Jogador do mês | Otávio, o “tuga” que comanda o Dragão 🃏

-

Esta rúbrica pode quase parecer repetitiva, mas nós não temos a culpa toda. A época 2021/22 da Liga portuguesa começou como terminou a anterior no que toda a jogadores em destaque. Em 2020/21 houve quatro distinções de Jogador do Mês GoalPoint Ratings para atletas do FC Porto, sendo que três deles foram consecutivos e coincidiram com as últimas eleições. Otávio Monteiro foi um deles, em Abril, e em Agosto de 2021 volta a levar o “galardão” para casa, aumentando para quatro consecutivas as distinções dos “dragões”, desta vez atravessando temporadas.

Agosto foi um mês extraordinário para Otávio. Não só foi o melhor futebolista da Liga – num universo de jogadores com mais de 240 minutos de utilização -, como esse facto coincidiu com a chamada por Fernando Santos à Selecção Nacional, para os compromissos no arranque de Setembro. O médio português fez valer a sua importância vital no FC Porto como jogador de pendor ofensivo, mas que confere equilíbrios defensivos tácticos fundamentais, para merecer uma confiança que não chega a todos, pois muitos teimam em não reconhecer as suas características fulcrais. E estas voltaram a estar em evidência neste mês findo.

Uma fonte inesgotável de trabalho

GoalPoint-Otavio-Monteiro-POM-Agosto-2021-infog
Clique para ampliar

Otávio bateu toda a concorrência com um rating acumulado de 7.31, que reflecte uma regularidade acima da média. Até mesmo o encontro em que esteve “pior”, no empate na visita ao Marítimo, o médio/extremo esteve a bom nível, com um 6.0. Nas jornadas 2 e 4 a sua nota foi a mesma, um 7.2, e no arranque, ante a Belenenses SAD, Otávio assinou a sua melhor exibição até ao momento. Ante os “azuis” realizou uma assistência, o mesmo que fez na ronda seguinte, em casa do Famalicão. Dois passes para golo em quatro jornadas é um número bastante interessante, demonstrativo da sua versatilidade e qualidade, tanto nos momentos ofensivos, como defensivos.

[ Os statscards de Otávio nas quatro jornadas de Agosto ]

Nos statscards acima pode conferir o que de mais importante Otávio fez nas quatro jornadas em análise, e há muito para destacar. Só lhe faltou o golo, algo que, curiosamente, esteve mais perto de acontecer no jogo que lhe correu “pior”, na Madeira, no qual fez quatro remates e enquadrou três, sendo que no cômputo das outras três partidas fez apenas três disparos, nenhum com a melhor direcção. Só que houve outros momentos em que o portista se destacou, na construção e nos processos defensivos, alguns ficando recordes da Liga Bwin até ao momento.

[ À esquerda os 14 passes ofensivos valiosos, à direita os 11 aproximativos, ambos ante a Belenenses SAD ]

Nada como começar pelo princípio. Frente à Belenenses SAD, Otávio fixou dois valores elevados em momentos de construção, um deles que ainda não foi batido por ninguém em qualquer jogo deste campeonato. Nessa partida fez nada menos que 11 passes aproximativos – ou seja, quando as entregas asseguram uma redução de distância para a baliza em pelo menos 25% e dez metros -, algo que não é recorde, mas que é máximo entre jogadores que não são centrais. Sebastián Coates (17, Sporting ante o Famalicão), Marco Baixinho (14, Paços de Ferreira também com os famalicenses) e Lucas Possignolo (14, Portimonense com o Vitória SC) têm os três valores mais elevados.

Otávio é dono do máximo de passes ofensivos valiosos – ou seja, para os últimos 25 metros – num só jogo esta temporada na Liga, nada menos que 14, os quais pode observar no mapa acima à esquerda (Samu, do Vizela, ante o Tondela, também fez 14). O “dragão” foi uma fonte de construção ofensiva fundamental no triunfo da sua equipa.

[ À esquerda as 9 acções defensivas no meio-campo do Arouca, à direita os 8 desarmes ]

Com o Arouca, na quarta jornada da Liga Bwin, Otávio não foi de modas e fixou dois máximos defensivos, ele que é um médio de características ofensivas por excelência, mas que, como já o referimos diversas vezes, é de uma importância táctica e estratégia vital em todo o futebol portista. Neste encontro fez nove acções defensivas no meio-campo contrário (mapa de cima à esquerda), mais dois do que Gil Dias somou na recepção do Benfica a este mesmo Arouca. Desarmes foram oito (mapa de cima à direita), mais dois do que qualquer outro jogador em partidas neste arranque de época.

Número de levantar o sobrolho

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Otávio-Monteiro-infog
Clique para ampliar

Estes são os principais números absolutos acumulados de Otávio até ao momento na Liga Bwin, concretamente em Agosto. A destacar, não só as duas assistências (só Pedrinho, do Gil Vicente, tem mais, com três), como os 29 passes ofensivos valiosos – valor máximo da Liga neste momento, mais oito que o segundo, pertencente ao colega de equipa Luis Díaz – e as 18 acções defensivas no meio-campo contrário (mais sete que o segundo jogador nesta variável, Yan Matheus, do Moreirense). Nos desarmes, Otávio é quinto, com 13, mas menos dois apenas que Vítor Costa, do Marítimo.

Parabéns Otávio!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga Bwin.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.