Jogador do mês | Taremi dá fogo ao “dragão” ⭐

-

TotoRating Banner

E ste é um momento para balanços de um ano difícil e esperança num 2021 mais animado, mas antes disso importa olhar para Dezembro e perceber quem foram os melhores executantes no campeonato português que, apesar do mês futebolisticamente preenchido, contou com apenas três jornadas. Após um Novembro verdadeiramente arrasador, Pedro Gonçalves (Sporting CP) teve um natural abaixamento do nível excepcional que vinha apresentando e quem aproveitou foi um “dragão”. Mehdi Taremi, reforço de Verão dos campeões nacionais, demorou a “engrenar” na máquina portista, mas parece estar integrado e acaba o ano como Jogador do Mês GoalPoint Ratings de Dezembro de 2020.

Nas três jornadas em análise, da 9ª à 11ª, Taremi foi decisivo para a boa sequência de resultados do Porto, dando qualidade a um ataque ao qual estava por vezes a faltar critério nos momentos de finalização. Em especial na 9ª e na 11ª rondas, o ex-Rio Ave fez tentos decisivos, em partidas que terminaram com muito golos e vantagens mínimas para os comandados de Sérgio Conceição. Um no 4-3 ao Tondela e dois no 3-2 no reduto do Vitória de Guimarães, estes a contribuírem para um dos melhores ratings da época. E na partida em que não esteve tão fulgurante, no triunfo sobre o Nacional, fez uma assistência. Tudo junto garantiu a Mehdi um GoalPoint Rating acumulado de 7.93, o maior entre jogadores com mais de 180 minutos de utilização na Liga, no período em análise.

GoalPoint-Jogador-do-mes-Dezembro-2020-Mehdi-Taremi-Porto-infog
Clique para ampliar

Taremi fez os tais três golos e uma assistência noutros tantos jogos, ou seja, contributo directo para quatro dos nove golos (44,4%) do FC Porto nesta fase. Um incremento importante em relação ao seu contributo total e directo nos golos dos “dragão”, que desde a ronda inicial se situa nos 29,4%, tendo em consideração apenas os golos da equipa nos minutos em que o ponta-de-lança esteve em campo. Mas o atacante é preponderante também noutros momentos.

Neste período foram dez remates – segundo valor absoluto no somatório dos três jogos, apenas atrás dos 12 de Paulinho -, sete deles enquadrados (máximo a par de Ricardo Horta), o que corresponde a extraordinários 70% de eficácia. E no jogo em Guimarães colocou num patamar de grande qualidade os duelos aéreos ofensivos (cinco ganhos em sete) e os passes para finalização (3), sendo que criou duas ocasiões flagrantes neste período, apenas atrás das três de Ricardo Quaresma.

Desengane-se quem pensa que Taremi é apenas ataque. O iraniano foi o segundo jogador com mais acções defensivas no último terço do terreno (5, correspondendo em média a 2,1 por 90 minutos), em Dezembro, atrás apenas das seis de Patrick Fernandes (Farense). Mehdi é, assim, o primeiro jogador do Porto a defender e a pressionar, algo que terá contribuído certamente para que tenha ganho a preferência de Sérgio Conceição, adepto comprovado dessa abordagem.

[ As estatísticas acumuladas de Taremi na Liga NOS 2020/21 ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Mehdi-Taremi-6-infog
Clique para ampliar

Olhando para os números globais de toda a época, o avançado começa a subir também na hierarquia dos melhores. O seu GoalPoint Rating acumulado de 7.35 é mesmo o segundo mais alto em jogadores com mais de 400 minutos, apenas atrás dos 7.42 de Pedro Gonçalves, do Sporting, sendo, assim, o ponta-de-lança em melhor forma no campeonato, acumuladas 11 jornadas.

Globalmente, Taremi está longe de ser o melhor marcador da Liga (soma quatro golos, “Pote leva 10) mas o futebol é muito mais do que apenas golos e o iraniano vai-se destacando em diversos momentos, em especial na eficácia. Se no global regista uma taxa de conversão de remates de 22%, no aproveitamento das ocasiões flagrantes é intratável, pois finalizou todos estes lances (0,6 por 90m) em golo. No remate é o jogador com melhor média por 90 minutos, nada menos que 3,6, sendo que 3,0 foram de bola corrida – segundo mais alto, atrás dos 3,1 de Andraz Sporar, do Sporting -, e ninguém enquadra mais remates que Mehdi (2,0). Pelo ar regista já 60% de duelos aéreos ofensivos ganhos, o que o torna também numa ameaça aérea. Um jogador versátil e completo.

A cimentar a posição de relevo

[ Os statscards das exibições de Taremi nas 3 jornadas de Dezembro ]

Não nos “despedimos” sem olhar para os desempenhos concretos de Taremi nos três jogos de Dezembro, através dos statscards frente a Tondela, Nacional e Vitória de Guimarães. Não é difícil perceber a evolução positiva do iraniano nos último mês, inclusive no jogo com o Nacional, no qual registou o rating mais baixo – mesmo assim teve participação importante no desfecho do encontro, com vários momentos de realce, com destaque para a assistência.

[ O segundo golo ao Vitória de Guimarães ]

Mas foi esta última exibição, frente ao Vitória, que nos deixa a todos convictos que, a manter a qualidade do seu jogo, poderemos estar perante um jogador-chave para a decisão do campeonato. Tem a palavra Taremi, pois só ele pode manter elevadas as estatísticas que nos presenteou neste mês festivo.

Parabéns Mehdi!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Não perca, em breve, o anúncio dos restantes dez magníficos que acompanham Mehdi Taremi no “onze” GoalPoint Ratings de Dezembro de 2020!

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR