A Liga NOS 2019/20 enfrenta uma longa paragem, mas para trás ficam sete jornadas plenas de emoção. Três delas aconteceram no recentemente concluído mês de Setembro, pelo que chegou a altura de destacar os melhores desempenhos individuais. O “onze” chegará em breve, mas para já anunciamos o Jogador do Mês, Rafa Silva, que registou o GoalPoint Rating acumulado mais elevado, um assinalável 7.12 – entre jogadores com mais de 180 minutos de utilização.

O alto rendimento de Rafa já não é novidade para quem acompanha as nossas métricas, não tivesse o avançado obtido já um 10.0 na presente temporada como também fechado a época 18/19 com o melhor rating da Liga.

GoalPoint-Melhor-Rating-Liga-NOS-201819-Rafa-Silva-Benfica-infog
Clique para ampliar

 

O extremo sucede a Fábio Martins, o melhor jogador da Liga portuguesa de Agosto, fruto de uma sequência de três jogos – entre a quinta e a sétima rondas – nos quais o internacional português voltou a demonstrar uma grande consistência e também uma das características que melhor o define, a capacidade para criar desequilíbrios e abrir as defesas contrárias através do drible.

Rafa é jogador fundamental na presente temporada do Benfica, na qual a formação de Bruno Lage tem apresentado menor fulgor em relação ao que conseguiu no arranque de 19/20 e ao que apresentou na segunda volta de 18/19. Para o seu desempenho merecer destaque como o melhor de Setembro, o extremo nem precisou de marcar muitos golos ou assistir colegas de equipa, bastou-lhe… desequilibrar.

GoalPoint-Rafa-Silva-Benfica-Jogador-mes-Setembro-2019-infog
Clique para ampliar

 

Estes são os principais números de Rafa durante o mês. Nas três jornadas em análise, em casa com o Gil Vicente, fora com o Moreirense e novamente na Luz com o Vitória de Setúbal, o extremo não esteve muito assertivo no último terço, tendo marcado somente um golo – de cabeça em Moreira de Cónegos – em cinco remates, mas foi noutros momentos que brilhou.

Ao todo, o benfiquista tentou o drible em 27 ocasiões, tendo completado 13 delas, e foi neste período o segundo jogador com mais tentativas de drible por 90 minutos, nada menos que 9,8, somente atrás das 10,3 de Brian Mansilla, do Vitória de Setúbal, sendo também o segundo, atrás do sadino (5,7), nas tentativas eficazes (4,7). No total, Rafa regista um total de 25 dribles completos na Liga até ao momento, mais nove que Jesús Corona, em segundo neste detalhe, e é o quinto jogador mais castigado em falta (22), tendo neste período sido travado à margem das leis 3,6 vezes a cada 90 minutos, o oitavo valor mais alto.

Em Setembro, Rafa somou seis passes para finalização – todos de bola corrida -, foi o quarto extremo com mais desarmes (2,9 por 90 minutos), criou apenas uma ocasião flagrante e não registou qualquer assistência, numa fase em que os “encarnados” marcaram cinco golos. Haverá alguma relação entre estes números e o menor fulgor benfiquista no último terço no que toca a golos?

GoalPoint-Moreirense-Benfica-Liga-NOS-201920-MVP
Clique para ampliar

 

Nas três jornadas do mês findo, houve um jogo em que Rafa esteve particularmente bem. O Benfica esteve a perder durante quase toda a segunda parte do jogo com o Moreirense, em casa deste, mas Rafa Silva esteve sempre muito activo neste encontro e, perto do fim, fez o golo de empate, que precipitou a reviravolta nos descontos, obra de Haris Seferovic.

[O golo de Rafa ao Moreirense, em jogo da sexta jornada]

O extremo registou um rating de 8.0, sustentado por três passes para finalização, cinco dribles eficazes em oito tentativas e seis faltas sofridas, algumas em zona de perigo. Este embate foi o exemplo perfeito do mês que Rafa Silva viveu, mantendo-se como um dos mais influentes jogadores das “águias”.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Rafa-Silva-1-infog
Clique para ampliar

 

Essa influência reflecte-se nos seus números nas sete jornadas até agora disputadas na Liga. Como referimos anteriormente, para além de liderar no número absoluto de dribles eficazes (correspondente a 58% das tentativas), Rafa regista dois golos e uma assistência até ao momento, é o terceiro extremo com mais acções com bola por 90 minutos (65,3), o sétimo com mais passes para finalização de bola corrida (2,0) e o sexto jogador no total em número de desarmes (3,3) – entre aqueles que têm mais de 315 minutos de utilização -, algo muito relevante para um jogador na sua posição.

Mesmo que ainda algo distante da capacidade de decisão no último terço que patenteou na última temporada, os sinais que Rafa vai apresentando são suficientes para deixar os adeptos benfiquistas tranquilos quando à boa forma do jogador naquilo que o define como um dos grandes desequilibradores do nosso campeonato.

Parabéns Rafa Silva!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, em breve, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Fábio Martins no “onze” GoalPoint Ratings de Setembro de 2019!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.