Armand Laurienté, mais um talento “made in” Ligue 1 🇫🇷

-

Uma mina de ouro chamada Ligue 1. O viveiro de talentos “made in France” é inesgotável. Na rúbrica desta semana damos palco a mais uma estrela emergente que começa a brilhar nos relvados gauleses. Armand Laurienté tem 22 anos, actua como avançado e representa o Lorient há duas épocas, após ter feito a formação nas famosas escolas do Stade Rennais, as mesmas onde se formaram craques como Ousmane Dembélé (Barcelona) ou, mais recentemente, Camavinga – chegou por empréstimo e em Setembro do ano passado assinou um vínculo com duração para as próximas quatro temporadas.

Actuando preferencialmente como extremo-direito, também desempenha as funções de médio-direito ou de ala-esquerdo. Laurienté é um jogador veloz, explosivo – a capacidade de aceleração tem laivos de Kylian Mbappé -, incisivo nas jogadas de um contra um, lúcido na tomada de decisão e um especialista nos lances de bola parada. De acordo com o Transfermarkt, o valor de mercado é de apenas três milhões de euros – o actual vínculo cessa a 30 de Junho de 2024 -, uma verdadeira “pechincha”.

Nas últimas semanas, mais concretamente nas cinco jornadas anteriores do campeonato, o internacional sub-21 gaulês – marcou presença e actuou em duas partidas da fase de grupos do Campeonato Europeu da categoria – tem vindo a rubricar exibições de encher as estatísticas.

Na ronda 27 ante o Saint-Étienne bisou, marcando nos dois remates que fez, foi feliz em metade dos seis dribles que tentou, produziu 23 acções com o esférico e gizou dois passes ofensivos valiosos. Além da capacidade de desequilíbrio em termos ofensivos, Armand é uma peça importante para a equipa no processo defensivo – por exemplo, na jornada 29 frente ao Nice de Rony Lopes, conseguiu recuperar a posse em três ocasiões, além de ter registado um desarme e uma acção defensiva no meio-campo contrário.

No empate contra o Nantes voltou a dar nas vistas, orquestrou dois passes para finalização, falhou dois dos cinco dribles tentados e recuperou a bola cinco vezes. A fechar uma excelente exibição, a cereja no topo do bolo foi o golaço que marcou a fazer recordar um especialista chamado Roberto Carlos…

[ O golo “à Roberto Carlos” que marcou ao Nantes, na 30ª jornada ]

Em suma, nas 31 jornadas da Ligue 1, Laurienté foi utilizado em 23 partidas (15 como titular), apontou três golos, quatro assistências, tem a cada 90 minutos 2,4 remates feitos à baliza adversária, 1,5 passes para finalização, quase seis dribles tentados e uma eficácia neste capítulo de 54%, 1,6 faltas sofridas e 1,6 acções defensivas no meio-campo contrário.

Números impossíveis de ignorar

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Armand-Laurienté-infog
Clique para ampliar

A finalizar, entre jogadores com mais de 1395 minutos da Ligue, a jóia gaulesa acumula os seguintes números:

  • É o quinto jogador com a melhor média de remates (3,3 por 90 minutos) e o melhor jogador do Lorient;
  • Olhando para os passes para finalização, ocupa o oitavo lugar com uma média de 2,2 e volta a ser o melhor da equipa neste item;
  • Em toda a prova é o oitavo com mais ocasiões flagrantes criadas (0,5) e, sem surpresas, é o melhor atleta do Lorient;
  • É o quinto em tentativas de drible (5,9) e dribles completos (3,2), em ambos os casos o melhor do Lorient. E surpresas?

Números que não têm passado despercebidos e já estão a aguçar o apetite de um tubarão europeu, o AC Milan que tem o veloz avançado em ponto de mira, segundo a imprensa italiana.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.