Em quase todos os clubes existe um jogador que assume importância fundamental na manobra da equipa e que, por um ou outro motivo, não recebe o crédito que merece, ou é alvo de críticas e “ódios” de estimação. Não iremos tão longe dizendo que este é o caso de Otávio, porém parece pacífico que o luso-brasileiro não tem, ou não teve tão cedo quanto merecia, o reconhecimento da importãncia que tem no futebol portista. O próprio FC Porto, verdade seja dita, parece saber o que tem em mãos, daí o esforço que fez para renovar contrato com o médio, até 2025. E certamente não se irá arrepender.
Debaixo de olho desde 2015
Da nossa parte a consciência está tranquila. Desde quando actuava no Vitória de Guimarães, por empréstimo dos “dragões”, dedicámos-lhe uma análise a prever um grande futuro, e já no Porto não raras vezes têm sido os destaques que lhe temos endereçado, como no caso dos passes ofensivos valiosos já esta época, os dribles em 2018/19, ou os sinais que davam Otávio como aposta segura de Sérgio Conceição – entre outros exemplos.
[ Otávio foi destaque GoalPoint Moneyball em 2016, quando ainda alinhava no Vitória, por empréstimo ]
O més de Abril foi apenas mais uma prova do que o médio tem feito ao serviço do Porto. Por vezes discreto, mas sempre de uma competência extrema, excelente nas decisões, incansável no trabalho táctico e defensivo, Otávio foi o Jogador do Mês GoalPoint Ratings, registando o GPR mais elevado de todos os jogadores que, entre as jornadas 25 e 29 da Liga NOS, jogaram mais de 300 minutos.
Em Abril, Otávio a mil
O médio acumulou um rating de 7.19, mais alto do que a média de notas finais publicadas nas quatro jornadas em que foi utilizado, algo que se explica pela revisão realizada pela Opta de todos os dados de desempenho dos futebolistas, nos dias seguintes aos jogos e que tem natural impacto posterior na base de dados e algoritmos GoalPoint. Otávio é o terceiro jogador do Porto a ser distinguido esta temporada como melhor do mês, o segundo consecutivo, sucedendo a Sérgio Oliveira.
[ Os principais destaques do desempenho de Otávio nas quatro jornadas de Abril em que jogou ]

O portista jogou quatro das cinco partidas disputadas no período em analise. Nestas, além de ter sido por uma vez eleito MVP, na vitória dos “azuis-e-brancos” em casa do Tondela, mostrou a regularidade (nele) habitual, permitindo-lhe surgir, pela segunda vez esta época, nos “onzes mensais – a primeira foi em Setembro/Outubro.
No período em análise, “Otavinho” não marcou qualquer golo, mas registou outros números de relevo, como uma assistência, oito passes para finalização, cinco remates e completou 11 de 15 tentativas de drible, números de grande qualidade. Porém, a sua influência não se estende apenas aos momentos ofensivos. Em Abril acumulou nada menos que 18 acções defensivas, com destaque para as seis em Moreira de Cónegos.
Em relação às acções defensivas no meio-campo contrário, foi mesmo o segundo com melhor média, de 2,6 por 90 minutos, apenas atrás das 3,0 de Manuel Ugarte, do Famalicão, tendo sido também o segundo em acções defensivas no último terço (1,6), atrás de Lincoln (1,7), do Santa Clara, e com registo idêntico ao de Ryan Gauld, do Farense. Números que não são apenas contextuais, mas transversais a esta e outras épocas de Otávio, jogador imprescindível na capacidade de luta, reacção à perda e momentos defensivos na equipa de Sérgio Conceição. Uma autêntica “carraça”, como se diz na gíria do futebol.
Jogador omnipresente
[ As estatísticas acumuladas de Otávio na Liga NOS 20/21 ]

A transversalidade das estatísticas do médio revelam-se numa análise mais aturada dos desempenhos ao longo da temporada. De entre os jogadores de carácter ofensivo do FC Porto, Otávio é o que regista melhor média de acções defensivas nos meios-campos contrários, nada menos que 2,2 por 90 minutos, sendo o terceiro jogador ofensivo da Liga nesta variável entre jogadores com mais de 1305 minutos de utilização (metade dos minutos possíveis) – atrás de Rafa Silva (2,6), do Benfica, e novamente Ryan Gauld (2,2, mas umas centésimas à frente). Mas também ofensivamente os seus números são de respeito.
[ À esquerda todas as 85 acções defensivas de Otávio na Liga (40 no meio-campo contrário), à direita as cinco assistências ]
Otávio tem já cinco assistências esta temporada, sendo o terceiro “dragão” com mais, atrás das sete de Jesús Corona e as seis de Mehdi Taremi. Só Tecatito (2,8) e Sérgio Oliveira (1,9) têm mais passes para finalização no plantel portista do que Otávio, com o médio a liderar toda a Liga NOS na média de passes ofensivos valiosos, nada menos que 7,3. Nas tentativas de drible (3,4), só Corona (5,5) e Wilson Manafá (3,7) têm mais entre portistas, mas quando o assunto é os eficazes, apenas o lateral tem uma margem ligeira de vantagem, de somente uma centésima (ambos com 2,3).
Uma ampla cobertura de terreno
[ Os statscards das exibições de Otávio nas quatro rondas em que jogou ]
A melhor exibição de Otávio em Abril na Liga NOS aconteceu à 26ª jornada. O Porto visitou o Tondela e ganhou por 2-0, com o médio a registar um excelente GoalPoint Rating de 7.1, que lhe valeu a distinção de melhor em campo. Nessa partida fez quatro passes para finalização, oito passes ofensivos valiosos, outros tantos progressivos eficazes e, mais uma vez, brilhou nas acções defensivas no meio-campo contrário, com quatro. Um detalhe que se compreende ao olhar para o “heat map” dessa partida… mas também das restantes três.
[ A assistência de Otávio para o golo de Marega ao Vitória de Guimarães ]
Otávio está em todo o lado, nas alas, no meio, em zonas de finalização, em terrenos recuados, em ajuda à defesa, em apoio ofensivo. Essa é a imagem de marca do luso-brasileiro, quer jogue a médio-direito, a médio-esquerdo, a médio-ofensivo, em 4-4-2 ou em 4-3-3. “Otavinho” tem uma energia, uma raça e uma entrega ao jogo que conferem ao Porto os equilíbrios defensivos necessários, ao mesmo tempo que conferem qualidade ofensiva. Bem à imagem do que gosta Sérgio Conceição.
Parabéns Otávio!
Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.
Não perca, em breve, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Otávio no “onze” GoalPoint Ratings de Abril de 2021!
Notas metodológicas:
- O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
- Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.