Aos 21 anos ganha mais de 70 mil a jogar FIFA [Vídeo]

-

Já havíamos referido a história de KSI – aquando do nosso artigo de fundo sobre os videojogos de futebol -, o youtuber inglês que começou a publicar vídeos acerca das suas aventuras online no popular jogo da EA Sports, o FIFA, e que hoje tem o segundo canal de youtube com mais visualizações de Inglaterra. O seu canal principal tem mais de oito milhões de subscritores mas no total o jovem gamer atinge cerca de dez milhões de seguidores apenas no Youtube.

A história de KSI é digna de um case study e até de um filme, pela forma como ilustra o trajecto de sucesso que a iniciativa individual, uma personalidade sui generis e o talento podem garantir na era em que vivemos. Olajide Olatunji (o seu verdadeiro nome) nasceu há 21 anos na Nigéria, mudando-se com os seus pais para um subúrbio britânico, no qual estaria provavelmente destinado a viver para sempre caso tivesse nascido uma década mais cedo, falhando a feliz conjugação entre o seu talento e o advento digital que o suporta. Nascido no tempo certo, KSI vive aos 21 anos numa luxuosa cobertura em Londres e passeia-se num Lamborghini Aventador, tudo fruto de uma “carreira” cujo início se deu apenas em 2009 e que dificilmente teria lugar com o apoio dos media tradicionais.

“É uma loucura mas tudo vem do facto de me sentar no meu quarto a fazer uns vídeos.”

Segundo os nossos cáculos KSI, aufere apenas de receitas de publicidade do Youtube um valor mensal que oscilará entre os 60 mil e os 130 mil euros. Mas os rendimentos do jovem britânico não ficam por aqui, pois apesar da idade soube assegurar outras fontes de receitas para aquilo que já é uma marca. KSI participou em inúmeras campanhas publicitárias e assinou, por exemplo, um contrato com a produtora Endemol em 2014. Pelo caminho ainda se lançou na música, com pelo menos um “êxito” a entrar no “top 20” britânico do iTunes.

KSI sendo multado em Londres, ao volante do seu Aventador
KSI sendo multado em Londres, ao volante do seu Aventador

Como KSI refere (e bem) na entrevista que concedeu ao canal VICE, o segredo não está tanto no seu talento para os videojogos ou sequer em ser o melhor em FIFA, mas sim na sua personalidade e ideias originais que foi desenvolvendo, entre as quais se destacam, por exemplo, duelos com algumas grandes figuras do futebol inglês misturadas com vídeos mais pessoais, sempre humorísticos, que davam a conhecer a sua vida, família e forma (caricatural) de estar na vida.

KSI pretende instalar agora um jacuzzi na varanda da sua penthouse. Este youtuber constitui talvez o maior pesadelo para os pais que, até agora, diziam aos filhos que não seria a jogar videojogos que ganhariam alguma coisa na vida. Pelos vistos é possível ganhar… e não é pouco.

Terminamos com mais um vídeo que documenta uma das excentricidades em que incorreu o jovem youtuber.

Se após ler este artigo está a pensar que KSI é apenas uma feliz (para ele) excepção, então clique aqui.

Confira o canal de youtube de KSI.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.