O campeonato nacional de juniores é composto por duas fases. Em primeiro lugar são seleccionadas quatro equipas por zona, para que depois estas discutam o título de campeão numa segunda fase, sendo que os não apurados disputam também a manutenção na principal divisão.
O GoalPoint olhou para as equipas e jogadores em competição e elaborou uma tabela com aqueles que considera os dez jovens com mais futuro.
O “GATTUSO” PORTUGUÊS

Nome: David Lourenço
Nacionalidade: Português
Idade: 19 anos
Posição: Médio-centro
Clube: Torreense
Formado no grande viveiro que é a academia do Sacavenense, passando também pelo Belenenses e Alverca, este jovem jogador é um médio de excelente qualidade. Apesar de não ser muito alto, é bastante agressivo (no bom sentido) em todas as jogadas em que participa, ganhando a maioria dos duelos com os oponentes, e é uma arma importante na recuperação da bola. Além da qualidade a nível defensivo, David destaca-se também na transição ofensiva, onde exibe uma boa qualidade de passe e rapidez de processos. Possui nível para actuar, no futuro, num clube de maior nomeada.
A NEXT BIG THING COLOMBIANA

Nome: Leonardo Ruiz
Nacionalidade: Colombiana
Idade: 19 anos
Posição: Ponta-de-lança
Clube: FC Porto
Leonardo é mais um recém-chegado jogador vindo do país especialista em avançados, a Colômbia. Tem dez golos apontados na segunda fase do campeonato e esteve também em destaque na UEFA Youth League ao serviço dos “dragões”. Alto, ágil e mortífero à frente da baliza, este avançado é um verdadeiro finalizador. Ainda por empréstimo do Atlético Nacional, clube colombiano, veremos se fica em definitivo no Porto, ou se segue para outras paragens de ainda maior gabarito.