Luís Carlos Pereira Carneiro, é ele o Jogador do Mês GoalPoint Liga NOS de Dezembro 2018. O nome dirá pouco à maioria dos fãs do futebol, pois é como Licá que é conhecido e, para muitos, como “Lord” Licá, um velho conhecido do futebol português (o Belenenses SAD é o nono clube nacional que representa), que acaba de provar que, aos 30 anos, ainda tem muito futebol para nos oferecer.

Num mês com apenas três jornadas disputadas, não faltaram homens da linha da frente merecedores de destaque, pelos golos que marcaram ou ofereceram. Desde Moussa Marega (4G, 2A), passando por Bas Dost (4G) e Dyego Sousa (4G), foram vários os “artilheiros” que coloriram os marcadores com particular frequência, entre a 12ª e a 14ª jornadas, mas nenhum deles marcou mais golos do que Licá. E sobretudo nenhum deles obteve melhor GoalPoint Rating do que o belenense.

Licá liderava igualmente a preferência dos nossos seguidores aquando da redacção deste artigo ]

Quem merece o "prémio" de Melhor Jogador GoalPoint #LigaNOS de Dezembro 2018? 🔝❤ Licá (Belenenses SAD)😆 Bas Dost…

Publiée par GoalPoint.pt sur Mercredi 26 décembre 2018

Licá retornou ao futebol português em Agosto para representar o Belenenses SAD, mas o “Lord”, esse, regressou apenas em Dezembro, um mês verdadeiramente excepcional para o extremo, ou não tivesse concentrado, nas três jornadas disputadas, os quatro golos e uma assistência que acumula na Liga 18/19 até ao momento.

GoalPoint-Jogador-do-mes-Lica-Belenenses-SAD-Liga-NOS-Dezembro-2018-1-infog
Clique para ampliar

A influência ofensiva de Licá revelou-se, aliás, decisiva nos resultados obtidos pelos “azuis” neste período, com os seus golos, marcados e assistidos, a garantirem os resultados que colocam o Belenenses SAD num excepcional sexto lugar da Liga, com apenas duas derrotas, o melhor registo da Liga neste capítulo, a par de Braga, Benfica e do líder, FC Porto.

Um dos golos de Licá na goleada frente ao Aves, da 14ª jornada ]

Quanto ao futebol que o extremo vai oferecendo, é curioso perceber que não se diferencia muito do que já o caracterizava na sua anterior época completa na Liga NOS, em 2015/16, nessa altura ao serviço do Vitória SC. Os traços estatísticos são essencialmente os mesmos (com excepção da ligeira quebra no recurso ao drible); o que muda é o facto de Licá estar a apenas um golo e a duas assistências de igualar a sua produção em toda essa temporada (vide infografia seguinte).

GoalPoint-Licá_2018_vs_Licá_2015-infog
Clique para ampliar

Dezembro trouxe no “sapatinho” um “Lord” Licá em grande, e os “azuis” agradecem. Continue o extremo nascido em Lamelas a mostrar a mesma apetência decisiva, e os “azuis” podem estar no caminho de rubricar uma das mais interessantes épocas desde o seu regresso à Liga NOS.

Parabéns Licá!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca amanhã o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Licá no “onze” GoalPoint Ratings de Dezembro de 2018 e… votos de um excelente 2019!