Jonas, três vezes Jonas. O caro leitor perguntará, e com legitimidade, como é possível. Nós, no GoalPoint, também dizemos em tom de brincadeira que mais vale copiar o texto do mês anterior e mudar apenas os números. Mas é verdade. O brasileiro do SL Benfica é mais uma vez o Jogador do Mês, referente a Janeiro. Mas caso já nos conheça sabe que a escolha não é nossa mas sim dos “números”, nomeadamente do GoalPoint Ratings, que pondera o desempenho estatístico dos candidatos. E por mais que olhemos para os números não sobram grandes dúvidas: o brasileiro é, até ao momento, o jogador mais produtivo e influente da Liga. 

Neste momento, Jonas é o líder isolado dos melhores marcadores da Liga NOS, com 21 tentos, mais cinco que o seu mais directo perseguidor, Islam Slimani, do Sporting CP. Tudo isto fruto de 78 remates (4,3 a cada 90 minutos) e uma taxa de concretização de 27%. Soma também nove assistências e 38 passes para ocasião. Este é retrato global do “Pistolas” até à 20ª jornada do campeonato, mas o que tem impressionado mesmo são os valores parciais mensais em comparação com os restantes futebolistas em prova. A cada mês que passa, o avançado não desilude e cumpre, fiel à sua missão.

Jogador do mês - Janeiro 2016 - Jonas - SL Benfica - Liga NOS 2015/16
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint fotografia: João Trindade)

Ano novo, vida velha

Pouco ou nada mudou em relação a Setembro/Outubro e Novembro/Dezembro. Jonas ganhou em toda a linha no nosso GoalPoint Ratings™, com uma média de 7.15. O segundo foi o também benfiquista Pizzi, com 6.88, e o terceiro o sportinguista Adrien Silva, com 6.76, pelo que a vitória do brasileiro é incontestável (confira no final do artigo a lista do Top-20 do mês).

Vamos ao que interessa, os números do mês. Jonas fez oito golos em seis partidas no mês que agora terminou: dois ao Marítimo, três ao Nacional, um ao Arouca e outros dois ao Moreirense, tudo em 24 remates. Mas não é só de golos que o “Pistolas” se pode gabar. Neste período deu três a marcar aos colegas, fez dez passes para ocasião e foi eleito homem do jogo em metade das partidas que disputou. É obra.

É válido dizer, pelos números que acabámos de expor, que Jonas não é apenas um “matador”. É igualmente uma peça-chave na manobra do Benfica, um jogador de colectivo, e de luta. Um dos aspectos mais impressionantes em Jonas nem são os golos marcados, mas, curiosamente, a sua eficácia nos duelos individuais pelo ar, que contribuíram também para o rating médio mensal. Em Janeiro, o brasileiro ganhou 78% das disputas pelo ar em que participou, sendo mais impressionante o facto de a média dos avançados neste tipo de lances rondar os 35%.

Foi mesmo o segundo melhor da Liga NOS neste capítulo, apenas atrás de Willy Boly, defesa o SC Braga que ganhou 86%. Como comparação com o outro avançado de referência deste campeonato, é de notar que Slimani, por exemplo, não foi além dos 48%, valor já muito bom para um atacante. É certo que Jonas tem uma invulgar capacidade de fugir às marcações e atacar a bola livre de marcação, mas também esse facto demonstra inteligência e contribui para a eficácia atacante

O último desafio: os grandes jogos

No entanto, Jonas poderá estar perante um período complicado. A crítica mais velada ao brasileiro é a sua poupa preponderância nos jogos frente aos outros “grandes” do futebol português, aos quais não marcou ainda qualquer golo. Já este mês, os comandados de Rui Vitória recebem o FC Porto, e em Março é a vez de as “águias” visitarem o Sporting em Alvalade. É nesta altura que Jonas poderá convencer os que ainda são cépticos em relação às suas qualidades ou, ao invés, confirmar a ideia de que se apaga nos grandes jogos.

Será que Fevereiro trará um novo jogador do mês? Esperamos que sim há algum tempo, nem que seja para termos o gosto de analisar outro jogador em evidência mas a verdade é que o “pistolas” não tem dado grande hipótese. Veremos, por agora concluímos com a lista dos 20 melhores GoalPoint Ratings de Janeiro de 2016.

JogadorClubeGP Rating
JonasBenfica7.15
PizziBenfica6.88
Adrien SilvaSporting6.76
Lucas SouzaTondela6.62
João MárioSporting6.56
MikaBoavista6.45
Danilo PereiraPorto6.41
OtávioV. Guimarães6.39
Diego CarlosEstoril6.38
Yacine BrahimiPorto6.36

Não perca amanhã a revelação dos 10 magníficos que acompanham Jonas no “onze” GoalPoint Ratings da Liga NOS do mês de Janeiro!