Jogador do mês | Quaresma, o “rei” no seu Castelo 👑

-

TotoRating Banner

Ele aí está. No início da época 2020/21 chegou com pompa e circunstância a Guimarães para reforçar o Vitória SC, numa das contratações mais sonantes em Portugal. Ricardo Quaresma, internacional português, campeão Europeu em 2016, jogador que passou por Sporting, FC Porto, Barcelona, Inter, Chelsea e com várias temporadas no futebol turco. Um dos mais carismáticos futebolistas nacionais da última vintena de anos, e também um dos mais talentosos, “Harry Potter”, como é conhecido, assinou pelos vimaranenses e não desiludiu.

O arranque da época não lhe permitiu, por diversas razões, até pelo mau começo da equipa, mostrar de imediato o seu melhor lado, mas aos poucos foi recuperando o seu futebol e melhorando a olhos vistos, ao ponto de, em Janeiro, suceder a Mehdi Taremi como Jogador do Mês GoalPoint Ratings.

Neste primeiro mês de 2021 foram disputadas quatro jornadas, da 12ª à 15ª, e é sobre essas que recai a nossa análise quanto ao jogador com melhor desempenho acumulado – que tenham disputado mais de 240 do total de minutos disponíveis. No caso de Quaresma foram somente três os encontros, uma vez que a recepção ao Farense, relativa à 14ª ronda, foi adiada para 17 de Fevereiro, devido a gelo no relvado do Dom Afonso Henriques em dois dias consecutivos. Ainda assim, nada que lhe retirasse a distinção, registando um GPR acumulado de 7.40, o mais alto nesta fase.

[ Os principais destaques do desempenho de Quaresma nas três jornadas que disputou em Janeiro ]

GoalPoint-Jogador-do-mes-Janeiro 2021-Ricardo-Quaresma-Vitoria-SC-1-infog
Clique para ampliar

Nas três partidas realizadas, não foi tanto pelas acções para golo (apenas uma) que a influência de Quaresma se fez sentir. O “Mustang” marcou apenas por uma vez, na extraordinária exibição ante o nacional da Madeira, e não fez qualquer assistência. Mas noutros momentos esteve em grande plano, como é o caso do drible. No total foram 11 tentativas, com sucesso em oito, correspondendo a 73% de eficácia. Cruzamentos de bola corrida foram 20, sendo o terceiro jogador neste período com mais, atrás apenas de Marcelo Hermes (26) e Cláudio Winck, ambos do Marítimo, tendo registado sucesso em cinco, curiosamente todos no mesmo jogo, um novo máximo em vigor na edição da Liga em curso.

Contudo, é noutro detalhe que Quaresma mostrou toda a sua influência no futebol vitoriano. Não que tenha registado um número grande de passes para finalização (foram apenas seis) ou de remates (sete), mas no período em análise, o “Harry Potter” contribuiu para 43,3% de todos os remates da sua equipa, na soma dos que fez e dos que proporcionou. Mais ainda, no cômputo geral da época, o extremo contribuiu para 50,5% dos disparos dos minhotos. Ninguém nas principais Ligas europeias apresenta uma percentagem tão alta, e somente Lionel Messi, com 50,2%, aproxima-se do português.

Quer saber uma coisa espantosa? Quaresma foi o jogador, a par de Carlos Júnior, do Santa Clara, que mais enquadrou remates de trivela. Foram 25% de eficácia. Surpreendido? Nós não.

[ As estatísticas acumuladas de Quaresma na Liga NOS 2020/21 ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Ricardo-Quaresma-infog
Clique para ampliar

Se olharmos para toda a época de Quaresma, salta à vista o facto de ser o líder incontestado quando o assunto é cruzar de bola corrida. Entre jogadores com mais de 675 minutos de utilização (metade do total possível), Ricardo regista uma média de 5,4 – bem à frente dos 4,6 de Antoine Leautey, do Gil Vicente -, e com uma interessante eficácia de 23,7%. Mas não é tudo.

Nos remates de bola corrida por 90 minutos regista 2,0, o terceiro valor mais elevado da Liga, sendo o melhor vimaranense neste pormenor – o mesmo acontecendo nos disparos em termos globais (2,6). Quanto ao passe para finalização é o sexto jogador da Liga com melhor média (2,1) e é o décimo em ocasiões flagrantes criadas (0,5), e no drible tenta o gesto 4,3 por 90 minutos, 2,3 com sucesso, o que corresponde a 53,2% de eficácia.

Recital de “magia” frente ao Nacional

[ Os statscards das exibições de Quaresma nas jornadas de Janeiro em que jogou ]

Não há forma de o contornar. A grande exibição de Quaresma esta época na Liga aconteceu à 12ª jornada e teve peso grande nesta distinção. O 6.3 ante o Moreirense e o 6.1 em Famalicão foram GoalPoint Ratings muito positivos, que reflectem prestações de qualidade, mas foi frente ao Nacional, com um rating de 8.6, que a sua qualidade mais veio ao de cima.

Nessa partida marcou um golo com a sua “assinatura”, uma “trivela”, sendo que enquadrou os dois remates que realizou. Passes para finalização foram quatro, passes ofensivos valiosos cinco, mas além dos impressionantes 13 cruzamentos, o destaque vai, igualmente, para as oito recuperações de posse e para as três acções defensivas no meio-campo contrário. Aos 37 anos, Quaresma não é só “bola no pé”, mas também entrega e compromisso defensivo.

Parabéns Ricardo!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, em breve, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Ricardo Quaresma no “onze” GoalPoint Ratings de Janeiro de 2021!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR