O Sporting goleou sem apelo nem agravo o Belenenses SAD por 8-1. Um resultado histórico, pois o “leão” não marcava oito tentos desde 1984, nesse caso em casa, ante o Sporting de Braga, e não vencia fora por sete golos de diferença desde 1973/74, frente ao Oriental (7-0). Este é um encontro que fez brilhar (mais uma vez) Bruno Fernandes, autor de um “hat-trick” pela primeira vez na carreira e que chegou aos 31 tentos na época, tornando-se no médio com mais golos numa só temporada na Europa. Porém, este foi um jogo que marcou outro registo positivo.

Nos 287 encontros da Liga NOS 2018/19 até ao momento – esta segunda-feira disputa-se o 288º, último da 32ª jornada -, esta é a primeira vez que uma equipa errou menos que 40 passes. E não foi o caso de a equipa ter tentado poucos. Ao todo, os “leões” realizaram 567 entregas e tiveram sucesso em 93%. Esta é a percentagem mais elevada de passes certos na Liga NOS desde que há GoalPoint. (2014/15)
Fonte: GoalPoint/Opta
O “top 5” de eficácia de passe é, assim, liderado pelo “leão”, seguido do FC Porto, que registou 90,4% de entregas certas em 2015/16, em casa ante o Rio Ave, em partida da 16ª jornada. Os “dragões” têm mais um jogo nesta lista curta, com o Benfica a surgir também entre os destaques. O único fora dos “grandes” a figurar neste “top” é o Rio Ave, que acertou 90,3% dos passes que fez ante o Boavista, já esta época, na sexta jornada. Aliás, o Rio Ave surge três vezes no “top 5” da presente temporada.
Fonte: GoalPoint/Opta
O feito leonino no Jamor limitou, assim, a 38 os passes mal-sucedidos. Um número que pulveriza o anterior registo mínimo de 48 passes errados esta temporada, que pertencia ao Rio Ave – emblema omnipresente nesta questão das entregas -, na visita ao Desportivo de Chaves. Contudo, nesta ocasião, em jogo da 25ª jornada, os vila-condenses só tentaram 191 entregas, terminando com 73% de eficácia de passe