Jogador do mês | Otávio, o multifunções que lidera o dragão

-

Aúltima equipa do mês antes do Mundial não muda as cores do jogador destacado, em relação ao eleito de Setembro. Tal como em épocas passadas, juntámos os meses de Outubro e Novembro mas, exactamente como em Setembro, o Jogador do Mês é “azul-e-branco”. Otávio Monteiro não é consensual, mas começa a ser complicado justificar o “hate” sobre um jogador que, ao longo das últimas épocas, tem sido uma espécie de porta-estandarte da ideia de jogo e do espírito de luta do FC Porto. O internacional português vai estar no Qatar a defender as cores nacionais e a isso não é alheia mais uma temporada com números incríveis, que tiveram nestes dois meses um pico difícil de ignorar.

O período em análise vai da jornada 9 à 13 do campeonato e comporta apenas jogadores que disputaram mais de 300 minutos nesta fase. O jogador portista fechou o mês com um GoalPoint Rating de 7.55, desta feita, contudo, numa distinção mais renhida do que em outras situações, batendo outro médio, rival… à meia décima: João Mário.

GoalPoint-Otavio-Monteiro-POM-Outubro-Novembro-2022-infog

O “boneco” que costuma ilustrar os destaques mensais individuais conta, de forma clara, parte da história que leva a este prémio. Otávio foi, nas cinco rondas em apreciação, um jogador verdadeiramente fundamental no percurso do FC Porto, algo que fica bem patente nos ratings que acumulou jornada após jornada, nenhum deles abaixo de 6.3.

A influência do médio estende-se pelos diversos momentos do jogo. Não foi nos golos marcados que Otávio se destacou, pois fez apenas um, mas juntou a esse tento duas assistências, sendo que a sua contribuição para os golos marcados pelos portistas consigo em campo foi de 27,3%. Há, contudo, outros detalhes em que “Tavinho” sobressai.

[ O heatmap de Otávio entre as jornadas 9 e 13 ]

GoalPoint-Otávio-Monteiro-Porto-Acções-Liga-bwin-Outubro_Novembro-202223

O heatmap mostra o raio de acção de Otávio, jogador que trabalha incansavelmente e abarca grandes quantidades de terreno e não é a correr atrás da bola, é mesmo em função dela: foi o quarto jogador com mais acções com bola, exactamente 400. Tal como tem sido hábito, ocupa prioritariamente o flanco direito, ajudando a tapar esse corredor a investidas contrárias, e também ataca por esse lado. Porém, é clara a sua apetência por recuar e flectir para zonas mais centrais, fechando ao meio e ajudando a sua equipa nos momentos defensivos.

[ Os passes para finalização (à esquerda), as ocasiões flagrantes criadas  e os passes aproximativos (à direita) de Otávio neste período ]

Na construção Otávio esteve num nível elevadíssimo, com estatísticas que vão bem além das duas assistências. Em Outubro/Novembro, “Tavinho” foi o quinto jogador que mais passes para finalização fez em termos absolutos (14), menos dois que o líder neste detalhe, o bracarense Ricardo Horta. Metade foram realizados num só jogo (já lá vamos). Estas entregas para remate contribuíram para que o portista criasse três ocasiões flagrantes nesta fase, sendo o terceiro jogador, atrás das cinco dos líderes, o maritimista Bruno Xadas e Enzo Fernández, do Benfica.

A capacidade de Otávio em recuperar jogo para a sua equipa colocam-no também em boa posição para realizar passes rápidos para os colegas da frente. Assim, o médio foi o quarto jogador em passes aproximativos – que permitem aproximação à baliza de pelo menos 25% e no mínimo de oito metros. Foram 33, menos sete que o líder, novamente o benfiquista Enzo Fernández. Mas há mais momentos em que Otávio brilhou.

[ Os dribles (à esquerda) e as acções defensivas de Otávio nas cinco jornadas analisadas ]

O portista foi o nono da Liga em tentativas de drible (15), tendo sido o melhor do Porto, e cinco delas terminaram com sucesso. Não são números extraordinários, pelo menos se compararmos com outros, os defensivos, que são verdadeiramente definidoras das características do médio.

Entre as jornadas 9 e 13, Otávio foi o jogador de todas as posições que mais desarmes realizou, um total de 20. Quando olhamos para o global de acções defensivas – desarmes, intercepções, alívios, bloqueios de remate, de passe e cruzamento -, o “dragão” foi o quarto médio da Liga na soma destas acções (33), menos cinco que o colega de equipa, Matheus Uribe. Destas, 11 foram realizadas nos meios-campos adversários, sendo o sexto jogador com mais (mapa de cima à direita).

Consistência a toda a prova

Nas cinco rondas a que a distinção diz respeito, Otávio foi MVP em apenas um jogo, precisamente na nona jornada, na vitória portista em Portimão, onde marcou um golo mas, por outro lado, esteve sempre em alto nível, característica própria dos craques realmente influentes.

[ O tento de Otávio ao Portimonense, na 9ª jornada ]

Nas três jornadas subsequentes não teve nenhuma contribuição directa para golos dos “dragões”, mas o nível das suas “performances” continuou bastante elevado. Curiosamente, a sua melhor nota nesta fase não lhe garantiu a distinção de melhor em campo. O 8.6, fruto de duas assistências e de uma extraordinária demonstração de qualidade de passe – fez sete passes para finalização, metade to total nestas cinco rondas – no dérbi com o Boavista, no Bessa, acabou ofuscado pelo 10.0, nota máxima arrancada por Galeno.

Mais uma época para recordar

[ O StatsCard de Otávio na Liga bwin 22/23 até agora ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Otávio-Monteiro-infog

Entre jogadores com mais de 585 minutos disputados, metade do total possível na Liga, Otávio surge neste momento com o terceiro melhor GoalPoint Rating consolidado. Algo que não espanta tal a qualidade do trabalho do médio na equipa portista, onde é um jogador fundamental. Oitavo em passes para finalização por 90 minutos, com 2,7, é líder em passes de ruptura, com 1,7, mais do dobro da média da concorrência, e o sexto em passes aproximativos (6,9).

No trabalho colectivo, destaque para os excelentes 3,0 desarmes a cada 90 minutos e as 2,0 acções defensivas nos meios-campos contrários, bem como as 6,8 recuperações de posse. A continuar assim irá, seguramente, lutar pela distinção de Jogador do Ano, galardão que arrebatou em 2021/22, época de título para o FC Porto.

Parabéns Otávio!

Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga bwin.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.