O mês de Outubro teve uma paragem para jogos das selecções, mas as principais Ligas europeias não abrandaram, sem que os seus jogadores se queixem sequer da sobrecarga de jogos. Sem “olhómetros” ou “achismos”, com base exclusivamente nos desempenhos estatísticos dos jogadores, apresentamos os cinco craques que mais brilharam nos principais campeonatos do “velho continente”.
Mesmo com tantos jogos, desgaste e exigência, alguns jogadores “rebentaram” por completo a escala com exibições de grande nível ao longo de um mês exigente, mas com momentos de grande futebol.
Premier League 🏴: Mohamed Salah (Liverpool)
Rating (mensal): 8.72
Rating (época): 7.55
Em Outubro disputaram-se quatro jornadas da Premier League, da 7ª à 10ª, e neste período, entre jogadores com mais de 240 minutos, ninguém chegou sequer aos calcanhares de Mohamed Salah. O “hat-trick” marcado na goleada por 5-0 ao Manchester United em Old Trafford pode ser o evento mais marcante, mas o egípcio foi bem mais que isso, tendo feito cinco golos e quatro assistências nesta fase. Verdadeiramente incrível, tal como o GoalPoint Rating de 8.72 acumulado no mês passado.
😱 HAT-TRICK, SALAH 😱@MoSalah | @LFC #sporttvportugal #premierleague #pl #manchesterunitedfc #manchesterunited #mufc #manunited #manutd #LiverpoolFC #Liverpool #MUNLIV #Salah pic.twitter.com/3kV1rMdS3u
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 24, 2021
Logo a seguir surgem dois médios-centro. Youri Tielemans 7.22 foi um dos pilares da recuperação do Leicester, que começou mal a época, mas começa a atingir os níveis de 2020/21. O belga fez dois golos e 12 passes para finalização, número só batido pelos 16 de Bruno Fernandes. Declan Rice 7.09, do West Ham, registou o terceiro melhor rating da Liga inglesa em Outubro, tendo juntado golos (1) e assistências (1) a um futebol mais cerebral, pelo qual era mais conhecido.

La Liga 🇪🇸: Iker Muniain (Athletic Bilbao)
Rating (mensal): 7.32
Rating (época): 6.83
Nem Benzema, nem Vinícius, nem mais ninguém. O jogador com melhores desempenhos acumulados em Outubro na La Liga é o extremo do Athletic, Iker Muniain. Entre as jornadas 8 e 12 do campeonato espanhol – e entre jogadores com mais de 300 minutos -, Iker registou o melhor rating, e há motivos para isso. Até ao mês passado o atleta somava três assistências, mas nesta fase marcou os primeiros dois golos da temporada. A isso juntou 19 tentativas de drible, 15 no último terço, destas nove com sucesso (terceiro registo), bem como 19 passes para finalização, o máximo absoluto no mês.
Gabriel Paulista 6.61, central do Valência, surge em segundo, com um golo e uma assistência, mas também nove intercepções, quarto registo do mês, o melhor entre centrais. David Garcia 6.60, jogador da mesma posição, mas do Osasuna, surge em terceiro, com destaque para os 85% de sucesso nos 20 duelos aéreos defensivos em que participou.

Bundesliga 🇩🇪: Thomas Müller (Bayern)
Rating (mensal): 7.84
Rating (época): 6.83
Se levarmos em linha de conta a cadência de golos que o Bayern marca, os números do alemão até nem serão assim tão relevantes, mas a verdade é que Thomas Müller tem tido um peso enorme no caudal ofensivo dos bávaros na Bundesliga. Entre as jornadas 7 e 10 – jogadores com mais de 240 minutos de utilização – ninguém registou rating maior, muito por culpa dos dois golos marcados, mas fundamentalmente das cinco assistências. Foi ainda o jogador com mais passes para finalização de bola corrida, nada menos que 16, mais sete que o segundo valor mais alto.
Logo a seguir surge Jonathan Burkardt 7.66, atacante do surpreendente Mainz, que foi o segundo melhor marcador da Liga em Outubro, com quatro golos, menos um que Robert Lewandowski, e ainda fez uma assistência. Em terceiro Dinos Mavropanos 7.64, defesa-central/lateral grego do Stuttgart, dono de dois golos nesta fase.

Serie A 🇮🇹: Giovanni Simeone (Hellas Verona)
Rating (mensal): 8.10
Rating (época): 6.94
Este nome é conhecido… Pois é, Giovanni é filho de Diego Simeone e, ao contrário do pai, que era um médio de características mais defensivas, o “rebento” é avançado e tem mesmo “rebentado” com as defesas contrárias. Móvel e com excelente sentido de baliza, entre as jornadas 7 e 11 ninguém marcou mais golos que ele. No total soma oito tentos na Serie A, sete dos quais apontados em Outubro, e ainda fez uma assistência. Esteve em 72,7% dos golos do Verona enquanto esteve em campo, pelo que não espanta que tenha tiro o melhor rating do mês – entre futebolistas com mais de 300 minutos disputados.
Giovanni Simeone 🇦🇷 (filho de Diego Simeone) já meteu 2⃣ "batatas" à Juventus, separadas por 3 minutos e a 2ª foi esta beleza ⭐️🔥#VeronaJuventus #SerieA pic.twitter.com/fusxzQ4ioo
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) October 30, 2021
O Verona, oitavo classificado, está numa boa fase, pelo que não espanta que o segundo melhor em Outubro seja também colega de Simeone. O italiano Gianluca Caprari 6.98, médio-ofensivo, não só marcou dois golos, como fez três assistências, formando uma parceria mortífera com o argentino. A fechar o pódio temos o médio-ofensivo Musa Barrow 6.83. O gambiano do Bologna fez três golos e duas assistências em Outubro, sendo a principal figura da equipa nesta fase e uma das estrelas da Serie A.

Ligue 1 🇫🇷: Karl Toko Ekambi (Ol. Lyon)
Rating (mensal): 7.18
Rating (época): 6.60
O Lyon vive de altos e baixos, mas o mês de Outubro – que teve quatro jornada da Ligue 1, da 9ª à 12ª – não foi nada disso para Karl Toko Ekambi. O extremo camaronês não foi de modas e fez três golos neste período, completando nove de 20 dribles. Um dos jogadores em melhor forma em França no mês findo e o melhor rating entre jogadores com mais de 240 minutos em campo.
Em segundo surge Jonathan Clauss 7.16, francês de 29 anos que faz todo o corredor direito do Lens com uma qualidade acima da média. Além de uma assistência, somou dez desarmes e 11 intercepções (segundo valor mais alto). A fechar o Top 3 surge outro Jonathan, neste caso David 7.10, atacante canadiano do Lille que foi um dos dois melhores marcadores de Outubro na Ligue 1, com quatro tentos, tantos quantos marcados por Wahbi Khazri, do aflito Saint-Étienne.
