Após uma primeira temporada difícil, que quase culminou na sua saída no último Verão, a vida “encarnada” de Haris Seferovic mudou por completo e para melhor. De terceira ou quarta escolha na frente de ataque o suíço virou goleador máximo das “águias” nas temporada em curso. O seu desempenho desde o arranque do ano garante-lhe mesmo a distinção de Jogador do Mês GoalPoint Liga NOS de Janeiro de 2019. Sucede a Licá (Belenenses), o melhor de Dezembro de 2018.

Para além de rondas da Taça de Portugal e da “final four” da Taça da Liga, tivemos cinco jornadas do campeonato em Janeiro. Neste período, muitos foram os jogadores em destaque entre as rondas 15 e 19, com golos, assistências e exibições de grande nível. Tiquinho Soares, por exemplo, fez cinco golos neste período, João Félix brilhou com três tentos, tantos quantos Yacine Brahimi. Porém, ninguém esteve melhor, em termos de desempenho objectivo, do que Seferovic. O suíço bateu a concorrência – num universo de jogadores com pelo menos 300 minutos disputados -, registando um GoalPoint Rating acumulado de 6.80, graças aos seus golos, mas não só.

A eleição dos nossos seguidores estava renhida aquando da redacção deste artigo, com ligeira vantagem para outra “estrela” de Janeiro, Luther Singh ]

Quem merece o "prémio" de Melhor Jogador GoalPoint #LigaNOS de Janeiro 2019? 🔝❤ Seferovic (Sport Lisboa e Benfica)😆…

Publiée par GoalPoint.pt sur Jeudi 31 janvier 2019

 

Com as chegadas de Facundo Ferreyra e Nicolás Castillo à Luz, muitos concluíram que os dias de Seferovic de águia ao peito estavam contados. Contudo, o suíço soube responder e reagir à má época e à crítica, começando por merecer a confiança de Rui Vitória, antes de cimentar a sua posição de titular no Benfica já com Bruno Lage. Nesta altura soma dez golos na Liga 18/19 (de um total de 16 em todas as competições), e seis desses tentos foram apontados em Janeiro – um a cada 54 minutos – e todos de bola corrida, período no qual ofereceu também uma assistência.

GoalPoint-Jogador-do-mes-Seferovic-Benfica-Liga-NOS-Janeiro-2019-1-infog
Clique para ampliar

Estes números formalizam a confiança que o ponta-de-lança apresenta neste momento, mas também não será alheio o excelente entendimento que vai mostrando com João Félix, jovem de 19 anos que ganhou um lugar como segundo avançado na equipa benfiquista, no regresso do 4-4-2. Essa confiança permite-lhe apresentar números ofensivos relevantes, em especial no capítulo do remate.

GoalPoint-Haris_Seferović_2018_vs_Haris_Seferović_2017-infog
Seferovic na Liga 18/19 versus o Haris de 17/18 na mesma prova. Clique para ampliar

O internacional helvético foi o jogador que, em Janeiro, mais vezes tentou o disparo, com 5,3 a cada 90 minutos, acima dos 4,7 de Soares e dos 3,5 de Carlos Vinícius. Desses, 2,8 foram enquadrados, o número mais alto desta fase. Olhando os números de toda a época, comparados com os da temporada anterior (infografia acima) confirmamos um avançado mais rematador, mais certeiro e sobretudo com (muito) melhor aproveitamento.

[ Um dos dois golos que Seferovic marcou na goleada benfiquista sobre o Boavista, a contar para a 19ª jornada ]

Nestas cinco jornadas, Seferovic registou também três passes para finalização, dois deles no jogo em que esteve em maior evidência. Na recepção do Benfica ao Rio Ave, na 16ª jornada, o suíço marcou, mas também fez jogar os companheiros de equipa. Para além dos dois golos que apontou, registou também uma assistência num dos tais dois passes para remate, sendo essas duas entregas para outras tantas ocasiões flagrantes – o seu rating de 8.4 sublinha uma exibição para recordar.

GoalPoint-Benfica-Rio-Ave-LIGA-NOS-201819-MVP
Seferovic foi o MVP do Benfica frente ao Rio Ave, na 16ª jornada (clique para ampliar)

Ainda assim, nem tudo foi positivo para o jogador. O avançado beneficiou de 12 ocasiões flagrantes neste período, mas desperdiçou seis delas. Caso o suíço tivesse aproveitado as grandes ocasiões de que dispôs com maior eficácia, o seu desempenho teria sido ainda mais memorável. Ainda assim, este é um Seferovic bem diferente, para melhor, em relação ao da época passada, uma notícia fundamental para um Benfica que tenta ainda evitar que a liderança não se transforme num “passeio no parque” para o campeão em título, o FC Porto.

Parabéns Seferovic!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Haris Seferovic no “onze” GoalPoint Ratings de Janeiro de 2019!