Jogador do mês | Pedro Gonçalves, o Pote da esperança leonina ⭐

-

TotoRating Banner

P edro Gonçalves esteve perto da “glória GoalPoint” em Setembro/Outubro, mas a fase extraordinária de Wenderson Galeno atravessou-se no seu caminho. Mas desta vez não lhe escapou: “Pote” é o Jogador do Mês GoalPoint Ratings de Novembro de 2020. O “leão” manteve a regularidade muito acima da média que trazia dos meses anteriores e arrasou a concorrência, com prestações de grande nível, golos e um peso extraordinário na produção ofensiva do Sporting, que lhe assegurou um arranque de leão ao peito superior à grande figura leonina da última dezena de anos, Bruno Fernandes.

Em Novembro são três as jornadas em análise (ronda 6 à 8), e nos jogos que disputou, Gonçalves foi sempre MVP – a segunda vez que um jogador do mês foi sempre o melhor em campo, o outro foi Pizzi, em Março de 2017 -, conseguindo dois golos em cada uma das partidas. Neste momento o atacante leonino soma nove golos no campeonato, sendo o melhor marcador, revelando uma eficácia e competência no remate muito acima da concorrência. O GoalPoint Rating acumulado fixou-se nos 8.78, o mais elevado de entre todos os jogadores do mês que tivemos até ao momento, e nem o facto de abarcar apenas três jornadas – e olhar apenas para futebolistas com mais de 180 minutos de utilização – retira mérito ao internacional Sub-21 por Portugal.

O leitor reparará, e bem, que a nota final está acima da média de ratings por jornada. É verdade, e tal deve-se ao facto de o GPR acumulado ser calculado sobre o desempenho consolidado (por 90 minutos) neste período, e não sobre a média de cada jogo. Em qualquer um dos três jogos, Pedro Gonçalves foi substituído antes do final das partidas, o que torna ainda mais valiosos os números que somou, resultando num rating agregado “vitaminado”, raro e sobretudo excepcional.

GoalPoint-Jogador-do-mes-Novembro-2020-Pedro-Goncalves-Sporting-infog
Clique para ampliar

“Pote” fez seis golos e uma assistência nestas três rondas da Liga. E fê-los com uma eficácia de remate que lhe permitiu terminar os jogos apenas com um disparo desenquadrado em cada um deles. No total foram 12 remates (número mais elevado entre todos, correspondendo a 4,6 por 90 minutos), nove deles na direcção da baliza. Ninguém enquadrou mais do que o “leão”, que chegou aos 3,5, bem à frente dos 2,0 do colega de equipa Andraz Sporar, o segundo nesta variável. Melhor ainda, Gonçalves converteu 50% dos seus “tiros”, mais do que qualquer outro jogador em análise, e todos de bola corrida.

[ O segundo golo de Pedro Gonçalves ao Moreirense, na 8ª jornada ]

Quanto a ocasiões flagrantes, o ex-Famalicão usufruiu de 2,3 (sem grandes penalidades) e converteu 67% destes lances. Ninguém com mais de 0,5 ocasiões flagrantes por 90 minutos nesta fase conseguiu um aproveitamento mais alto. Mas desengane-se quem pensa que apenas finaliza. O jovem foi mesmo o terceiro jogador leonino com mais passes para finalização, 1,9, apenas atrás dos 3,0 de Nuno Santos e dos 2,0 de João Mário, sendo o segundo melhor jogador nesta fase, em toda a Liga, no número de ocasiões flagrantes criadas (1,2, contra as 1,5 de Ricardo Quaresma, do Vitória de Guimarães). Não só marca, como dá a marcar. Se os colegas aproveitam ou não, é outra questão.

O mais impressionante de tudo é que Pedro Gonçalves, nas três jornadas em discussão, foi responsável pela marcação de 67% dos golos do Sporting enquanto esteve em campo, peso que sobe para 78% se lhe juntarmos uma assistência, que fez em Guimarães. E de notar, também, que na prática, Pedro Gonçalves arrancou quatro MVPs seguidos, se contarmos com o jogo do Sporting com o Gil Vicente, adiado da 1ª jornada e disputado a 28 de Outubro. Mais uns dias à frente e seriam oito acções para golo em quatro partidas em Novembro.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2020-Pedro-Gonçalves-infog
Clique para ampliar

Olhando para o quadro geral da Liga desde o seu arranque, Pedro Gonçalves é também, entre jogadores com mais de 360 minutos, aquele que regista um GoalPoint Rating acumulado mais alto, um 7.89 que traduz toda uma trajectória sempre em grande nível. Para além de ser o melhor marcador, como já referimos (também o é em golos por 90 minutos, nada menos que 1,4). É o quarto mais rematador, com 3,2, aquele que mais enquadra (2,0) e o que regista melhor conversão de remate (43%) entre todos os que fizeram mais de 0,3 disparos em média.

Pedro Gonçalves marcou nada menos que 50% de todos os golos do Sporting esta época na Liga enquanto esteve em campo, número que sobre para os 56% quando se junta a assistência que realizou. Estatísticas arrasadoras que fazem de “Pote” o candidato mais óbvio, nesta altura, a jogador da época no campeonato. Mas ainda falta muito para disputar.

Golos e mais golos… mas não só

[ Os statscards das exibições de Pedro Gonçalves nas 3 jornadas de Novembro ]

Estes são os statscards de Pedro Gonçalves, que destacaram o jogador como melhor em campo nas três partidas que o Sporting realizou em Novembro na Liga. Seis golos, dois em cada, muitos remates, passes para finalização, até um disparo ao poste, que poderia ter elevado as estatísticas de para outros patamares ainda mais impressionantes, caso a bola se tivesse encaminhado uns centímetros mais para dentro.

O destaque, em termos de rating, recai no último jogo, no qual o Sporting ganhou por 2-1, em casa ao Moreirense. O 8.4 nem foi a sua melhor nota da época, essa foi a que conseguiu na 5ª jornada, precisamente a anterior à que marca o início desta análise, um 9.6 arrancado na visita ao Santa Clara. Contudo, é interessante notar, nestas três infografias, a versatilidade de Pedro Gonçalves, expressa nos “heat maps”. Trata-se de um jogador muito móvel, que percorre todas as áreas do meio-campo ofensivo e faixas laterais, de forma muito pouco previsível e de difícil marcação.

[ Os golos de Pedro Gonçalves na Liga NOS até à 7ª jornada ]

Parabéns Pedro Gonçalves!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, em breve, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Pedro Gonçalves no “onze” GoalPoint Ratings de Novembro de 2020!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.