Dezembro de 2017.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR