Jogador do mês | Taremi, o “guerreiro” persa do Dragão ⚔️

-

 

Eesta é a última eleição mensal individual da Liga NOS 2020/21, mas nem por isso o cenário é muito diferente do habitual. Maio voltou a trazer um FC Porto forte, impositivo em termos ofensivos e, pela quarta vez esta temporada, a terceira consecutiva, um futebolista dos “azuis-e-brancos” foi o Jogador do Mês GoalPoint Ratings. Mehdi Taremi bateu por completo a concorrência em termos de desempenhos acumulados, com um extraordinário 7.49, e reclama para si a segunda distinção mensal da época, após o mesmo ter acontecido em Dezembro de 2020 – caso único na temporada.

Afinal Taremi precisava… do Toni

Em Maio, o Porto focou-se primeiramente na perseguição ao líder Sporting e, mais tarde, na manutenção do segundo lugar, e no processo foi o melhor ataque, com nada menos que 16 golos. Para tal muito contribuiu o avançado iraniano, que nesta fase da época fez uma profícua parceria ofensiva com Toni Martínez, não apenas como finalizador exímio, mas também recuando e preenchendo espaços entre linhas, que lhe permitiu servir os companheiros e ligar todo o futebol ofensivo dos “dragões” com grande qualidade. Taremi foi, assim, o melhor do período que compreendeu cinco jornadas, entre a 30ª e a 34ª – numa avaliação a jogadores que completaram mais de 300 minutos. Sucede aos colegas de equipa Sérgio Oliveira (Março) e Otávio Monteiro (Abril).

[ Os principais destaques do desempenho de Taremi nas cinco jornadas de Maio ]

GoalPoint-Jogador-mes-Maio-2021-Mehdi-Taremi-Porto-1-infog
Clique para ampliar

Para termos uma ideia do impacto de Taremi no futebol portista nesta derradeira fase do campeonato, basta olhar para dois momentos fundamentais, o golo e a assistência. O iraniano foi o terceiro melhor marcador nestas cinco jornadas, com quatro golos, menos dois que Pedro Gonçalves, do Sporting, e menos um que Carlos Júnior, do Santa Clara, mas nas entregas esteve imparável. Foi mesmo o jogador com mais assistências, nada menos que cinco, pelo que foi o elemento com mais acções directas para golo neste período, com nove. Enquanto esteve em campo, Mehdi contribuiu para 69% dos golos marcados pelo Porto.

No remate também esteve muito bem, tendo feito dez e enquadrado quatro, representando incríveis 40% de taxa de conversão de remate, só batido – entre futebolistas com pelo menos cinco disparos neste período – pelos 70% de conversão do colega de ataque, Toni Martínez, que facturou quatro vezes em sete “tiros”. Olhando apenas para os enquadrados de Taremi, percebemos que a sua eficácia ofensiva é tremenda, pois marcou golo em todos eles.

As tais cinco assistências têm como base a facilidade que Taremi apresenta em servir os companheiros e em Maio foi o segundo jogador com mais passes para finalização em termos absolutos, 12, apenas atrás dos 16 de Pedrinho, do Gil Vicente, e foi o segundo com mais ocasiões flagrantes criadas (4), desta feita atrás de Lincoln (5), do Santa Clara. É preciso dizer mais?

Finalizador e municiador

[ As estatísticas acumuladas de Taremi na Liga NOS 20/21 ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2020-Mehdi-Taremi-2-infog
Clique para ampliar

Taremi foi extremamente consistente ao longo de toda a época. Olhando para os números finais absolutos, constatamos que foi o terceiro melhor marcador do campeonato, com 16 golos, mas também o jogador com mais assistências, nada menos que 11, mais duas que os segundos classificados neste detalhe, os benfiquistas Darwin Núñez e Álex Grimaldo. Juntando os dois momentos, foi o segundo jogador com mais acções para golo na prova, 27, somente batido pelas 29 do benfiquista Haris Seferović.

[ À esquerda os 16 golos Taremi na Liga (dois deles estão sobrepostos), à direita as 11 assistências ]

Os golos surgiram com grande facilidade ao longo da época e o atacante ex-Rio Ave terminou mesmo a Liga como o segundo ponta-de-lança com mais remates a cada 90 minutos, 3,4, atrás apenas de Seferović (3,7), sendo que de bola corrida foi o quinto, com 2,4. Um jogador que combina na perfeição dois dos momentos mais importantes para a posição, a finalização e a capacidade de criar lances de remate, para si e para os companheiros de equipa.

Ainda que Taremi seja um ponta-de-lança muito móvel, muitas vezes mais um segundo ponta-de-lança do que o homem de referência na área, esse facto não impede que o iraniano seja o jogador na Liga que mais acções com bola tenha registado em média, fixando esse número em 8,2 por 90 minutos, suplantando os 7,9 de Darwin, do Benfica, e os 6,8 de Moussa Marega, do Porto. E esse dado ajuda a explicar ter sido, a par de Carlos Júnior, o futebolista que mais vezes sofreu falta para penálti, um total de cinco.

Três vezes MVP em Maio

[ Os statscards das exibições de Taremi nas cinco rondas  ]

Não é muito habitual, mesmo tratando-se de Jogadores do Mês, ter tantos jogos em que os destacados foram MVPs. No caso, Taremi foi o melhor em campo em três dos cinco encontros (metade dos MVP que registou em toda a temporada), sempre nos jogos em casa, com o Famalicão, o Farense e a Belenenses SAD. Nessas três partidas marcou os quatro golos que conseguiu nestas cinco rondas, mostrando dar-se bem com os ares do Dragão.

[ Golo de Taremi à Belenenses SAD na 34ª e última jornada da Liga NOS ]

A melhor prestação aconteceu na goleada por 5-1 ao Farense. Taremi fez um golo, uma assistência em três passes para finalização e seis passes ofensivos valiosos, entre outros grandes momentos de classe, mas não dá para ignorar a sua importância na apertada vitória ante o “Fama”, com um golo, uma assistência e uma grande penalidade ganha. E para fechar a época, com a Belenenses SAD nada como uma prestação em tudo semelhante à da 30ª jornada, desta feita com um golo, uma assistência e seis passes ofensivos valiosos, em mais uma demonstração de regularidade e consistência. Sem dúvida um dos jogadores da época da Liga NOS.

Parabéns Taremi!

Descubra neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga NOS.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.