A Liga NOS 2019/20 vai já na quarta jornada e, após o Rio Ave – Vitória de Guimarães referente à primeira ronda, que actualizou o calendário – havia sido adiado por motivos de segurança -, chegou finalmente a hora de revelar o primeiro Jogador do Mês, com base nos GoalPoint Ratings acumulados nas jornadas de Agosto – com mais de 240 minutos de utilização. E desta feita começamos com um jogador fora do universo dos “grandes”.

O melhor de Agosto foi Fábio Martins, extremo que o Sporting de Braga emprestado ao Famalicão, actual líder do campeonato. Os famalicenses têm sido a grande surpresa do arranque, somando nesta altura três vitórias, duas delas fora de casa, e somente um empate. E neste período, Fábio foi fundamental na manobra da equipa, com exibições de grande nível nos diversos momentos do jogo, que lhe valeram um rating acumulado de 7.60.

Para além de golos, o jogador de 26 anos tem emprestado à equipa uma grande variedade de recursos, em especial quando olhamos para a quantidade e qualidade de remate, passes para finalização e até um interessante comprometimento com o colectivo, expresso em alguns números defensivos relevantes para um jogador na sua posição.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Fábio-Martins-infog
Clique para ampliar

 

Ao fim de quatro jogos e 328 minutos, Fábio regista já um total de 11 remates e nove passes para finalização, ao mesmo tempo que se assume como um jogador bastante castigado em falta, com 13 infracções conquistadas. Neste momento é mesmo o 13º jogador com mais remates em toda a Liga, um número ainda pouco relevante tendo em conta a fase inicial da prova, mas que ganha mais importância quando notamos que é o quinto extremo com mais disparos tentados e o terceiro jogador em termos globais com mais “tiros “enquadrados”, nada menos que 1,9 a cada 90 minutos.

Os 2,5 passes para finalização colocam-no no décimo lugar neste particular, sendo o sexto extremo mais activo nas entregas para remate, enquanto em termos defensivos, o famalicense é o oitavo jogador em análise com mais desarmes, nada menos que 3,0 por 90 minutos. Mais relevante ainda, é o segundo extremo com mais desarmes na Liga, apenas atrás dos 3,6 do benfiquista Rafa Silva. Mas não se ficou por aqui a influência de Fábio nos momentos sem bola, uma vez que somou até ao momento um total de 18 acções defensivas.

GoalPoint-Fabio-Martins-Famalicao-Jogador-mes-Agosto-2019-infog
Clique para ampliar

 

No período em análise, o extremo somou dois golos, um deles de grande penalidade, na visita ao Aves, e fez uma assistência, logo na primeira jornada, no triunfo frente ao Santa Clara, nos Açores. A regularidade de Fábio nota-se também nos tais nove passes para finalização que já somou, tendo registado dois em cada jogo, excepto contra o Rio Ave, frente ao qual arrancou três.

Assim, o jogador que actua geralmente no flanco esquerdo (apesar de destro), teve um peso de quase 43% nos sete golos que a sua equipa já apontou, sendo também importante em aspectos tácticos específicos. Nesta altura é o sexto futebolista com mais acções defensivas no último terço (4), o que permite ao Famalicão ter um elemento decisivo em situações de pressão em zonas adiantadas do terreno.

GoalPoint-Vitória-SC-Famalicão-Liga-NOS-1-201920-MVP
Clique para ampliar

 

Fábio não foi ainda eleito melhor em campo esta temporada, mas registou três jogos com rating a roçar o 8.0. O melhor aconteceu à terceira jornada, um 7.9 que arrancou no empate do Famalicão no terreno do Vitória de Guimarães. Nessa partida, o extremo fez um golo e teve outros números de grande relevo, como dois remates enquadrados nas duas únicas tentativas para alvejar a baliza contrária, dois passes para finalização, um passe de ruptura e cinco desarmes, algo muito positivo para um jogador das suas características.

[O golo de Fábio Martins no empate do Famalicão 1-1 em casa do Vitória de Guimarães, na 3ª jornada]

Após uma excelente temporada de 2016/17 em Chaves e progressiva estagnação na Pedreira (após arranque promissor), o avançado português promete aproveitar da melhor forma a oportunidade que está a viver, e logo na equipa sensação do arranque da Liga.

Mais uma vez, parabéns Fábio Martins!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, ainda esta semana, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Fábio Martins no “onze” GoalPoint Ratings de Agosto de 2019!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.