A Liga bwin 2022/23 começou animada, com resultados surpreendentes e um emblema a dar cartas a um nível que, provavelmente, nem o mais optimista dos seus adeptos previra. O Braga está a arrasar, em especial no ataque, onde é a melhor equipa neste momento, com 17 golos, e há um jogador responsável por quase um terço desses tentos. Simon Banza chegou a Braga após uma temporada proveitosa no Famalicão e está a deixar a sua marca, sendo o Jogador do Mês GoalPoint de Agosto.
O período em análise vai da jornada 1 à 4 do campeonato português e compreende apenas jogadores que disputaram mais de 240 minutos na prova até ao momento. Entre este lote, o ponta-de-lança francês do Braga fechou o mês com um GoalPoint Rating de 7.64, arrasando a concorrência.
Banza é um jogador de área, e isso nota-se nos principais indicadores, não só da temporada transacta, mas também na presente, o que não significa que não tenha participação e acção em muitas zonas do terreno, fazendo uso da sua mobilidade e boa qualidade no jogo aéreo. Contudo, em Agosto foi nos golos, na qualidade de remate e na eficácia que se destacou.
O atacante fez cinco golos em quatro rondas, mais dois que os perseguidores, João Mário (Benfica) e Pedro Gonçalves (Sporting). Juntando a isso a assistência que realizou, a sua influência nos golos que o Braga marcou consigo em campo atingiu os 38,5%. E tudo aproveitando as ocasiões de que dispôs com uma competência a toda a prova.
[ Os remates de Banza em Agosto, a amarelo os golos, a azul o enquadrado que não entrou ]
O bracarense nem foi o mais rematador da Liga nesta fase, contabilizando 11 disparos (surgem sete no mapa acima, porque quatro foram bloqueados), o sétimo registo mais alto, mas atingiu uma percentagem de conversão de remate extraordinária, conseguindo mesmo facturar em cinco dos seus enquadrados que acumulou. Nada menos que 45,5% dos seus disparos terminaram nas balizas adversárias, máximo entre futebolistas que realizaram pelo menos cinco remates nesta fase. Mais eficaz ainda esteve perante ocasiões flagrantes, mas já lá vamos.
Mesmo sem ser MVP
Em nenhum dos quatro encontros que Banza realizou até ao momento conseguiu destacar-se como melhor em campo, mas nem disso precisou. A consistência demonstrada explica o destaque e o GoalPoint Rating final acumulado de Agosto, com destaque para dois jogos em que esteve muito acima da média.
Após marcar ao Sporting na primeira jornada, no único remate que fez, Simon visitou a sua antiga equipa, o Famalicão, e não teve contemplações, bisando na partida na sequência de cinco remates, dos quais enquadrou três – atingiu a melhor nota desta série, um excelente 8.0. Logo a seguir, na goleada ao Marítimo por 5-0, voltou a facturar, e no 6-0 no reduto do Arouca atingiu novamente níveis de excelência, com mais um golo e a assistência que regista até ao momento. O seu 7.9 foi decisivo para ser eleito jogador do mês.
[ O golo de Banza ao Sporting ]
A grande área, mas não só
[ Os remates (esquerda), o heatmap (centro) e os duelos aéreos ofensivos de Banza em Agosto na Liga bwin ]
Voltando aos remates, os tais 11, de notar que dez deles foram realizados de bola corrida, e apenas um de fora da área, o que sublinha as suas características únicas de homem de área. Aliás, a distância média dos seus disparos para a baliza foi de cerca de 11 metros. Desses 11 remates, três aconteceram na sequência de cruzamentos, o terceiro valor mais alto, e três foram de cabeça.
O heatmap mostra-nos, porém, que o francês não se limita a acções na área. A prova disso o facto de ter sido apenas o 21º jogador da Liga em acções com bola na área contrária, nada menos que 14, bem longe, por exemplo, das 33 do líder neste registo, o benfiquista Rafa Silva, que nem é ponta-de-lança. Banza recuou, ajudou a equipa nos processos defensivos e foi mesmo o terceiro ponta-de-lança em desarmes (4) e o sétimo em alívios (3). Foi também o quinto em acções defensivas no último terço (3) e o sexto no meio-campo adversário (4).
Pelo ar registou 14 duelos ofensivos, dos quais venceu 57,1%, um número que não é extraordinário, mas que ganha peso quando olhamos para o mapa destas acções (em cima, à direita) e vemos que aconteceram todas longe das áreas contrárias, à excepção de uma.
Finalizador implacável
[ O StatsCard de Banza na Liga bwin 22/23 ]
Todos estes números ganham maior relevância quando pensamos na missão de Simon em campo. A sua principal tarefa são os golos, tem-nos marcado e, de forma extraordinária, mostrou uma capacidade de finalização assinalável. Dos cinco apontados, quatro aconteceram no contexto de ocasiões flagrantes. Em Agosto foram precisamente quatro as flagrantes de que Banza usufruiu e marcou-as todas.
A contratação do gaulês é, por esta altura, uma das mais acertadas do campeonato luso, pelo desempenho acima de todos os outros jogadores até ao momento. Banza já conhecia a Liga portuguesa, à qual se adaptou muito bem, e o Braga soube aproveitar da melhor forma o facto de o avançado não precisar de passar por essa etapa de adaptação, estando agora a colher os frutos.
Parabéns Simon!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga bwin.
Notas metodológicas:
- O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
- Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.