Jorge Jesus costuma surpreender todas as épocas com algumas adaptações surpreendentes e bem conseguidas, e desta vez parece definitivamente que o “sortudo” a beneficiar da criatividade do técnico é o português Pizzi.

Tal como o GoalPoint referiu recentemente numa peça de análise mais aprofundada ao jogador, Pizzi ganhou a Anderson Talisca a corrida ao lugar “8” no meio-campo “encarnado” e à vaga deixada em aberto com a partida de Enzo Pérez para o Valência, graças a uma sequência de excelentes exibições que culminaram com um período de grande nível. É, assim, a nossa escolha para Jogador do Mês de Fevereiro da Liga NOS – confira aqui a análise a Lucas João, Jogador do Mês de Janeiro para o GoalPoint.

Clique na infografia para ampliar (foto: J. Trindade infografia: GoalPoint)
Clique na infografia para ampliar (foto: J. Trindade infografia: GoalPoint)

Nestes quatro jogos de Fevereiro, Pizzi mostrou profundas melhorias no seu jogo, comparando este período curto com os totais que apresenta na Liga (13 partidas). Apresenta melhores índices de remates por jogo (0,7 no total da Liga; 1 em média em Fevereiro), na eficácia de remate (55,6%; 75%), nas assistências (0,3; 0,8) e a sua influência crescente nota-se em especial nos passes por jogo (30,5; 46,8), nos passes para ocasião (1,5; 4) e nos toques na bola (38,7; 62,5).

Pizzi é um jogador que, tal como referimos anteriormente, tem um maior peso em termos ofensivos e de organização do jogo “encarnado”, sendo ainda algo frágil a nível defensivo, pelo que o destaque vai mesmo para as quatro assistências que regista até ao momento na Liga e os 87% de eficácia de passe, um valor bem elevado e acima dos 83% de Enzo até à sua saída – 78,8% no último terço do terreno.
O médio transmontando sucede assim a Jackson (Agosto/Setembro), Nani (Setembro) e Óliver (Novembro),  Lima (Dezembro) e Lucas João (Janeiro). Clique nas imagens e confira as análises dos antecessores do português eleitos como jogador do mês GoalPoint.

Jogador do mês GoalPoint - Janeiro 2015 - Lucas João (CD Nacional)
Janeiro 2015 – Lucas João (CD Nacional)

 

 

 

 

Dezembro 2014 - Lima (SL Benfica)
Dezembro 2014 – Lima (SL Benfica)
GP - destaque - JogMesNov201415OliverT - 05Dez2014
Dezembro 2014 – Óliver Torres (FC Porto)
Outubro 2014 - Nani (Sporting CP)
Outubro 2014 – Nani (Sporting CP)
Agosto 2014 - Jackson Martínez (FC Porto)
Agosto/Setembro 2014 – Jackson Martínez (FC Porto)