TotoRating BannerO ano de 2020 começou em grande, com “clássicos”, dérbis, muita emoção, alegrias e tristezas, partidas de alguns craques – como o caso de Bruno Fernandes. E no meio de todo este rebuliço há um jovem jogador que, pé ante pé, assumiu uma preponderância decisiva numa das equipas em melhor forma nas últimas semanas. Falamos do Sporting de Braga e do seu “menino”, Francisco Trincão, o Jogador do Mês GoalPoint Ratings Liga NOS de Janeiro.

A sua qualidade é por demais conhecida há alguns anos, quer na formação bracarense, quer ao serviço das Selecções Nacionais mas explosão do extremo de 20 anos na Liga deu-se com estrondo, no último mês. Se até à chegada de Rúben Amorim o jovem tinha tido utilização intermitente, com o Treinador do Mês RTG essa aposta tornou-se forte e deu resultados, com cinco jogos consecutivos na Liga (o primeiro ainda com Sá Pinto) e ainda dois na Taça da Liga. No que nos interessa para esta eleição, a Liga NOS, Trincão foi verdadeiramente decisivo no período em análise, que teve o seu expoente máximo na vitória por 2-1 da 18ª jornada sobre o Moreirense.

O rating de 9.2 afastou-o da concorrência entre jogadores com mais de 240 minutos de utilização neste período, registando assim o rating acumulado mensal mais elevado, 8.16.

GoalPoint-Jogador-do-mes-Trincao-Braga-Janeiro-2020-infog
Clique para ampliar

Nas quatro jornadas a que se referem esta distinção, entre a 15ª e a 18ª, só no jogo do Dragão, no qual o Braga venceu por 2-1, o extremo não registou uma exibição por aí além, com um 5.6 a reflectir um jogo de características especiais e que obrigou a mais sacrifício do que brilhantismo.

Nos outros três embates, Trincão rubricou sempre excelentes prestações, com um tento na goleada por 7-1 na visita ao Belenenses, desempenho esse colorido com seis dribles eficazes em oito tentativas. A seguir, na difícil vitória ante o Tondela em casa, por 2-1, Trincão não marcou ou assistiu, mas fez nada menos que quatro passes para finalização. Porém, o ponto alto aconteceu esta quarta-feira, no fecho da 18ª jornada.

GoalPoint-Moreirense-Braga-Liga-NOS-201920-MVP
Clique para ampliar

Na visita a Moreira de Cónegos, o Braga chegou ao minuto dez a ganhar por 2-0, com um golo de Trincão e uma assistência do extremo para o tento de Rui Fonte. Mas a exibição do nosso jogador do mês não se ficou por aqui, somando dois remates enquadrados, duas ocasiões flagrantes criadas em quatro passes para finalização e dois cruzamentos certos em três, valendo-lhe um GoalPoint Rating de 9.2.

[O golo de Trincão ao Moreirense]

Neste período, Trincão fez então dois golos e uma assistência, criou quatro ocasiões flagrantes (máximo de entre jogadores com mais de 240 minutos nestas quatro jornadas) e completou 12 dribles (igualmente o valor mais alto), tendo somado também oito passes para finalização. Números de respeito até para jogadores mais experientes.

Em crescendo

Apesar de somar somente 11 jogos e 429 minutos esta temporada, os números acumulados mostram um jogador que está a ganhar o seu espaço de forma consistente, com estatísticas que merecem a atenção.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Francisco-Trincão-2-infog
Clique para ampliar

Extremo por excelência, Trincão mostra uma apetência assinalável pela baliza, com 2,9 remates a cada 90 minutos, mas também para servir os seus companheiros de equipa, com 3,4 passes para finalização e os 3,4 cruzamentos. A sua confiança em campo confirma-se na elevada quantidade de tentativas de drible, nada menos que 5,7, com perto de 60% de sucesso. Números muito interessantes que, acreditamos, terão tendência apenas para subir, não sendo assim de admirar que, paralelamente à sua rápida “explosão”, vão também surgindo notícias do interesse de emblemas maiores, e não só de Portugal.

Parabéns Francisco!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, em breve, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Francisco Trincão no “onze” GoalPoint Ratings de Janeiro de 2020!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.