Jogador do mês: Jonas, o “matador” imparável

-

A forma titubeante do Benfica na Liga NOS 2015/16 pode suscitar dúvidas até nos mais acérrimos adeptos “encarnados”, mas se há protagonista cujo desempenho não merece discussão é o de Jonas, o avançado brasileiro que há pouco mais de um ano chegava ao emblema da “águia”… desempregado.

Com 13 golos e seis assistências em 14 jornadas, Jonas reclama nada menos do que 56% de influência directa nos 34 golos marcados pelo Benfica até agora no campeonato. Ninguém mais do que o brasileiro pode assim exigir a utilização do termo “sou eu e mais 10” na nossa Liga, até ao momento.

Mais um mês em alta rotação

Apesar dos rumores de lesão (pubalgia?), Jonas não desarmou no rendimento que lhe havia valido o título de Jogador do Mês GoalPoint de Setembro/Outubro, repetindo entre Novembro e Dezembro as marcas  então atingidas: cinco golos e três assistências.

Jogador do Mês GoalPoint Novembro/Dezembro 2015/16 - Jonas
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint fotografia: J. Trindade)

Concorrência apertada

Mas desta feita o prémio de Jogador do Mês não foi fácil de garantir, apesar da produção elevada de Jonas: a coisa só ficou decidida após 14ª jornada, muito por culpa de Miguel Layún (FC Porto), que se vai assumindo como o mais impressionante reforço dos “grandes” em 2015/16, ele que até chegou aos “dragões” por empréstimo com opção de compra, a qual certamente os “azuis-e-brancos” fazem questão de activar o mais depressa possível, não fosse o mexicano sinónimo de alto rendimento na ala esquerda, como aliás já havíamos detalhado em análise recente.

[vc_table vc_table_theme=”simple”][b;bg#f2c937;align-center]Jogador,[b;bg#f2c937;align-center]Clube,[align-center;b;bg#f2c937]GP%20Rating|Jonas,SL%20Benfica,[align-center]7.01|Lay%C3%BAn,FC%20Porto,[align-center]6.78|Pizzi,SL%20Benfica,[align-center]6.64|Adrien,Sporting%20CP,[align-center]6.63|Brahimi,FC%20Porto,[align-center]6.62[/vc_table]

Um “zuca” de boas notas

Nem tudo é “talha dourada” no desempenho de Jonas. O avançado já registou os seus jogos menos conseguidos na época em curso, sendo que continua a não aparecer nos jogos “grandes”, com os duelos com Porto, Sporting e Braga a fundamentarem essa crítica já popularizada.

Jogador do Mês GoalPoint Novembro/Dezembro 2015/16 - GoalPoint Ratings
Clique no gráfico para ampliar (fonte: GoalPoint)

No entanto, os candidatos fazem-se também de regularidade e Jonas demonstra especial apetência para o frequente alto rendimento, a marcar e a assistir, complementando essas acções fulcrais com um elevado índice de participação e eficácia na construção do jogo ofensivo “encarnado” – e prova disso é o facto de três das únicas quatro notas GoalPoint Ratings superiores a nove, atribuídas na Liga NOS 2015/16 até ao momento, terem sido reclamadas pelo “zuca”.

Jonas não vai para novo mas temos de recuar à memória de Liedson de “verde-e-branco” para encontrar tão preponderante abono ofensivo oriundo da Terra de Vera Cruz. Não admira assim que, esteja o Benfica melhor ou pior na tabela, o brasileiro sobressaia e justifique a repetição do prémio de Jogador do Mês GoalPoint.

 

Amanhã revelamos o Onze do Mês GoalPoint Ratings bem como o Top 10 da Liga NOS até ao momento!

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR