Jogador do mês | Ninguém pára Brahimi 🐍

-

Pouco tempo após ser eleito o melhor jogador da primeira volta da Liga NOS, muito por culpa de uma 17ª jornada em que ultrapassou o benfiquista Jonas no “photo finish”, eis que Yacine Brahimi recebe a merecida distinção de Jogador do Mês GoalPoint, referente ao mês de Janeiro.

Lucas Evangelista foi o craque em destaque no mês de Dezembro, mas, apesar de o estorilista ter voltado a brilhar neste arranque de ano, ninguém fez perigar a eleição de Brahimi em Janeiro, ele que, nas quatro rondas que disputou, das cinco em análise (da 16ª à 20ª), apenas por uma vez não apresentou um GoalPoint Rating de grande nível (precisamente na última, ante o Moreirense). Num universo de jogadores que disputaram no mínimo 225 de jogo, apenas um aproximou-se de Brahimi, que voltou a destacar-se dos demais num detalhe em que é, de longe, o mais eficaz da Liga NOS, ao nível do que de melhor se vê nas principais Ligas europeias: o drible.

Uma “serpente” difícil de travar

O rating de 7.26 foi o mais alto de Janeiro. Brahimi conseguiu esta média num conjunto de quatro jogos, e sem recurso excessivo às “muletas” que mais contribuem para as notas mais altas, ou seja, golos e assistências. Neste período, o argelino apontou apenas um golo e fez somente uma assistência, o que valoriza ainda mais o seu feito. E como é que Brahimi o conseguiu? Com outros números verdadeiramente “galácticos”, nomeadamente uma vertente em que é imbatível, o drible. Na 19ª jornada, no Dragão, frente ao Tondela, o jogador fulminou o recorde de dribles eficazes na Liga – aliás os três registos mais elevados já eram seus -, com 13, mais quatro que a anterior marca mais alta. Está visto que é cada vez mais difícil evitar que o extremo ultrapasse com facilidade os seus adversários directos, sendo um dos principais municiadores do ataque portista.

O que Brahimi dá ao Porto

A importância de Brahimi esta temporada para o Porto está aos olhos de todos. Se na época passada demorou a assegurar um lugar a titular sob as ordens de Nuno Espírito Santo, desta feita a sua influência é inegável. Em Janeiro, o argelino não só bateu o recorde de dribles eficazes, como manteve sempre esta variável em números muito altos, que lhe permite, nesta altura, registar 105 dribles certos na Liga NOS, mais 61 que jogadores como Gelson Martins, Paulinho (agora seu colega) e Victor Andrade, e com uma média de 6,1 a cada 90 minutos. Esta média coloca-o em terceiro lugar entre os maiores dribladores das seis principais Ligas europeias (“top 5” + Liga NOS), apenas atrás de Neymar (7,7) e Eden Hazard (6,6) – num universo de futebolistas com um mínimo de 1000 minutos nos respectivos campeonatos.

GoalPoint-Jogador-Mes-Janeiro-2018-Brahimi-Liga-NOS-201718-infog
Clique para ampliar

Mas não é só. Em Janeiro, Brahimi nunca deixou de contribuir com passes para finalização dos seus colegas (7), e nunca virou a cara à responsabilidade de pegar no jogo da equipa, como demonstram as muitas acções com bola que realiza em cada jogo, com destaque para as 77 na tal partida especial ante o Tondela. Facto é que não foi, sequer, nesse jogo que o extremo registou o seu rating mais elevado no mês de Janeiro. Tal aconteceu na 17ª jornada, a 7 de Janeiro, na recepção ao V. Guimarães, na qual marcou um golo e apenas os 8.5 de Moussa Marega impediram que os 8.3 de Brahimi lhe garantissem a terceira distinção de MPV esta temporada.

Na 16ª jornada, em Santa Maria da Feira, o extremo mostrou outra faceta que mostra a sua importância na equipa, a recuperação de posse – foi numa destas acções que o jogador se apoderou do esférico, antes de fazer a assistência para o golo de Marega. Neste momento, Brahimi é o terceiro portista – com pelo menos 900 minutos na Liga – com mais recuperações de posse por cada 90 minutos, 7,2, apenas atrás de Danilo Pereira (8.2) e Herrera (8.0). Caso para dizer que Sérgio Conceição pode confiar no seu craque para atacar e sacrificar-se também pela equipa.

Parabéns, Brahimi!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS, da época em curso e anteriores.

Não perca amanhã o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Yacine Brahimi no “onze” GoalPoint Ratings de Janeiro de 2018.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.