O Jogador do Mês das “top 5” (Setembro 2021)

-

Um dia após a Premier League anunciar o seu Jogador do Mês de Setembro, Cristiano Ronaldo, iniciamos um olhar, também mensal, sobre o MVP GoalPoint de cada uma das cinco principais Ligas europeias no mês acabado de findar. Sem “olhómetros” ou “achismos”, com base exclusivamente nos desempenhos estatísticos dos jogadores, apresentamos os cinco craques que mais brilharam nos principais campeonatos do “velho continente.

Setembro foi um mês atípico, devido à paragem dos campeonatos nacionais para compromissos das selecções, pelo que as diversas Ligas variaram entre três e quatro jornadas no período em análise, alterando, assim, o critério de minutos para este destaque.

Premier League 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿: Raphinha Belloli (Leeds United)

Rating (mensal): 8.09
Rating (época): 6.51

A Liga inglesa teve três jornadas disputadas em Setembro, da quarta à sexta, pelo que o limite mínimo de utilização é de 180 minutos. O veredicto dos GoalPoint Ratings não favorece Cristiano Ronaldo, como fez a Premier League, mas sim outro jogador bem conhecido dos portugueses. O ex-Vitória SC e Sporting, Raphinha, agora no Leeds United, foi o que mais se destacou em termos de desempenho. O brasileiro, que se estreou esta semana pela “canarinha”, e logo com duas assistências, fez dois golos em 220 minutos, todos os marcados pelo Leeds com Raphinha em campo, e foi o quarto da EPL em passes para finalização (9).

Logo atrás, em segundo, com 7.50, ficou o seu colega de equipa, o guarda-redes Illan Meslier, que fixou o máximo de defesas em Setembro (16), seguindo-se o central do Chelsea, Thiago Silva, com 7.25.

GoalPoint-English-Premier-League-2018-Raphinha-Belloli-infog
Clique para ampliar

La Liga 🇪🇸: Karim Benzema (Real Madrid)

Rating (mensal): 8.56
Rating (época): 7.64

Esta era fácil. Karim Benzema está numa forma incrível e vai resolvendo amiúde os problemas do Real Madrid. Entre a quarta e sétima jornadas foi o melhor da Liga espanhola (jogadores com limite mínimo de 240 minutos de utilização), contribuindo para dez golos da equipa “merengue” em apenas quatro jogos – seis marcados e quatro assistências -, equivalente a 83,3% dos tentos da formação de Carlo Ancelotti enquanto esteve em campo. O francês foi quem mais rematou (17) e o segundo em acções com bola na área contrária (31).

O também gaulês Nabil Fekir, do Betis, registou o segundo melhor rating, um 7.77 que reflecte um golo, uma assistência e incríveis 16 remates, mais um que Vinícius Júnior, o brasileiro que surge em terceiro, com 7.53, com dois golos e duas assistências.

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Karim-Benzema-infog
Clique para ampliar

Bundesliga 🇩🇪: Erling Haaland (B. Dortmund)

Rating (mensal): 8.20
Rating (época): 7.85

Espantado? Provavelmente não. O goleador norueguês foi o melhor jogador da Bundesliga em Setembro. Haaland entra “à cunha” neste destaque, uma vez que fez apenas 180 minutos, o critério mínimo para as três jornadas disputadas (da 4ª à 6ª). Nos dois jogos em que participou fez quatro golos e uma assistência, contribuindo para 62,5% dos golos da sua equipa consigo em campo. Isto tudo em somente oito remates.

Em segundo surge a “máquina” do meio-campo do Bayern, Joshua Kimmich, com 7.81, com três golos (em seis remates) e uma assistência em três partidas (252 minutos), e em terceiro Leroy Sané, também do Bayern, com 7.63, fruto de dois tentos e duas assistências em três jogos (211 minutos).

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Erling-Haaland-infog
Clique para ampliar

Serie A 🇮🇹: Lorenzo Insigne (Napoli)

Rating (mensal): 8.17
Rating (época): 7.01

Em Setembro jogaram-se quatro jornadas da Liga italiana e Lorenzo Insigne comandou os ratings entre jogadores com pelo menos 240 minutos. O internacional transalpino e estrela do líder Napoli terminou o período com um incrível rating, tendo, em quatro jogos (281 minutos), feito um golo e três assistências. No critério foi o quinto jogador da Serie A com mais remates (13) e o líder em passes para finalização (17), sendo segundo em ocasiões flagrantes criadas (4).

Em segundo surge Bremer, central brasileiro do Torino, com 7.11, com um golo e o máximo de intercepções neste período (16), seguindo-se o seu colega de equipa Saša Lukić. O médio sérvio fez um golo, foi o jogador do emblema de Turim com mais passes para finalização (5) e o quarto da Liga em recuperações de posse (17). 

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Lorenzo-Insigne-infog
Clique para ampliar

Ligue 1 🇫🇷: Ander Herrera (Paris Saint-Germain)

Rating (mensal): 7.46
Rating (época): 6.99

Messi? Mbappé? Neymar? Não, o melhor da Ligue 1 em Setembro – entre a quinta e oitava jornadas, limite mínimo de 240 minutos – foi do milionário PSG, mas não foi nenhuma das suas principais estrelas. Apesar de actuar a médio-centro ou médio-defensivo, Ander Herrera fez dois golos em quatro jogos e foi o quarto jogador em eficácia de passe (93,1% em 204 entregas).

O avançado do Lyon, Karl Toko Ekambi, segue-se na lista, com um rating de 6.97, fruto de um golo e uma assistência, e sete dribles eficazes em oito tentativas. E em terceiro surge Lucas Paquetá, brasileiro que também joga no Lyon e parece ter encontrado em França o local ideal para mostrar valor, com três golos neste período, 21 tentativas de drible, 14 completas e um rating de 6.96

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Ander-Herrera-infog
Clique para ampliar 

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.