Nem Gelson, nem Pizzi nem Layún. Nem mesmo Hamzaoui, o primeiro jogador da Liga NOS a atingir o “10” desde o lançamento do nosso algoritmo GoalPoint Ratings, em 2015/16. O Jogador do Mês GoalPoint de Setembro é Wilson Eduardo, do Sporting de Braga, o homem que tem feito tudo o que é preciso para os “guerreiros” nem se lembrarem que Rafa já partiu.

Sem mais demoras, eis os números que levaram Wilson ao “título”, seguidos da merecida análise:

GoalPoint | Jogador do mês GoalPoint Ratings Liga NOS 2016/17 | Setembro 2016 | Wilson Eduardo, Sporting Clube de Braga
Clique para ampliar

Um arranque de “guerreiro”

GoalPoint | Chaves vs Benfica | Liga NOS 16/17 | MVP
Clique para ampliar

A eleição de Wilson Eduardo apenas surpreenderá os que acompanham os nossos ratings com menor atenção. Após ter integrado o XI GoalPoint de Agosto de 2016, Wilson não baixou a guarda, mantendo o (alto) nível durante o mês de Setembro, sempre acima dos 6.0 de desempenho e fechando o período como melhor em campo no encontro diante do Vitória de Setúbal. Pelo caminho somou mais dois golos e uma assistência em três jogos. Passadas sete jornadas o português esteve na base de 41,6% dos 12 golos marcados pelo Braga na Liga NOS 16/17.

Wilson é ainda o quarto melhor marcador da prova, o terceiro que mais passes para ocasião realiza e ainda o quarto que mais assistências ofereceu aos colegas. Sobram assim poucas dúvidas sobre o quão fulgurante foi o seu arranque de temporada.

O Rafa saiu? Sem “stress”…

A saída de Rafa para o Benfica gerou natural preocupação em Braga, ele que explorou com acutilância e explosão o flanco esquerdo agora ocupado por Wilson, na época passada. A verdade é que o sucessor tem feito tudo o que é necessário para o fazer esquecer, ainda que em “parceria” com outro português em alta, Pedro Santos, no flanco oposto. Juntos vão mostrando que não será pelos flancos que o ataque bracarense estará mais fraco.

Mas uma coisa é atirar que Wilson terá colmatado a saída de Rafa. Outra é olhar os números exactos comparados:

goalpoint-h2h-wilson-eduardo-rafa-liga-nos-201617-infog
Clique para ampliar

Os números falam por si: Com apenas sete jogos Wilson não só apresenta melhores indicadores em três das variáveis fundamentais para a posição que ocupa (passes para ocasião, cruzamentos eficazes e remates) como até se mostra mais produtivo na vertente defensiva.

Mantenha o português o ritmo que mostrou nos primeiros dois meses da competição e, com um Braga ao seu nível, não lhe será difícil bater os oito golos marcados por Rafa, já que em assistências já ultrapassou a mais cara contratação interna do futebol português.

Parabéns a Wilson pelo excelente desempenho!
Amanhã daremos a conhecer os outros dez magníficos que a ele se juntam no “onze” do mês GoalPoint de Setembro 2016!

Confira também neste link o que dissemos sobre Miguel Layún, o Melhor Jogador do Mês GoalPoint Liga NOS de Agosto de 2016